TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O MEMORIAL JUSTIFICATIVO

Por:   •  15/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.394 Palavras (6 Páginas)  •  1.922 Visualizações

Página 1 de 6

1.0- INTRODUÇÃO

Podemos definir sustentabilidade como dispor o melhor para as pessoas e para o meio ambiente, tanto agora como para um futuro indefinido. Projetos arquitetônicos são uma grande oportunidade de atuação preventiva frente aos possíveis impactos ambientais decorrentes das atividades desenvolvidas ao longo do ciclo de vida de um edifício.

Para ser sustentável o empreendimento deve ser: ecologicamente correto, economicamente viável, culturalmente aceito e socialmente justo. Podemos justificar os seguintes itens, como sendo os principais benefícios para o uso de uma arquitetura sustentável: preservação do meio ambiente, qualidade de vida, economia financeira, desenvolvimento da consciência ambiental. Alguns dados adquiridos no site da Téchne, aborda que o reaproveitamento da água da chuva, deve ser armazenada para o aproveitamento nos sanitários e irrigação das plantas, com isso o consumo deve ser reduzido em, pelo menos, 20% em relação aos edifícios convencionais. Com isso, gera-se uma pergunta: O que são edifícios verdes? É uma estrutura que precisa economiza recursos naturais, pensar no bem-estar dos usuários e fomentar a economia local. O custo para a implantação varia de 1% a 7% a mais do que de um empreendimento convencional.

Com base na pesquisa feita, atualmente temos a disponibilidade uma diversidade ampla de tecnologias, para aplicarmos num empreendimento sustentável, desta forma deve-se pensar em: captação e reuso da água, materiais reciclados e naturais, tratamento de resíduos, energia e paisagismo produtivo.

2.0- MEMORIAL JUSTIFICATIVO

O presente Memorial Justificativo trata do Projeto padrão da escola FNDE, visando melhorias tanto na planta baixa (fluxos), cobertura (telhado), materiais utilizados, e conforto térmico, lumínico e acústico.

Um grande fator a ser considerado quando se vai projetar é a orientação solar. O projeto arquitetônico deve se adaptar dentro do possível para tirar vantagem em relação ao sol, de acordo com a posição geográfica em que a construção estará localizada.

Diante da análise feita no projeto, com a ajuda da carta solar podemos visualizar o Norte na fachada (principal) e assim, setorizar e posicionar os ambientes, para poder tirar proveito da orientação solar. No caso da nossa edificação a sala creche (0 a 2 anos), e os setores: entrada principal, estacionamento, cozinha, sala dos professores e secretária, serão posicionados na face leste. Logo, nem todas as salas serão disponibilizadas sobre essa face (leste), por conta dos ambientes existentes no projeto. Sendo assim, recomendamos, do sistema construtivo, aos materiais, soluções com o objetivo de melhor êxito na edificação.

Fizemos a localização do terreno com Google Mapas, e sobrepomos na carta solar de Salvador, para identificarmos o Norte. Como mostrado na Figura 01 a seguir:

Com base na identificação do Norte, analisamos as problemáticas do terreno e seu entorno, para melhor posicionamento dos ambientes e sua setorização. Verificamos o direcionamento dos ventos (SW), fontes de ruídos externos ex: (metrô, via paralela), ausência de arborização, a cobertura/telhado do atual projeto verificado no memorial descritivo, sistema construtivo adotado, tintas para as paredes externas e internas, janelas sem a presença de proteção contra a incidência, a entrada principal e o estacionamento. Foram feitas modificações na Planta Baixa original e no sistema construtivo, com intuito de empregar soluções/ inovações eco – sustentáveis, equilibrando o bem-estar dos indivíduos e o custo que será gerado.

O sistema construtivo, foi escolhido através de pesquisas, priorizando não só o orçamento que foi solicitado pela empresa contratante, mas, a qualidade de vida aos usuários e a responsabilidade com o meio ambiente. A estrutura metálica foi escolhida, junto ao Painel Wall que é a solução ideal e mais moderna para uso conjugado às estruturas metálicas, podendo ser utilizado em paredes divisórias, pisos técnicos, fechamento termo - acústico, forros, pisos de mezaninos e lajes. Possui inúmeras vantagens como: alta resistência à fixação de cargas suspensas e a impactos; estanqueidade a água; Isolamento térmico, favorecendo um bom comportamento ao fogo; propagação superficial de chama; excelente isolamento térmico e acústico; rapidez na montagem e desmontagem. Painel Wall possui o melhor custo/benefício se comparado com o preço dos métodos convencionais de construção civil, além de permitir os mais variados acabamentos e revestimentos.

Nos ambientes que ficaram na fachada oeste (Figura 02), a solução adotada foram, janelas com a presença de Brises verticais e Horizontais, a fim de impedir a entrada do sol. (Figura 03)

Na cobertura e telhado, adotamos a claraboia para a cruzamento dos ventos, e a iluminação natural no pátio central da escola (Figura 04), e utilizamos um telhado GreenBuilding Products que é feito de restos de pedra calcária e plástico reciclado - garrafas de leite e sacos de compras - GR Green Cedar e GR Green Slate parecem naturais, custam menos que os materiais concorrentes e podem ser completamente reciclados após seu uso, estimado em mais de 50 anos (Figura 05).

As paredes, tanto as externas quanto as internas, foram utilizadas Tintas Solum, tinta mineral natural à base de terra crua: à base de terra e emulsão aquosa, é uma opção saudável e sustentável para o revestimento de paredes, como pintura e texturização. Sua aplicação é simples e dispensa os preparos comuns às tintas químicas, podendo ser aplicado diretamente sobre o substrato (reboco) ou outros tipos de substratos que se deseja revestir. A tinta Solum (Figura 06) não é toxica e não representa qualquer risco ao aplicador e ou ao meio ambiente, assim como aos ocupantes do local, pois depois de aplicada não emana qualquer tipo de elementos tóxicos voláteis, comuns nas tintas químicas. O produto apresenta ainda, depois de aplicada, características de porosidade que permite à parede respirar, evitando o mofo e danos causados pelo “selamento” das paredes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (85.9 Kb)   docx (14.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com