TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MEMORIAL JUSTIFICATIVO DE PROJETO ARQUITETONICO

Por:   •  3/10/2018  •  Monografia  •  2.136 Palavras (9 Páginas)  •  737 Visualizações

Página 1 de 9

;::

MEMORIAL JUSTIFICATIVO DE PROJETO ARQUITETONICO

PROJETO:

Condominio Residencial Vale Real

Versão: 1.0

Data: 14/05/2018

SUMÁRIO

CONCEITUAÇÃO DO PROJETO        ..........................................        3

ASPECTOS URBANOS E PAISAGISTICOS        ..........................        3

ASPECTOS FUNCIONÁIS E CONSEPÇÃO DO PROJETO        .........        4

ASPECTOS FÍSICOS E PSICOLÓGICOS                ..........................        4

ASPECTOS TÉCNICOS - CONSTRUTIVOS        .........................        5

ASPECTOS ECONÔMICOS        ..................................................        6

ASPECTOS FORMAIS                ..................................................        6

                                                                                                                                                                                         

Elaborado por:

Carlos Henrique Duarte Roveri

Versão:

1.0

  1. Conceituação do Projeto

O Empreendimento do projeto é constituído por de Condomínio residencial de alto padrão, sendo composto por 30 unidades habitacionais de 361,52 m² com área gourmet no fundo e piscina. O Condominio contempla em sua área comum duas quadras de tênis, quadra poliesportiva e um chafariz decorativo na entrada, contemplando assim 6.287,84 m² total de construção.

  1. Aspectos Urbanos e Paisagisticos
  • MICRORREGIÕES: Empreendimento situado na cidade de Campo Grande – MS no bairro Jardim Veraneio, localizado geograficamente a porção central do estado do Mato Grosso do Sul, possuindo um conjunto geográfico uniforme, formação de vegetação extrato baixo e contínuo de gramíneas e subarbustos, com pequenas árvores espalhadas, facilitado a implantação do Condomínio Residencial, desta forma o método construtivo não terá grandes dificuldades em se adaptar ao proposto.
  • IMPLANTAÇÃO: O layout do projeto foi planejado para um  distribuição das residências em um formato “U” fiando o meio desimpedido para colocação de uma área de lazer, que se dará uma interação melhor nas edificações, um fluxo de movimentação mais adequado para o dia-a-dia e uma integração muito boa entre os condôminos.
  • TOPOGRAFIA: Trata-se de uma região, predominante plana porem com ascendente de 4,00 metros.
  • ORIENTAÇÃO SOLAR: determinantes.
  • FLUXOS DE CIRCULAÇÃO: Foi projetado para o Condomínio uma entrada e uma saída de veículos e pedestre separado, existindo assim fluxo contínuo, desta forma prevenindo acidentes.

] 

  • INFRA-ESTRUTURA URBANA: Toda a instalação necessária para o funcioanmento e a habitação do condominio será entregue, a residencia preve saída de gás encanado, ligação de energia, agua e esgoto individualizada que serão ligadas nas redes principais de cada uma.

A edificação disponibilizará água fria e quente com aquecimento feito através do Boiler, e a energia proveniente a energia de placas solar, que ao ocorre sobras, se fará a logistica reversa automaticamente com a concessionária de energia.

O condômino será iluminado por postes a cada 3,00 (três) metros equipados com lâmpadas de Led, e toda a distribuição elétrica externa será subterrânea passando embaixo da calçada e facilitando a manutenção futura.

O acesso do condomio, e suas respectivas ruas serão pavimentadas com Concreto Betuminoso usinado a quente (CBUQ), calçadas, meios fios, sarjetas, guias e tentos, serão executados com concreto usinado convencional 20Mpa, seguindo as normas de execução e pricipalmente de acessibilidades com rampas com inclinação máxima 8,33%, e quando necessário se necessário, serão intalados corrimãos.

A drenagem de aguas pluviais serão executadas atráves de redes internas subterranes de 0,60m de diametro com bocas de lobo para captação, que serão armazenadas em um tanque de contenção, onde serão reutilizadas em jardins, lavagem de areas comuns entre outros, e o execedente caso haja, será escoado lentamente nas guias externas do condominio, evitando assim as enxentes e praticando a sustentabilidade.

  1. Aspectos Funcionais / Consepção do Projeto

  • SETORIZAÇÃO: Projetada e planejada seguindo uma definição referente à atividade de uma unidade de habitacional, lazer, estar, local de interação entre os condôminos.

Possui duas quadras de tênis e uma quadra poliesportiva, playground e um chafariz decorativo na area comum do condominio.

  • CIRCULAÇÕES: Foi planejada em uma única direção de fluxo, onde esses fluxos serão separados em entradas e saídas ao entorno da area de lazer do condomino.

  • EQUIPAMENTOS: Área de lazer comum “playground” uma área de recreação, ao ar livre, destinadas especialmente às crianças e pré-adolescentes, quadras poliespotivas para adolecentes e adultos.

 

  • PRÉ-DIMENCIONAMENTO: Foi planejado dentro de XXm² um condominio residencial sustentavél e de integração de pessoas em um espaço onde se garanta a qualidade de vida e segurança.

  • AMBIENTAÇÃO/AMBIÊNCIA: O residencial, tem como objetivo ser sustentavél e garantir a integração dos condôminos com o meio ambiente, onde seu espaço físico foi dimensionado de tal forma em “U” para garantir o acesso a area comum que será bem arborizada, e poderão fazer varias atividades fisicas, e concluindo com uma casa arrojada e cheia de charme para uma ótima qualidade de vida e segurança.

