TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MEMORIAL JUSTIFICATIVO

Por:   •  1/5/2018  •  Projeto de pesquisa  •  677 Palavras (3 Páginas)  •  860 Visualizações

Página 1 de 3

MEMORIAL JUSTIFICATIVO

 O presente projeto tem como objetivo consistir na idealização de um museu histórico do café, tendo esse um propósito benéfico para a região em que está sendo inserido. Localizado na Avenida Getúlio Vargas com cruzamento com a Rua Oliciar de Oliveira Guimarães, cidade de Bauru SP. O terreno em sua totalidade tem 567m² com a Taxa de ocupação de ¾ e Coeficiente de aproveitamento de 2, seguindo as limitações estabelecidas para terreno, o museu ocupa 423,6 m², estando dentro do padrão de ocupação.

  Seu sistema construtivo é caracterizado por paredes estruturais maciças de concreto (por ser uma solução durável e econômica e não exige mão de obra muito especializada, necessitando de equipamentos simples para preparo), com espessura de 10 cm, moldadas no local. As lajes  mantém o seguimento do uso do concreto armado, são maciças, com 10 cm de espessura e também moldadas no local. O forro será composto por placas de gesso drywall, pois esse tipo de forro exibe mais modernidade e tecnologia, sendo grandes placas revestidas por papel acartonado, que são parafusadas em uma estrutura metálica.

  A característica da tipologia do edifício se da pela rusticidade expressa em sua fachada de tijolos maciço aparente, sendo composto por uma composição de cores que vão do laranja e vermelho até o tabaco e café. Um painel de brize metálico foi aplicado frente ao volume voltado para fachada nordeste do edifício que irá minimizar a incidência solar no mesmo, permitindo um conforto térmico para público que estará desfrutando de nossa área incomum, centralizada entre a cafeteria e a loja que estão localizadas na primeira volumetria do edifício.

  O museu consiste num programa amplo, estabelecido em dois pavimentos e um terraço que foi desenvolvido com o uso de circulação horizontal e vertical para facilitar o acesso dos visitantes e funcionários e um desenho universal. Através do acesso livre pela Rua Oliciar, os visitantes irão se deparar com um jardim exposto a ventilação e iluminação natural, trazendo o equilíbrio entre a natureza e os produtos industrializados. Do entorno até o jardim somos favorecidos com cruzamento de lances de escada que são sustentados com elementos de aço corten e vidro.

  Seguindo o primeiro pavimento, temos a área de exposição que abriga peças e máquinas históricas, distribuídas em 4 modelos de expositores centrais e laterais que foram desenvolvidos com um trabalho de marcenaria e vidro, os expositores laterais serão colocados na parede tendo como uso expor pinturas, fotos, etc..., o segundo modelo terá o uso do mesmo material e obras que nos laterais serão empregadas, porém seu uso será nas duas faces do painel, os outros 2 modelos seguem o estilo caixa com tampo de vidro usados para expor pequena peças.

  Continuando no primeiro pavimento, temos banheiros públicos valorizados com ventilação natural e acesso ao segundo pavimento pelo elevador ou escadas. Na parte posterior, o espaço para carga e descarga faz ligação com o deposito localizado na área privada que também acesso ao piso superior por escadas.

  No pavimento superior, a área privada é composta por sala administrativa, diretoria, curadoria, financeira e sala de reuniões do local que usam do sistema de ventilação e iluminação artificial. Um espaço para exposição centralizado permite o acesso para banheiros, biblioteca contendo arquivos e livros históricos e culturais e duas salas de aula para workshops e palestras. O volume ainda apresenta aos nossos visitantes um terraço para lazer contemplativo e convívio social, lugar que irá proporcionar uma sensação marcante para que todos tenham o espaço como lugar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (42.6 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com