TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Memorial Conceitual

Por:   •  9/6/2016  •  Dissertação  •  934 Palavras (4 Páginas)  •  3.157 Visualizações

Página 1 de 4

Memorial Conceitual

O projeto se deu início a partir do estudo da área e de seus habitantes, avaliando possíveis necessidades a serem contempladas e melhorias a serem implementadas. Após tal avaliação, fôra identificado que vários moradores daquela região se exercitavam ou se divertiam ao andar de bicicleta pelo bairro, porém, sem o auxílio de um mobiliário público adequado como uma ciclovia ou ciclofaixa, alguns jovens e crianças acabavam por se limitar a andar de bicicleta na frente de suas casas, em circulos sem sair de sua própria rua, ou até mesmo nas calçadas. Esse problema nos chamou a atenção, e trabalhamos em um jeito de agregar a situação para o nosso projeto atual, que é uma biblioteca. Tendo isso em mente e sem a possibilidade de uma intervenção maior no bairro, que uma ciclofaixa ou ciclovia necessitaría, chegamos a idéia de um circuito que permeia os arredores do terreno a ser trabalhado e interage diretamente com a construção, convidando as pessoas a entrarem no edifício, criando assim não só uma solução para o problema inicialmente citado, mas também criando uma maneira de incentivar as pessoas, principalmente os jovens, a conhecerem e usufruirem da biblioteca, aliando assim o bem estar fisico do exercício com o crescimento cultural que o acervo de livros proporciona.

 Levando em consideração que nosso projeto busca uma solução para os jovens do bairro, nossa biblioteca também é voltada para essa faixa etária, buscando auxílio para os escolas da região, o prédio conta com um acervo priorizando áreas de interesse escolar, como estudos e literatura, também possúi um pequeno anfiteatro para palestras e video-aulas. No térreo, há instalada uma lanchonete que atenderá tanto usuários do edifício quanto a população que passeia pelo bairro. A área ao redor da biblioteca é escassa em bancos mas livre ao público para incentivar atividades ao ar livre, como piqueniques, reuniões familiares, leitura a sombra de árvores. A idéia é trabalhar ao máximo a criatividade do usuário fazendo com que ele use e modele o espaço a sua volta de acordo com  a sua necessidade e interesse.

 Para facilitar o acesso de escolas da região ou até mesmo de regiões mais distantes da cidade, há dois pontos de ônibus integrados em uma única estrutura, localizados na esquina do terreno, este ponto de ônibus integrado é coberto, com cadeiras para se sentar e conta também com uma estante de “livros para adoção” onde as pessoas podem pegar livremente livros ali alojados e levarem para outras áreas do terreno para ler, ou até mesmo para casa, e também podem levar livros para serem doados e deixados ali para outras pessoas, gerando um senso de comunidade nos usuários. A idéia é de que pessoas que esperam pelo ônibus tenham com oque passar o tempo além de seus celulares e pessoas de baixa renda possam ter acesso a informação e cultura dos mais diversos tipos de uma maneira economicamente viável.

 Sobre o edifício, adotamos a forma circular casando com o conceito do circuito integrado e na permeabilidade da área externa além de fugir do padrão das quadras do bairro e permitir que o usuário tenha uma visão total do que acontece a sua volta, para isso a fachada do edifício é totalmente envidraçada, revestida de um insulfilm espelhado que garantirá proteção contra incidência solar e privacidade ao usuário. Outro ponto forte do edifício é sua altura, além de se localizar em um ponto alto da cidade, a biblioteca conta com um terraço que dará uma vista excepcional de 360 graus da cidade.

Memorial Técnico e Detalhamentos

  1.  Pilares, Vigas e Lajes:

 Pilares - Para atingir a sustentação necessária fizemos o uso de pilares de concreto armado cilíndrico de raio 45cm. Os grandes pilares não apenas servem apoio para o pesado acervo de livros como também auxilia estéticamente por seu formato e tamanho.

[pic 1]

Vigas – Utilizamos vigas “T” invertida para maior sustentação e menor perda de espaço podendo sustentar a laje sem que a mesma ocupe muito espaço dos andares ácima.

[pic 2]

Lajes – A laje aolveolar foi escolhida por sua capacidade auto-sustentável, ideal para vencer grandes vãos sem a necessidade de muitas vigas. Para vencer as grandes cargas do acervo de livros, utilizamos a espessura de 45cm. Economizando em material e mão de obra visto que é de fácil instalação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (518.5 Kb)   docx (1.5 Mb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com