TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LOJA DE ROUPAS E ACESSÓRIOS

Por:   •  3/1/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.590 Palavras (11 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 11

LOJA DE ROUPAS E ACESSÓRIOS

 

1. INTRODUÇÃO

Este trabalho consiste em dar uma base teórica sobre questões que devem ser levadas em consideração antes da elaboração projetual de uma loja de roupas e acessórios. Algumas características especificas para elaborar o ambiente como itens de segurança, sustentabilidade, fatores ergonômicos, equipamentos, iluminação e normas regulamentadoras serão abordadas neste trabalho. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

2. FATORES ERGONOMICOS

O conforto e bem-estar dos clientes em uma loja de roupa são questões importantes da política empresarial. O designer de ambientes deve levar em consideração o estudo das dimensões humanas e corporais para que estas atendam às necessidades dos clientes e eles se sintam confortáveis dentro do ambiente. É importante levar em consideração também a parte externa da loja, que deve ter uma boa visibilidade para que os clientes se sintam atraídos e convidados e entrar no ambiente. Para que esses estudos ergonômicos sejam possíveis, é necessário considerar as alturas médias do menor e maior observador. De acordo com Panero e Zelnick, sobre a figura 1 (2014, p.196):

[...] mostra a altura ótima de planos de visão localizados a intervalo de 30,5 centímetros a intervalo de 30,5, com o observador parado a 30,5 centímetro da vitrine. Dois conjuntos de dados são apresentados: o primeiro referente aos planos de visão de um observador de pequenas dimensões corporais, enquanto o outro refere-se a um observador de grandes dimensões. [...] Utilizando a abordagem geométrica implícita no diagrama, os tamanhos dos dois planos ótimos de visão podem ser fixados com o observador em diferentes posições.

 

[pic 1]

Figura 2: tabela1 com medidas para fig.1 e3 Figura 1: Vitrines. Planos Ótimos de Visão 

A figura 3 mostra as relações visuais relativas aos elementos internos de exibição dos produtos

[pic 2] 

                                                 Figura 3:Exposição dos produtos e relações visuais

2.1 BALCÕES

Um item importante para qualquer loja de roupa são os balcões, que podem ser de vários tipos: para clientes sentados, em pé, de mostruários, para embalar produtos etc.  

[pic 3]

2.1.1 Altura desejável de balcão de meia altura para cliente sentado 

[pic 4]

         Figura 5:Altura desejáveldo balcão de meia altura. Cliente sentado. 

A figura 5 mostra os espaços necessários para um balcão de meia altura.

Segundo Panero e Zelnick (2014, p.200)

 

A altura sugerida da cadeira, de 53,3 a 55,8 centímetros, exige um descanso para os pés do cliente sentado. A altura do balcão permite a visão dos produtos expostos tanto por parte do cliente sentado, quanto do vendedor em pé. A zona de atividade do cliente tem espaço para a cadeira. A altura dos olhos, com comprimento nádega-joelho, altura do sulco poplíteo e altura dos olhos, com o indivíduo sentado, são as dimensões humanas significativas a serem consideradas no projeto de balcões para clientes sentados.  

  

2.1.2 Altura desejável de balcão de altura baixa para cliente sentado

A figura 6 mostra um balcão para exibição de produtos com 76,2 centímetros, para clientes sentados. Mesmo o balcão atendendo às necessidades antropométricas do cliente, a medida fica abaixo do ideal para o vendedor em pé. Nesse caso, a medida ideal para a altura do balcão deve ser de 5 a 7,6 centímetros abaixo da altura do cotovelo. Isso gera um maior conforto, sendo possível que uma pessoa utilize o balcão tanto para apoio dos braços como para manusear objetos. Ou seja, a altura de 76,2 é muito baixa para permitir o uso dessas atividades.

[pic 5]

Figura 6:Altura desejável do balcão com 76,2cm. Cliente sentado.  

2.1.3 Altura desejável de balcão alto para cliente sentado  

[pic 6]

         Figura 7:Balcão alto para cliente sentado 

 

A figura 7 mostra os espaços necessários em um balcão de 106,7 centímetros de altura, para atender um cliente sentado. Esse tipo de balcão também pode ser utilizado para vendas preenchendo o espaço recuado com um mostruário adicional, como mostra na figura. Porém, de acordo com Panero e Zelnick (2014, p.201)

No entanto, deve-se observar que, embora algumas vezes utilizado para exposição de produtos, esta altura de balcão não é adequada. Do ponto de vista antropométrico, tanto o cliente quanto um vendedor de menores dimensões corporais não ficarão confortáveis, sobretudo se considerarmos que o balcão seria mais alto que a altura do cotovelo de quase 5% da população. Do ponto de vista comercial, onde o bem-estar do cliente é da maior importância, seria conveniente evitar alturas de balcões que excedessem 99 a 101,6 centímetros. E mais, um vendedor de pequenas dimensões corporais, ao trabalhar longo tempo junto a tal balcão, poderia sofrer dores nas costas e dores em geral. Subir e descer de um banco alto para pessoas mais velhas e deficientes ou para pessoas de pequenas dimensões corporais pode não parecer difícil, mas também perigoso.

 

2.1.4 Balcão de vendas para cliente em pé 

A figura 9 mostra os espaços livres para um típico balcão de vendas para clientes em pé.

[pic 7]

Figura 9: Área típica de venda para clientes em pé 

2.2 PRATELEIRAS

Prateleiras são utilizadas nas lojas tanto como um componente de armazenamento de produtos como para exibição dos mesmos. Elas devem estar dentro da medida de alcance antropométrico e instaladas de forma visível. As alturas de instalação devem atender às dimensões de alcance vertical e à altura dos olhos. Além disso, é importante utilizar dados corporais relativos às pessoas de menores dimensões, pois em uma mesma loja pode existir departamentos femininos e masculinos separados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.3 Kb)   pdf (882.1 Kb)   docx (665.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com