  • PAISAGISMO: Preparado uma área bem arborizada considerando um conforto térmico e acústico das unidades habitacionais juntamente com a quadra de esportes, para um condominio bem arejado e sustentavel, onde os condôminos possam ter acesso livre e contato direto com a natureza.
  1. Aspectos Físico Psicológicos
  • CONFORTO FÍSICO: Projeto elaborado de forma sustentável com ótimo custo benefico e que proporcionará qualidade de vida aos moradores, onde a unidade habitacional por serem de paredes de concreto, trarão um conforto físico e desempenho melhor que um método  convencional de construção.
  • CONFORTO TÉRMICO: A parede de concreto tem altas resistências no quesito que se trata das incidências solares na edificação devido a sua resistência ser alta e ter menos poros para “ infiltração “ de ar, e em testes chegando a apresentar até 35% da temperatura externa.
  • CONFORTO ACÚSTICO: Devido a alta resisntência e densidade do concreto, se favorece o condicionamento acústico nos ambientes.
  • CONFORTO VISUAL: Por se tratar de um padrão diferenciado de obra, o conforto visual se torno muito harmonico devido a precisão do metodo, o acabamento do mesmo, a trabalhabilidade com as formas de paredes e lajes, em conjuntoum layout moderno, exuberante e arrojado .
  • CONFORTO PSICOLÓGICO: Trata-se de um empreendimento planejado para uma classe social diferenciada, onde comportamento desses condôminos ao verem e receberem o seu imóvel será de aprovação devido a qualidade emprega na obra devido pricipalmente ao metodo construtivo preciso, e que por sua vez trás segurança ecessiva devido a ser um condominio fechado, não deixando de trazer integração social entre eles devido ao layout do empreendimento “Vila Real” que proporciona, sergurança, privacidade, integração social, aprovação e sadisfação.
  1. Aspectos Técnico - Construtivo  

                

  • SISTEMA DE ESTRUTURA E VEDAÇÕES: O método construtivo de paredes de concreto podem ser utilizadas em edificações de casas térreas, assobradadas, edifícios de até 30 pavimentos, dependendo da particularidade de cada obra, é um método bem adaptavel.

No Brasil são definidos quatro tipos específicos de concreto para esse sistema, são eles:

  • Concreto celular;
  • Concreto com elevado teor de ar incorporado;
  • Concretos com baixa massa específica;
  • Concreto autodensável;

 

O ciclo de concretagem é  executado bombeando-se o concreto auto-adensável dentro das formas metálicas das lajes e paredes que podem ser de aço, aluminio ou madeira. Essas formas são montadas e desmontadas “in loco”, e após 12h da concretagem são removidas e montadas novamente para um novo ciclo de concretagem, e após a remoção das formas, inicia-se o processo de cura do concreto para garantia de qualidade.

O tipo de forma mais empregados em sistemas de paredes de concreto são as formas metálicas, compostas de quadros, chapas metálicas, pinos, cunhas e travamentos. As formas mistas são uma combinação de formas metálicas e compensados, onde quadros da peça metálica são cobertos por chapas de madeira, já as formas plásticas são quadros e chapas feitos de plástico PVC reciclável, que são mais sustentáveis, porém custam muito caro.

Entre as diversas vantagens que as paredes de concreto apresentam, podemos destacar a alta produtividade, redução de custo, qualidade de execução e baixo indice de pós obra.

O custo  global desse método é muito competitivo em relação ao custo tradicional, devido ao seu prazo de obra ser reduzido significativamente, sendo assim suas despesas indiretas são menores e seu custo de administração também, chegado em até 40% de economia.

Na execução, se executada simultaneamente, estrutura e a vedação, e como devido as formas serem bem lisas e a parede maciça de concreto, dispensa a aplicação de emboço e reboco, sendo assim aplicando-se direto o revestimento final garantindo a qualidade e economizando uma etapa do cronograma.

Outro ponto forte do método que dispensa a mão de obra qualificada, com um treinamento básico e simples, e com os líderes de formas, os operários podem realizar diversos tipos de montagem das partes das formas de diversas tipologias de edificações de paredes concreto.

  • ESPECIFICAÇÃO DOS MATERIAIS/MANUTENÇÃO/REPOSIÇÃO: Por serem confeccionadas de uma matéria prima reciclavél que são Aço, Aluminio e Madeira, as formas são de faceis manuntenções, adaptações e modificações de acordo com cada tipologia de projeto.

Em caso de reposição é de fácil fabricação devido a material prima ser reciclavél e rotativa, então é um sistema sustentével de facil manipulação.

  • INSTALAÇÕES: As instalações elétricas, hidraulica, de passagens, telefonicas e lógicas são embutidas dentro da forma na concretagem da parede, após feito concretagem a mudança de instalações em caso de reforma, mudanças, ampliões ou adaptações necessitará de acompanhamento de um profissional habilitado, e essas ampliações podem ser previstas em projeto.
  • SISTEMA DE SEGURANÇA, LIMPEZA E CONSERVAÇÃO: O método construtivo, já está homologado e apto com todos os dispositvos de segurança para a montagem da forma e concretagem, sendo exemplo desses, andaimes, linhas de vidas e escoras.

Treinamentos sistemicos serão aplicados para a equipe para conscientização da utilização da forma, limpeza e conservação.

Na unidade habitacional para manter os ambientes bem ventilados, nos períodos de chuva, que podem ocorrer surgimento de mofo nas paredes decorrente de condensação de água por deficiente ventilação, será entregue ao proprietário um termo de recebimento e um “Manual do Proprietário” onde constará todas as manutenções periodicas e preventivas onde pro exemplo como combater o possivel surgimento de mofo, são cuidados simples e eficazes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)   pdf (272.6 Kb)   docx (22.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com