TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mercado de Carnes Fernando Bolonha

Por:   •  5/3/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  927 Palavras (4 Páginas)  •  462 Visualizações

Página 1 de 4

1. INTRODUÇÃO

        O trabalho é sobre a origem do mercado municipal e, a analise arquitetônica do Mercado Municipal de Carnes Fernando Bolonha, do Belém-PA.

        O objetivo do mesmo, é mostrar a evolução do material utilizado em cada prédio, e como cada um funciona. Além de mostrar a reforma do prédio do mercado analisado.

        Para a realização do mesmo, foi feito através de pesquisa, análise dos materiais e leitura da importância histórica do complexo Ver – o – Peso, onde está localizado o Mercado municipal.

2. MERCADO MUNICIPAL

2.1. CONCEITO.

        Mercado municipal é um espaço construído para o processo na qual as pessoas procedem a troca de bens por dinheiro ou por outros bens.

        No Brasil é comum as cidades terem mercados centrais ou municipais, que geralmente oferecem frutas, legumes, alimentos e produtos artesanais.

        Jean Ncolas Louis Durand, cita em um dos seus tratados um exemplo de tipologia para mercados, onde eram fechados por uma alvenaria mantendo o pátio interno aberto. Esse tipo de edifício foi projetado e construído na primeira metade do século XIX.

        Este tipo construtivo para mercados públicos, foi o tipo recorrente para projeto de mercados até meados do século XIX, até a utilização de ferro nas construções e a difusão de um novo tipo de mercado coberto.

        Em meados do século XIX, surgiu uma tipologia para mercados públicos, que está diretamente vinculado ao uso do ferro na construção de novos mercados públicos. A partir disso, os mercados passam a ter os pátios cobertos, e com vãos maiores, para assim abrigar maior número de boxes internos.

        Após isso, os mercados públicos começam a ser construídas de forma mista, na qual são cercados por alvenaria e seu pátio interno é feito por uma cobertura metálica.

        Hoje em dia os mercados municipais estão se tornando um ponto de encontros, pois, além dos produtos convencionais, tem áreas para lazer, como restaurantes, bares.

3. ESTUDO: MERCADO MUNICIPAL DE CARNE FRANCISCO BOLONHA.

3.1. HISTÓRIA

Construído em 1867, o Mercado Municipal de Carnes Francisco Bolonha, faz parte do complexo Ver-o-Peso em Belém – Pará.

Em dezembro de 1908, o prédio foi totalmente remodelado pelo engenheiro Francisco Bolonha. As estruturas de madeira do pátio central foi substituída por estruturas de ferro, encomendadas da Escócia.

A sua fachada é feita de alvenaria, no estilo neoclássico, cercando totalmente o pátio central.

O pátio central é composto por quatro pavilhões, entre eles à uma circulação, onde leva para o pavilhão central, que seria utilizado para sanitários públicos, mas hoje funciona como área administrativa do mercado.

Tombado como patrimônio histórico, recentemente o mercado passou por uma reforma, onde foi mantido as características, uma delas foi a estrutura que em 1908 foi erguida para suportar a caixa d’água, mas que hoje é utilizada para os visitantes subir e observar a vista geral do mercado.

Após a última reforma o prédio foi reinaugurado no dia 04 de outubro de 2011.

3.2 LOCALIZAÇÃO

        O mercado municipal está situado situado na cidade de Belém, no estado do Pará, estan.do localizada na Avenida Boulevard Castilho Franca, cidade velha, às margens da baía do Guajará.

[pic 1]

3.3 FOTOS

[pic 2]
Barraca de carne

[pic 3]
Barraca de carne e estrutura da caixa d’água

[pic 4]
Barraca

[pic 5]
Praça de alimentação

[pic 6]
Vista superior do mercado

[pic 7]
Vista do pavilhão central

[pic 8]
Fachada após a reforma de 2011

[pic 9]
Vista do complexo

4. CONCLUSÃO

        Para obter conhecimento sobre a origem dos mercados municipais, foi realizado uma pesquisa sobre a importância histórica de cada um e os materiais utilizados.

        Antigamente os mercados municipais eram feitos em alvenaria com o pátio livre. Após a revolução industrial e a utilização de estruturas metálicas, as estruturas de madeira foram substituídas. Assim foi possível obter vãos maiores, podendo assim fazer um melhor aproveitamento do pátio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (759.3 Kb)   docx (734.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com