TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelo de artigo

Por:   •  20/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  853 Palavras (4 Páginas)  •  370 Visualizações

Página 1 de 4

Hipertensão Arterial infanto-juvenil relacionada à obesidade em crianças e adolescentes no Brasil

Juvenile Hypertension related to obesity in children and adolescentes in Brazil

Renata Cadete Zallio 1

Driely Cindy Ferreira 2

Patrícia de Souza Matos 3

Samara Augusta Alves 4

1 Doutoranda, Professora Assistente da Faculdade Pitágoras, Belo Horizonte (MG), Brasil.

2 Graduando do Curso de XXX, Faculdade Pitágoras, Belo Horizonte (MG), Brasil

Financiamento: Inexistente

Conflito de interesses: Inexistente

Submetido: XX Mês 2016

Aceito: 31 Julho 2006

Correspondência

Renata Cadete Zallio

Rua Timbiras, 1.375 - Funcionários

31140-060, Belo Horizonte, MG, Brasil.

Fax: (55 31) 2111-2400

E-mail: renata.zallio@pitagoras.com

Resumo

Tendo como base dados de literatura, esta revisão teve por objetivo revisar os fatores que correlacionam alterações no peso com o aumento da pressão arterial em jovens e crianças em uma faixa etária de 5 a 20 anos. E reforçar as medidas de profilaxia para o problema. As bases de dados utilizadas na revisão foram: Scielo, PubMed e Google School. Foram utilizados artigos de revisão e estudos observacionais publicados no período de 2003 a 2016.

Descritores: obesidade infantil; hipertensão arterial; crianças hipertensas e sedentarismo.

Abstract

Based on literature data, this review aimed to review the factors that correlate changes in weight with increased blood pressure in children and Young people in the age range 5-20 years. And strengthen prevention measures for the problem. The databases used in the review were: Scielo, PubMed and Google School. They were used review articles and observational studies published from 2003 to 2016.

Descriptors: child obesity; arterial hypertension; hypertensive children and sedentary lifestyle.

INTRODUÇÃO

A hipertensão arterial, uma entidade clínica multifatorial, é conhecida como síndrome caracterizada pela presença de níveis tensionais elevados, associados a alterações metabólicas e hormonais e a fenômenos tróficos (KOHLMANN JR. et. al, 1999), é a doença crônica que apresenta maior prevalência no mundo (SALGADO & CARVALHAES, 2003). Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), existem cerca de 800 milhões de pessoas com pressão arterial (PA) elevada em todo o mundo, causando mais de 7 milhões de mortes por ano (MOREIRA et. al, 2013).

A hipertensão essencial do adulto inicia-se na infância, e, além disso, pode ser secundária a várias doenças (SALGADO & CARVALHAES, 2003). O reconhecimento do aumento da prevalência da hipertensão arterial na população jovem e de suas possíveis complicações na vida adulta tem implicações importantes para a prevenção de doenças crônicas, em especial as cardiovasculares (ARAÚJO et. al, 2008).

A obesidade é uma doença caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal, que produz efeitos deletérios à saúde. Há um consenso na literatura de que sua etiologia é multifatorial, envolvendo aspectos biológicos, históricos, ecológicos, políticos, socioeconômicos, psicossociais e culturais (WANDERLEY & FERREIRA, 2010).

A prevalência da obesidade também está crescendo intensamente, na infância e na adolescência, e tende a persistir na vida adulta: cerca de 50% de crianças obesas aos seis meses de idade, e 80% das crianças obesas aos cinco anos de idade, permanecerão obesas (ABRANTES; LAMOUNIER & COLOSIMO, 2002). Considerada uma pandemia, a obesidade infantil apresenta custos socioeconômicos significativos por sua elevada morbimortalidade, além de predispor o indivíduo a doenças que poderão reduzir sua expectativa e qualidade de vida. Nesse sentido, as crianças obesas têm maior probabilidade de apresentar dislipidemia, hipertensão e diabetes, entre outras patologias (ZANOTI, PINA & MANETTI, 2009).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (120.3 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com