TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O MEMORIAL JUSTIFICATIVO

Por:   •  7/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  578 Palavras (3 Páginas)  •  888 Visualizações

Página 1 de 3

MEMORIAL JUSTIFICATIVO

Um novo estilo de projeto social com foco na revitalização das margens do Rio dos Queimados resulta num parque linear para a cidade de Concórdia. A área de implantação do parque Revitale é localizada na extensão do Rio dos Queimados, na zona central da cidade.                                                                                O partido paisagístico do projeto foi elencado no princípio de proporcionar à sociedade uma nova concepção da hidrografia existente na cidade, assim como suas imediações. Para isso, foram planejadas áreas de usos distintos, remetendo-se a diferentes ambientes urbanos, como áreas de recreação, esporte, contemplação, cultura, entretenimento, conhecimento e desenvolvimento, assim como locais para alimentação.

Com o intuito de proporcionar um conjunto de experiências, todos os espaços foram programados para oferecer diversas funções e atividades para todas as idades. Também foi configurado para despertar a conectividade social e comunitária nesses locais de encontro, especialmente por se tratar das margens do rio.

Além de espaços convencionais que um parque contempla, este oferece um programa de necessidades mais complexo, atendendo desde as áreas de lazer até áreas de conhecimento e desenvolvimento intelectual. Para diferenciar este parque de outros, as áreas de lazer e passeios foram enriquecidas com a contemplação de toda a extensão do parque, porém, estas vistas em duas perspectivas diferentes: a terrestre (passeio de trem) e a aérea (passeio de teleférico). Da mesma forma, as áreas do conhecimento científico, como astrologia e climatologia prosperam por meio do observatório e da estação meteorológica ali implantados.                                                Para atender eventos públicos e reuniões comunitárias o parque é complementado por uma série de espaços distintos. Eles são compostos por grandes gramados multifuncionais, áreas de deck, um cinema drive-in, que pode funcionar também como anfiteatro, jardins que, com reunião de árvores, formam um espaço multifuncional sombreado para promover o encontro de pessoas e também salões multiuso fechados.                                                                                        Pensando na implantação do parque, realizada nas margens do Rio dos Queimados, foi reiterado o cuidado em relação à pavimentação. Por isso, foram escolhidas as circulações conformadas por pisos drenantes, os quais possuem uma instalação fácil e são totalmente a favor do meio ambiente, servindo principalmente para o escoamento da água das chuvas, possibilitando que o líquido escorra para o solo, evitando graves problemas, como o acúmulo do mesmo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (53.3 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com