TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Memorial de Partido

Por:   •  1/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.452 Palavras (6 Páginas)  •  362 Visualizações

Página 1 de 6
  1. Localização/Entorno e Idéia:

O edifício Gerbasi se localiza no bairro centro de Presidente Prudente, seu acesso principal e único se dá pela Avenida Brasil.

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

O bairro em que se encontra é bastante antigo e foi exatamente naquela área em que a cidade começou a surgir e se desenvolver. Por conta disso seu entorno é bastante histórico e muito dos edifícios daquela época se encontram hoje por ali, ou num raio de abrangência maior, sendo alguns deles de grande importância cultural para a cidade. Ex:

 Mas muitos deles sofram um mau uso com o passar do tempo, sendo descaracterizados e dificilmente de serem reconhecidos. Aqui são alguns exemplos do estado desses edifícios atualmente:

[pic 6][pic 7]

Destaca-se alguns pontos:

  • Degradação por falta de uso.      
  • Uso de letreiros enormes que acabam encobrindo parte da fachada ou a testada.
  • Cores e texturas que não se encaixam com o estilo original.
  • Toldos ou coberturas que impedem a visão do pedestre para o edifício. (figur.4)
  • No caso de uso misto, o pavimento térreo é completamente alterado criando uma separação entre eles, dando a sensação de que há dois edifícios. (figur. 3)

[pic 8][pic 9]

  1. Partido:

Com base nessa realidade enfrentada, nota-se que para grande parte das pessoas  esses edifícios passam despercebidos aos olhos, gerando cada vez mais um acentuado afastamento de pertencimento dos mesmos para com a cidade e para com os cidadãos. A premissa do museu surgiu nesse pensamento, com o propósito de criar um senso crítico e/ou uma visão de como eram e como estão esses edifício, mesmo que sirva apenas para o conhecimento.

  1. O edifício:

O Edifício Gerbasi atualmente funciona como uma mecânica , ele é constituído por quatro galpões, sua fachada está localizada na Avenida Brasil e seu acesso principal e único também, originalmente sua estrutura é feita em alvenaria com tijolos de barro, que ficam aparentes em toda sua extensão.

[pic 10]

O volume parte de um cubo e sofre adição formando os espaços, sua forma construtiva segue a forma original do terreno, ocasionando quatro volumes paralelepípedos dispostos linearmente.

[pic 11][pic 12]

[pic 13]

[pic 14][pic 15][pic 16][pic 17][pic 18][pic 19][pic 20][pic 21][pic 22][pic 23][pic 24][pic 25][pic 26][pic 27]

[pic 28][pic 29][pic 30][pic 31][pic 32][pic 33][pic 34][pic 35][pic 36][pic 37]

[pic 38][pic 39][pic 40][pic 41][pic 42][pic 43][pic 44][pic 45]

Após analisada sua forma alguns pontos foram levados em consideração para nova intervenção, são eles:

  • O pé-direito.
  • A organização e repetição dos espaços.
  • A linearidade.
  • Sua forma.

Além desses, outros fatores visando o entorno, os materiais e a constituição da fachada foram agregados para a constituição desse novo volume, a maior preocupação foi deixar esse novo volume disposto de maneira que, ele não infringisse ou se sobressaísse a construção original.

  1. Idéia:

O tema do museu será sobre os edifícios históricos do entorno e da cidade, levando o nome de "Museu Sobre A Conscientização Do Entorno Histórico De Presidente Prudente."

Foi escolhido esse tema devido a sua localização, que por ser um lugar histórico, há uma grande quantidade de edifícios históricos que estão sendo "apagados" com o decorrer do tempo, propondo assim exatamente o contrário, mostrando através de exposições o contraste de como eram esses edifícios e como se encontram atualmente.

  1. Referências e Carta Patrimonial:

  1. Museu Do pão
  2. Museu Do Amanhã  
  3. Cais Das Artes

Dessas três referências foram vistas algumas características que se enquadram no novo projeto, como:

  • Relação direta com o meio público. (Fig. 5)
  • Permeabilidade visual. (Fig. 7)
  • Valorizar o antigo, se destacando do novo. (Fig. 6)
  • Leveza estrutural.( Fig. 7)
  • Relação com o entorno. (Fig. 8)

[pic 46][pic 47]

[pic 48][pic 49]

Em relação a carta patrimonial e o teórico sobre restauro, foram escolhidos respectivamente a Carta De Restauro 1972 e Cesare Brandi.

  1. Croquis e nova volumetria:

A fachada do edifício é composta por duas janelas, três portões (dois para pedestres e um para carros), cinco pilares e uma platibanda detalhada com diferença de níveis. Detalhes construtivos, como molduras nas janelas e portões, aparecem em alto relevo.

Justificativa da proposta:

  • A  altura da intervenção, por ser mais baixa, proporciona um espaço mais "aberto" e dá o enfoque e o destaque para o edifício da Gerbasi.
  • Todo o corpo desse novo volume será coberto por uma única placa de concreto, seguindo a idéia da linearidade contida no edifício original.
  • Essa placa de concreto estaria junto a edificação original na lateral esquerda e, estaria recuada em relação a fachada da Gerbasi, passando a imagem de que esse volume estaria "saindo" de dentro da Gerbasi além de conseguir preservar toda a fachada junto com o portão, proporcionando a idéia de pertencimento, mas ao mesmo tempo uma separação visível entre o "Novo" e o "Antigo".
  • Toda fachada do volume novo irá ser feita por placas de vidro (semi-espelhadas), permitindo assim a relação entre o interno e o externo. O uso do vidro  semi-espelhado, está ligado a idéia de que o próprio entorno histórico constitui-se como obra deste museu, se refletindo e fazendo parte da constituição da fachada.
  •  Os pilares na intervenção são uma releitura dos originais, seguindo essa intercalação entre eles. O motivo deles estarem "tortos" é justamente para ocasionar a quebra de toda linearidade que se vê na Av. Brasil, se tornando assim um diferencial naquele espaço.
  •  Um terraço foi projetado em cima da placa de concreto, que seria um espaço onde os visitantes teriam a "verdadeira" visão dos edifícios após as exposições.

  1. O projeto:

O projeto se divide em três níveis: o térreo, o subsolo e o terraço. Contando com um programa de necessidades:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (124.9 Kb)   docx (30.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com