TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MUMFORD, Lewis. A cidade na história. Martins Editora: São Paulo, 2001, 227-266

Por:   •  12/9/2020  •  Resenha  •  519 Palavras (3 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Arquitetura e Urbanismo

FICHA DE LEITURA

Nome do aluno (a): Vinicius Massafera Marin

Data: 14/03/2018

Profª: Valéria Garcia

Disciplina: História da arte I

Dados bibliográficos

MUMFORD, Lewis. A cidade na história. Martins Editora: São Paulo, 2001, 227-266

ORIENTAÇÕES:

  1. Primeiro parágrafo: Apresentar o autor do texto.
  2. Corpo do trabalho: Resumir em não mais que três folhas as ideias principais do texto.
  3. Formato: Pode ser digitado ou manuscrito.

Nota:

FICHAMENTO

Lewis Mumford, foi um escritor que falava sobre literatura e arte além de questões urbanas, nascido em Nova York nos Estados unidos. Era um arquiteto muito crítico, citava em seus textos historiadores, filósofos e outros.

     Como grande império, Roma teve um sucesso maior que o império Grego, que nunca teve força suficiente para proteger os seus territórios conquistados. Já no império Romano o final não foi muito diferente, sendo que a ordem, justiça e paz de Roma foram construídas sobre uma exploração e supressão selvagens, diferente do Império de Alexandre.

   Os Romanos marcaram todo o mundo se expandindo e construindo cidades e muros para demarcar seu território, porem esse aumento constante de conquista de novas terrar trará sérios problemas para Roma criando assim uma relação de “parasitismo” entre a capital do império e os povos conquistados, que eram obrigados a cultivar comida em seu território além de pagarem um tributo de escravos de guerra, para o divertimento da população adotado pela política do pão e circo.

    Roma era famosa por sua vasta arquitetura que ficou marcado pela Europa, Ásia menor e Norte da África, essa grande habilidade de construção que criou aquedutos que circundavam por quase todo império levando grande quantidade de água para o uso da população, criando assim áreas onde a população tomavam banhos, sem que a retirada de grande quantidade de água influenciasse os aquedutos, além dos enormes tuneis subterrâneos que passavam por toda a cidade de Roma, sem contar seus quilômetros de extensões de ruas em métodos para evitar o transito na capital.

     Mesmo antes de Roma ter mudado de República para Império, essa cidade se tornou uma vasta câmara coletiva de tortura. A princípio, sob o pretexto de testemunhar o justo castigo dos criminosos diariamente. Então, Roma estava comprometida com esse mal que, mesmo a adoção do cristianismo como religião oficial do Estado, não acabou com a prática.

Roma sempre foi um Império Violento com seus povos conquistados fazendo a ultilizaçao de uma massa enorme de escravos para o funcionamento das cidades o que levara Roma a sucumbir.

     O que levou a queda do Grande imperio Romano do Ocidente foi um conjunto de crise denominado pela história de “Crise do Escravismo”  gerando um efeito dominó devido a relação de parasitismo do império, na falta de escravos devido ao seu grande território os Romanos começaram a ficar sem quantidade de alimento suficiente para toda a população, deixando de pagar com o alimento e entretenimento da população e deixando também de pagar os salários dos soldados Romanos que pararam de defender as fronteiras permitindo assim o aumento das invasões bárbaras que destruirão todo o território Romano.  

     

   

     

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (82.3 Kb)   docx (23 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com