TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MATERIAL SUSTENTÁVEL

Por:   •  27/9/2016  •  Projeto de pesquisa  •  825 Palavras (4 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 4

Alvenarias

Madeira de Manejo Sustentável e de Reflorestamento

O ECOLOFT é fabricado na sua quase totalidade com madeira, um recurso natural renovável.

A madeira contribui efetivamente para um ambiente mais sustentável. Tem propriedades únicas de absorção de dióxido de carbono que ajudam a diminuir o CO2 na atmosfera. De todos os materiais de construção disponíveis, a madeira é o único que tem um saldo de carbono positivo: absorve carbono da atmosfera, ao contrário de todos os outros, que o libertam. Uma árvore absorve quase uma tonelada de CO2 por cada metro cúbico de seu crescimento. Este CO2, retido na madeira, continua afastado da atmosfera mesmo quando a madeira é transformada em produto acabado. E é ainda importante salientar que se trata de um produto passível de ser reutilizado e reciclado.

Não existe outro material utilizado na construção que necessite de tão pouca energia na sua produção: terra, água e energia solar são suficientes. Em suma, trata-se de um material de baixo valor de energia incorporada.

Placas Ecotop

Vedação de áreas molhadas feita com painéis produzidos a partir de materiais 100% reciclados. São compostos por 25% de alumínio e 75% de plástico provenientes de tubos de creme dental, material de difícil degradação na natureza, e seus processos de fabricação não geram nenhum tipo de efluentes ou poluentes atmosféricos. Possuem alta resistência, grande durabilidade e geram isolamento termo acústico.

Tijolo Ecológico

Bloco composto de terra, cimento e água prensados, os tijolos de solo-cimento constituem uma alternativa mais sustentável para a construção em alvenaria. Esses elementos, após pequeno período de cura ao sol, dispensando lenha para o fogo e sem emitir gases, garantem resistência à compressão simples similar à dos tijolos maciços e blocos cerâmicos.

Vantagens:

-Fabricado sem a queima, evita a emissão de CO² e não utiliza madeira;

-Redução na duração da obra;

-O custo final da obra pode ser reduzido cerca de 20%, pois é mais barato e podem, em geral, ser produzidos com o próprio solo local e no canteiro de obras, reduzindo ou evitando o custo de transporte;

-A regularidade de suas formas requer argamassa de assentamento de espessura mínima e uniforme;

-Podem dispensar o uso de revestimento, desde que protegidos da ação direta da água, sendo, portando, recomendáveis para paredes com tijolos à vista;

-Aceita aplicação de reboco, pintura, gesso, etc, diretamente sobre o tijolo;

-Utilizam basicamente mão-de-obra não especializada.

-Devido aos furos internos possui propriedades termo acústicas;

-Permite o embutimento de tubulações elétrica e hidráulicas, evitando a quebra de parades e desperdício de material.

Quanto custa*: 380 reais (1 000 tijolos), o dobro do preço da versão comum

Outros

Tubulação PPR

Toda a instalação hidráulica pode ser realizada com material em PPR para reduzir o uso do PVC. O polipropileno (PPR) é um excelente isolante térmico, reduz a perda calórica da água transportada e retém por mais tempo a água quente no interior da tubulação, o que resulta numa economia significativa de energia. Seu sistema para instalações por Termofusão, não requer a utilização de materiais auxiliares tóxicos como colas e lixas assim a água transportada por este sistema apresenta um nível insuperável de potabilidade, visto que a matéria-prima possui absoluta atoxidade certificada.

Sistema de enregia solar para aquecer a água

Economiza 30% menos energia elétrica

Quanto custa*: 5000 reais

Com a economia na conta de luz, o investimento se paga em dois anos. Uma ressalva: o sistema não dá conta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (68.8 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com