TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Juhani Pallasmaa - Os Olhos da Pele (Texto argumentativo)

Por:   •  23/11/2017  •  Artigo  •  272 Palavras (2 Páginas)  •  954 Visualizações

Página 1 de 2

        

        Tal como diz Juhani Pallasma, a arquitetura é o principal instrumento de relação com o espaço e o tempo, logo está dependente dos nossos sentidos, dos quais se destaca a visão.

        Com efeito, este é o sentido mais importante  para qualquer arquiteto, no entanto não é o único a ser utilizado. Por exemplo, a perceção espacial e o tato são dois sentidos que também têm impacto na projeção de uma obra arquitetorial. A prova disto é a casa projetada por Alvar Aalto, Villa Mairea, na qual o tato tem um papel fundamental nas colunas de pedra na sala. Estas são revestidas de couro, parcialmente, pois a pedra é desagradável ao toque, dando uma sensação de frio.

        Apesar do sentido da visão estar sempre presente na arquitetura, nem sempre este é o mais relevante. Cada projeto tem a sua função e objetivo, logo as prioridades de cada um podem ser diferentes. Por exemplo, para construir uma sala de concertos é preciso dar importância  à audição, pelo contrário, para construir um museu é necessário usar mais a visão. A audição não costuma ter muito impacto na arquitetura, porém no exemplo anterior é necessário construir algo com materiais e formas que possibilitem uma boa propagação do som e a inexistência de eco. A estética é fundamental, mas neste contexto é secundário.

        A visão está sempre presente na arquitetura, no entanto os outros sentidos também devem ser usados e variar a sua importância em cada projeto, tranformando esta arte num "equilíbrio de sentidos".

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.5 Kb)   pdf (34.6 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com