TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MONOGRAFIA TIJOLO ECOLOGICO

Por:   •  25/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.097 Palavras (5 Páginas)  •  2.061 Visualizações

Página 1 de 5

RAFAEL RODRIGUES ECHEVERRIA

COMPARAÇÃO ENTRE O SISTEMA CONSTRUTIVO CONVENCIONAL E O SISTEMA CONSTRUTIVO EM ALVENARIA ESTRUTURAL TIJOLO SOLO CIMENTO

Campo Grande

2015


RAFAEL RODRIGUES ECHEVERRIA[pic 2]

[pic 3]

PROJETO DE PESQUISA

COMPARAÇÃO ENTRE O SISTEMA CONSTRUTIVO CONVENCIONAL E O SISTEMA CONSTRUTIVO EM ALVENARIA ESTRUTURAL TIJOLO SOLO CIMENTO

Projeto de Pesquisa apresentado ao Curso de Engenharia Civil Bacharelado da Instituição Anhanguera Uniderp


Campo Grande - MS

2015


SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        

1.1        PROBLEMA        

2.        OBJETIVOS        

2.1        OBJETIVO GERAL OU PRIMÁRIO        

2.2        OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS        

3.        JUSTIFICATIVA        

4.        FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        

5.        METODOLOGIA        

6.        RESULTADOS ESPERADOS        

7.        CRONOGRAMA DE DESENVOLVIMENTO        

8.        REFERÊNCIAS        

APÊNDICE        

ANEXO        

        


  1. INTODUÇÃO
  1. PROBLEMA

Como construir tendo menos gastos, mantendo a qualidade na construção, e ao mesmo tempo atendendo as questões socioambientais

  1. OBJETIVOS
  1.  OBJETIVO GERAL OU PRIMÁRIO

Elaborar uma comparação entre o método construtivo em alvenaria estrutural com tijolo solo cimento e o método executivo convencional portante, visando a racionalização de materiais e mão de obra.

  1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS

  • Como objetivos específicos desse trabalho tem-se os seguintes tópicos:
  • Apontar pontos positivos em ambos os métodos
  • Verificar qual método executivo é mais vantajoso
  • Elaborar tabelas com comparativos de insumos.
  1. JUSTIFICATIVA

A alvenaria estrutural é um dos processos construtivos mais antigos que se tem conhecimento. Ao longo do tempo esse método foi se aperfeiçoando e sendo inserido no mercado das construções como uma das alternativas mais viáveis e eficazes no ponto de vista econômico e de segurança.

O método construtivo utilizando tijolo solo cimento na construção civil começou a ser exposto no mercado a cerca cinco décadas, mesmo assim não ocupa um lugar relevante nas alternativas de método executivo estrutural. No mercado Sul mato-grossense esse processo ainda é desconhecido ou não é levado em consideração devido a falta de conhecimento e mão de obra qualificada.

Os novos processos executivos vêm sendo utilizados como recursos para minimizar o quantitativo de materiais e mão de obra na construção civil, tendo em vista que os recursos naturais são finitos.

Portanto, um dos focos desse trabalho é abordar os resultados satisfatórios que atendam as normas de segurança e consequente viabilidade econômica, Mostrando qual dos dois métodos é a melhor escolha.

Os resultados serão obtidos através de orçamentos feitos na cidade de Campo Grande - MS e como exemplo será usada um projeto de casa popular de 77m² para ambos métodos, e por fim fazer as devidas comparações que é a proposta deste trabalho.

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Com a necessidade de preservação ambiental e a tendência de escassez dos recursos naturais, profissionais buscam novos elementos e métodos construtivos que tornem a construção mais enxuta sem desperdício de materiais e mão de obra minimizando os impactos no meio ambiente. Em campo Grande-MS são coletados cerca de 120 m³ de (RCD) por dia (PLANURB, 2013, http://www.capital.ms.gov.br/planurb). A partir da década de 70 consolidou-se no Brasil a busca, entre as propostas formuladas para o setor da construção, da racionalização da construção. Este conceito é tido como algo intermediário entre a maneira tradicional de se construir e a construção industrializada, que requeria uma mudança brusca na maneira de se construir. Procura-se, portanto reduzir a ocorrência de erros, minimizar perdas e diminuir tempos ociosos, aumentando a produtividade, através da antecipação das atividades nas fases de projeto e planejamento.(BENTES ,2002,11). Nesse sentido, o Tijolo Ecológico, destaca-se como possível alternativa, na medida em que busca valorizar os materiais naturais sem desmatamento, e usando o principio do encaixe que dará maior velocidade na construção, atribuindo-lhe a condição de material nobre. (ENRICORIO,2002, p.2).

  1. METODOLOGIA

Inicialmente será feita uma pesquisa bibliográfica e documental de caráter qualitativo e quantitativo, que se refere à comparação da tipologia da edificação, tecnologia e materiais sustentáveis disponíveis no mercado, adequados à construção de uma edificação de pequeno porte.

Após essa etapa será definido o projeto da edificação residencial para estudo de caso. O projeto será elaborado apenas para fins deste estudo, contendo todas as informações e dados necessários para sua execução futuramente, contemplando os projetos arquitetônicos, fundações, estruturas, instalações (elétricas e hidráulicas) e revestimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (153.7 Kb)   docx (379.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com