TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Leitura e resumo do texto: Uma fábula da técnica da cultura do estado de bem estar: Grupo Archigram, 1961-1974.

Por:   •  10/5/2021  •  Projeto de pesquisa  •  502 Palavras (3 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA

UBTech – Curso de Arquitetura e Urbanismo

Disciplina: Teoria e História da Arquitetura e Urbanismo VI

Professor: Eduardo Nobrega

Período: 2021.1

Leitura e resumo do texto:

Uma fábula da técnica da cultura do estado de bem estar: Grupo Archigram, 1961-1974.

Turma: P7-A 

Aluna: Clara Vitoria Souza Silva 

João Pessoa

 Março de 2021

Leitura e resumo do texto:

Uma fábula da técnica da cultura do estado do bem estar: Grupo Archigram, 1961-1974.

     O texto relata a história do Archigram, que trata-se de um grupo de arquitetos britânicos fundado em 1961, baseado na Escola de Arquitetura e Design da Architectural Association da London School of Architecture, o nome Archigram é a composição das palavras: Arquitetura + Telegrama. E este grupo buscava estar mais próximo do cultural pano de fundo da época. Ele se inspirou na tecnologia para criar projetos hipotéticos de forma virtual na tentativa de salvar a premissa básica da arquitetura moderna, para manter a particularidade da época. O grupo era formado por Peter Cook, Warren Chalk, Ron Herron, Dennis Crompton, Michael Webb e David Green.

     A pretensão do grupo, era a publicação de uma revista de arquitetura ilustrada que divulgasse a produção do grupo, e que além disso, também fosse um meio de comunicação direta e de crítica às formas tradicionais de reprodução e de ensino de arquitetura. Eles publicaram suas ideologias no panfleto ‘’Archigram’’, e obtiveram uma grande repercussão com a exposição Living City, em 1963. Onde abordaram sobre estruturas infláveis, computadorizadas, ambientes descartáveis, dentre outros, sempre seguindo um pensamento mais high tech, com infra-estruturas leves, e principalmente incentivando para um futuro de ‘’ Era das maquinas’’.

     O grupo tinha como inspiração os futuristas Antonio Sant'Elia e Buckminster Fuller. Especularam as mais diversas partes do mundo, como as dos Metabolistas japoneses, do conterrâneo Cedric Price, os italianos do Superstudio e Archizoom e Yona Friedman. Possuindo o Archigram, por sua vez, um repertório indiscutível para tendências futuras, com foco no modernismo, conhecido como high-tech de Norman Foster, Renzo Piano e Richard Rogers.

     Archigram começa pela percepção distorcida do espaço e tempo, e pela busca do futuro e da tecnologia superior. Eles buscavam a flexibilidade em aparelhos que pudessem ser reproduzidos em grande quantidade, para que a necessidade do consumo fosse em massa, como os conceitos de plug-in e clip-on, onde atualmente, podemos identificar hoje como computadores e laptops.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (159.4 Kb)   docx (90.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com