TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MEMORIAL JUSTIFICATIVO UNIDERP

Por:   •  4/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  3.597 Palavras (15 Páginas)  •  312 Visualizações

Página 1 de 15

FACULDADE ANHANGUERA – UNIDERP

ARQUITETURA E URBANISMO 

 

MEMORIAL JUSTIFICATIVO E DESCRITIVO

PROJETO CRECHE E BERÇÁRIO

CANTINHO DO CEU

TCC II

 

ALUNO: Alysson de Oliveira Santos

Curso: Arquitetura e urbanismo

Matricula: 200295613094

 

Campo Grande

2019

Alysson de Oliveira Santos

SUMÁRIO:

MEMORIAL JUSTIFICATIVO:        3

1. PROPOSTA:        3

2. OBJETIVO DO EMPREENDIMENTO:        3

3. LOCALIZAÇÃO/ ZONEAMENTO        3

4. JUSTIFICATIVA        3

5. PARTIDO ARQUITETÔNICO        4

MEMORIAL DESCRITIVO:        4

1.DADOS PROJETO        4

2. OBJETIVO DO DOCUMENTO        4

3. CONSIDERAÇÕES GERAIS        5

4. PARÂMETROS FUNCIONAIS E ESTÉTICOS        6

5.  ESPAÇOS DEFINIDOS E DESCRIÇÃO DOS AMBIENTES        7

6. ACESSIBILIDADE        8

7. CARACTERIZAÇÃO DO SISTEMA CONSTRUTIVO        9

7.1 VIDA UTIL DO PROJETO:        9

7.2 MOVIMENTOS DE TERRA        9

7.3 FUNDAÇÕES        9

7.4 ALVENARIAS DE BLOCOS CERÂMICOS        9

7.5 ALVENARIAS DE ELEMENTOS VAZADOS DE CONCRETO - COBOGÓS        9

7.6 ESTRUTURAS DE COBERTURAS        9

7.7 ESQUADRIAS        10

7.8 ACABAMENTOS/REVESTIMENTOS        10

7.9. PAISAGISMO E ÁREAS EXTERNAS        11

7.10. HIDRAULICA        11

7.11. INSTALAÇÕES ELÉTRICAS        12

7.12. SISTEMAS DE PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIO        12

8.GERAIS        12


MEMORIAL JUSTIFICATIVO:

1. PROPOSTA:

O presente projeto se refere a construção de unidade educacional (berçário e creche) voltada para um público especifico, para crianças de 0 a 4 anos, localizado na cidade de Campo Grande, estado de Mato Grosso do Sul, na Avenida das Roseiras, bairro Bom Jardim. Contêm as diretrizes que nortearão o projeto arquitetônico, bem como apresenta as especificações e procedimentos adequados para sua execução.  

2. OBJETIVO DO EMPREENDIMENTO:

Objetivo e levar um espaço educacional adequado para atender a região e ao entorno, atendendo as famílias e seus filhos em um espaço físico e afetivo, com características fundamentais para prestar um excelente serviço.

3. LOCALIZAÇÃO/ ZONEAMENTO

A edificação foi implantada em um terreno que possui dois acessos através da avenida das Roseiras e na rua das Cerejeiras, localizado na cidade de Campo Grande, bairro Bom Jardim. Situado na zona Z5 conforme mapa de zoneamento da prefeitura. O terreno tem excelente localização por estar disposto entre duas entidades educacionais, sendo uma publica e outra um projeto sem fins lucrativo, com boa visibilidade, com fácil acesso possuindo infraestrutura de água, rede elétrica, rede de esgoto e coleta de lixo.

4. JUSTIFICATIVA

A creche se define como um estabelecimento educativo, voltado ao apoio pedagógico e cuidados às crianças com idade de 0 à 4 anos, define como um espaço assistido para crianças que ainda não possui idade para frequentar a pré-escola ou maternal-escola. Pedagogos responsáveis administram a rotina da criança promovendo o desenvolvimento cognitivo e motor, com os devidos cuidados necessários de higiene e bem-estar para cada criança acompanhando a idade.

 O projeto desenvolvido busca atender as necessidades da região escolhida, uma creche que atenda todas as necessidades da região, buscando atender as necessidades de seus pequenos frequentadores, crianças 0 à 4 anos, são os principais usuários para esse projeto no bairro Bom Jardim e a família e segunda beneficiada com esse projeto. O projeto com intuito familiar, seguindo as normas do MEC em edificações de educação, fazendo com que as crianças se sintam mais acolhidas no local, pois passarão a maior parte do seu dia, tornando assim como um segundo lar para essas crianças. O objetivo principal de proporcionar o conforto e segurança aos pais e as crianças, deixam seus filhos que são os bens mais valiosos à cuidado dos profissionais da educação, A creche e berçário busca mais do que cuidar apenas e sim propor em sua arquitetura uma ideologia de sustentabilidade atendendo todos os serviços prioritários para educação e formação de seus alunos, onde a família poderá confiar em deixar seus filhos terá atendimento educacional, médico, psicológico e social.

 O Projeto pretende buscar um modelo que atenda todas funcionalidade e critérios da legislação.

Com a análise no perfil sócio econômico do bairro Bom Jardim que possui segundo o censo 2010 IBGE 55 crianças de 0 a 4 anos e com levantamento do entorno da região podendo chegar aproximadamente 380 crianças na faixa etária, conclui-se que existe a necessidade da implantação de uma instituição pedagógica para atender a região, visto que as unidades mais próximas se localizam distantes, tendo fila de espera.

5. PARTIDO ARQUITETÔNICO

O projeto apresenta uma planta setorizada de tal forma que cada atividades está disposto no seu respectivo ambiente. Sua modulação dividida em bloco com cada tipo de função, disposto no terreno de forma que haja interação entre eles sem que haja conflito entre as atividades. A iluminação e ventilação naturais foram aproveitadas através de suas janelas e da cobertura do pátio, permitindo a incidência difusa da luz natura e aproveitando a ventilação cruzada nas salas, e o efeito chaminé através da abertura zenital de seu pátio proporcionando conforto térmico. Optando pela cobertura cerâmica baseada nas estéticas das geometrias dos blocos, a telha galvanizada no pátio proporciona molda a estrutura da cobertura para estética do conjunto e a para funcionalidade da abertura zenital presente em seu prolongamento e as telhas translúcida para a iluminação natural em seu interior.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.5 Kb)   pdf (221.2 Kb)   docx (167.2 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com