TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução à arquitetura e arquitetura de computadores

Tese: Introdução à arquitetura e arquitetura de computadores. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2014  •  Tese  •  935 Palavras (4 Páginas)  •  277 Visualizações

Página 1 de 4

Etapa 01 - Passo 01.

Introdução a Organização e Arquitetura de Computadores.

A evolução da informática foi caracterizada pelo desenvolvimento de computadores com as mais diversas características, traduzidas pelos diferentes parâmetros, cada vez mais conhecidos da maioria de usuários de computador: a CPU adotada, a capacidade de memória, a capacidade do disco rígido, a existência de memória cache e outros menos conhecidos. A definição destes parâmetros e a forma como os diversos componentes de um computador são organizados, define aquilo que é conhecido por arquitetura de computador e vai determinar aspectos relacionados à qualidade, ao desempenho e à aplicação para a qual o computador vai ser orientado.

Existem vários modos de uso do termo, que podem ser usados referindo-se a:

• Termo também utilizado com significado análogo, ou semelhante, a Arquitetura de microprocessadores (RISC x CISC).

• A utilização menos formal do termo refere-se a uma descrição dos requisitos (especialmente requisitos de velocidades e interligação) ou implementação do design para as várias partes de um computador, tais como memória, placa-mãe, periféricos eletrônicos ou, mais frequentemente, CPU.

• Etc.

Componentes de um sistema de computação.

Sistema de computação é um conjunto de componentes integrados, que tem como objetivo realizar manipulação com dados de forma a obter uma informação útil.

A figura 1 nos mostra alguns desses componentes.

CPU ou UCP.

Memoria.

Dispositivos de entrada: Teclado

Dispositivo de saída: Video

Essa estrutura apesar de parecer simples, nos primórdios da evolução da informática chegou a pesar 32 toneladas, e ocupar 30m de comprimento, 2.40m de largura e 5.5m de altura, isso para fazer cálculos que uma calculadora faz hoje em dia.

Com o tempo as coisas melhoraram e uma das características da evolução dos computadores, se mostra no tamanho dos equipamentos atuais. Velocidade e armazenamentos junto com desemprenho também evoluíram, mas não são tão visíveis quanto o fator tamanho dos dispositivos atuais. A figura 2 nos da uma ideia de quanto os antigos computadores era robustos e com poucos recursos disponíveis na época e o quanto eles são pequenos e vastos de recursos na atualidade.

Figura 2

Os computadores atuais possuem processadores mais rápidos, mais memoria para armazenamento e processamento, dispositivos de entrada e saída mais velozes, etc.

Etapa 01 - Passo 03

Fazer uma descrição do seguinte produto DELL Ultrabook conversível XPS 12

Descrição do produto.

Transforme seu Ultrabook™ XPS 12 em um tablet com um movimento suave e rápido. Tenha o máximo de sua produtividade e do entretenimento ao seu alcance. Navegue por seus blogs favoritos no modo tablet ou responda e-mails e prepare apresentações no modo Ultrabook™.

O design com tela giratória une uma transição elegante a materiais com detalhes superiores. A dobradiça é testada para suportar 20 mil ciclos, isso é equivalente a 10 giros por dia, 7 dias por semana, por 5,5 anos.

Processador.

• A 4ª Geração Intel® Core™ I5-4200U vem com 1.6GHz até 2.6GHz e 3MB Cache, com a Turbo Boost 2.0 (A Tecnologia Intel® Turbo Boost 2.0 permite automaticamente que os núcleos do processador trabalhem mais rapidamente do que a frequência operacional nominal quando estiverem operando abaixo dos limites especificados para energia, corrente e temperatura.) e 4 Threads (E a forma de um processo dividir a sim mesmo em duas ou mais tarefas que podem ser executadas concorrentemente.)

Memoria.

• 1 banco de memória de 4GB DDR3 Dual Channel 1600Mhz (Dual Channel é um recurso que possibilita a geração de um novo caminho para transmissão de dados da memória ao processador e vice versa, atingindo o dobro da velocidade de comunicação entre a memória RAM e o processador ou chipset. No entanto, o Dual Channel só funciona com a utilização de canais pares de memória, que devem ter tamanho, frequência e temporizações idênticas.)

Armazenamento

• Disco rígido SSD 128 GB (o Solid State Drive ou SSD e um dispositivo sem partes móveis para armazenamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com