TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mudanças Arquitetônicas Ocorridas na Praça do Ferreira

Por:   •  15/8/2015  •  Artigo  •  2.380 Palavras (10 Páginas)  •  357 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

FUNDAÇÃO EDSON QUEIROZ

UNIVERSIDADE DE FORTALEZA - UNIFOR

Centro de Ciências Tecnológicas – CCT

Curso de Arquitetura & Urbanismo

Artigo Científico – Mudanças Arquitetônicas Ocorridas na Praça do Ferreira

Arlanio Freire Holanda – Matrícula: 1120648/4

Francisco Erisson Xavier da Rocha – Matrícula: 1120663/8

        

Fortaleza – CE

Junho - 2012

Arlanio Freire Holanda

Francisco Erisson Xavier da Rocha

Artigo Científico – Mudanças Arquitetônicas Ocorridas na Praça do Ferreira

Trabalho apresentado para obtenção de nota parcial, na disciplina Elaboração do Trabalho Científico do Curso de Arquitetura & Urbanismo do Centro de Ciências Tecnológicas Universidade de Fortaleza.

                                                     Orientadora: Prof. Elane Pereira

Junho – 2012

Mudanças Arquitetônicas Ocorridas na

Praça do Ferreira

Arlanio Freire Holanda¹

Francisco Erisson Xavier da Rocha²

RESUMO

O artigo mostra as reformas ocorridas na Praça do Ferreira ao longo do tempo. A história e a cultura da praça são de grande importância para a cidade. Esta pesquisa tem o intuito de levar à população leiga e/ou interessadas no assunto, o conhecimento desses fatos, as diferentes fases que a Praça veio tendo com o decorrer do tempo. Como metodologia, utilizou-se, uma pesquisa bibliográfica e histórica, buscando mostrar como se deu as mudanças arquitetônicas e urbanísticas  no local. Conclui-se que de fato a Praça do Ferreira passou por fases boas e ruins, e algumas dessas variações, provavelmente as ruins, causaram revoluções e protesto em toda a cidade por conta da não aceitação da “nova” arquitetura da praça. A praça “volta” a pertencer à população quando sua ultima reforma foi feita. As mesmas são tratadas no artigo.

Palavras – Chave: Praça do Ferreira, Arquitetura, Reformas, Mudanças.

ABSTRACT

The article shows the reforms occurring in Ferreira Square over time. The history and culture of the square are of great importance to the city. This research aims to lead to the lay population and / or interested in the subject, knowledge of these facts, the different phases that come with square with the passage of time. The methodology was used, a bibliographical and historical, as it was trying to show the changes in architectural and urban location. We conclude that in fact the Square Ferreira went through good and bad phases, and some of these variations, probably bad, caused revolutions and protests throughout the city due to the rejection of the "new" architecture of the square. The square "back" to belong to the population when its last renovation was done. They are treated in the article.

Keywords: Ferreira Square, Architecture, Reform Changes.

____________________

¹ Estudante do curso de  Arquitetura e Urbanismo do 3º semestre na Universidade de Fortaleza

² Estudante do curso de  Arquitetura e Urbanismo do 3º semestre na Universidade de Fortaleza

INTRODUÇÃO

A praça do ferreira foi e é ate os dias atuais uma das principais referências da nossa capital e também é declarada como Marco Histórico e Patrimonial. A praça atualmente esta completando 286 anos de história.
Já teve muitas mudança, algumas das quais não teve total aprovação da população. Em toda a sua trajetória a praça já possui muitos nomes como Feira Nova,Largo das Trincheiras, Praça Pedro II ,Jardim Sete de Setembro, Praça do Ferreira , Praça Municipal e Pouco tempo depois volta a receber a velha nomenclatura na qual é a que atualmente conhecemos este nome foi dado em homenagem ao Boticário Antônio Rodrigues Ferreira que foi um dos vereadores da cidade e por seus serviços prestados com intendente.

Ao decorrer dos anos ela foi utilizada de diversas formas alguns dos marcos da praça foram o dia da vaia ao Sol, o dia da estiagem, e não podemos esquecer-nos dos grupos de pessoas que se juntavam para empreendimentos e grandes eventos e o ponto principal da praça atualmente que é a coluna da hora que também teve sua historia exclusiva. Seu projeto foi feito pelo engenheiro José Gonçalves da Justa em estilo arte-Déco com 13 altura.Esta foi demolida mas no ano de 1991 foi erguida novamente idêntica a antiga graças ao projeto feito pelos arquitetos Fausto Nilo e Deçberg Ponce De Leon.

A praça pode ser vista de varias formas isto vai de pessoa para pessoa,pois para muitos ela pode ser apenas um local onde as pessoa causam transtornos e para outros ela é um grande exemplo de como conhecer a cidade.

O objetivo do presente artigo é mostrar a todos a evolução que a praça teve e seus autos e baixos.Este traz também as formas arquitetônicas que a praça foi feita e suas grandes mudanças e evoluções. Desta forma este poderá de maneira clara e objetiva identificar os pontos chaves que a praça possui.o projeto apresenta pesquisa bibliográfica para ajudar no entendimento do assunto, análise de  livros que abordam o assunto que traremos neste artigo

1. HISTORIA DA PRAÇA: COMO ELA SURGIU E COMO ERA ANTIGAMENTE.

Considerado por muitos como o principal logradouro de todo o século XX, a Praça do Ferreira conhecida a principio como Feira Nova, era apenas um espaço cheio de areia com um poço localizado em sua parte central rodeado de cajueiros, existia um prédio com o nome de prédio do ensino mutuo, onde hoje é a caixa econômica federal. Ferreira nasceu em Niterói, no Rio de Janeiro, em 1799. Quando jovem veio para Fortaleza em 1825, e estabeleceu naquele local, chamando as atenções dos fortalezenses, sua botica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16 Kb)   pdf (352.8 Kb)   docx (131.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com