TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Museu de Dresden

Por:   •  3/12/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.426 Palavras (6 Páginas)  •  808 Visualizações

Página 1 de 6

Universidade Estadual de Goiás.

Patrimônio Cultural Edificado.

Prof: Milena D’ayala.

Museu da História Militar de Dresden

 Analise Critica

Alunas: Amanda de Pádua e Isabella Carvalho.

Anápolis, dezembro de 2015.

Sumario

  1. Introdução.

  1. O Projeto - Museu de História Militar de Dresden

2.1 Principais características do Museu de História Militar de Dresden.

       2.1.1 Alterar Perspectiva

       2.1.2 História cultural de violência

             2.1.3 O tema central é o Ser Humano

             2.1.4 Museu como Fórum

             2.1.5 Um Distrito New Museum

  1. O arquiteto - Daniel Libeskind

  1. A intervenção no Museu de História Militar de Dresden.
  1. Considerações Finais
  1. Referencias Bibliográficas.
  1. Introdução.

Uma das áreas de interesse da arquitetura e do urbanismo consiste na preservação do patrimônio histórico, porem com o passar do tempo e com as revitalizações que vão sendo feitas no edifício histórico pode ocorrer o surgimento de novas necessidades que acabam por influenciar o já existente.  Considerando todo contexto arquitetônico e urbanístico importante no testemunho histórico, ao mesmo tempo que passível de um processo de transformação, é possível identificar vários graus de intervenção sobre uma obra existente. Tais graus dependem das posturas individuais e coletivas que envolvem a manutenção do patrimônio e variam substancialmente conforme cada caso específico.

Segundo AZEVEDO (1987), a recuperação é uma intervenção destinada a eliminar a obsolescência física e funcional de uma obra e permitir seu pleno uso social, evitando sua disfunção, abandono e, consequentemente, destruição. Assim, restauração trata-se do conjunto de trabalhos de regeneração de uma ou mais edificações de importância histórica, cujo resultado deve refletir as condições reais em que tais obras eram utilizadas.

 O redesenhado Dresden Museu de História Militar, sob projeto do Studio Daniel Libeskind e um projeto que interrompe a simetria do edifício original com uma intervenção de concreto e aço em formado de seta. Com intuito de resgatar e unir a história da cidade ao museu.

A escolha dessa obra veio da necessidade de analisar como uma intervenção contemporânea pode ser introduzida em um edifício pré-existente, no caso neoclássico, fixando a memória de um acontecimento recente sem desconsiderar sua identidade arquitetônica anterior. A interação entre essas perspectivas forma o caráter do novo Museu de História Militar.

  1. O Projeto

 O Museu Histórico-Militar das Forças Armadas Alemãs foi parcialmente destruído na segunda guerra mundial e demorou sete anos para ser reconstruído com a nova proposta de Museu da História Militar de Dresden, na capital do estado alemão da Saxônia em 2011.

A extensão de Libeskind no museu interrompe dramaticamente simetria do edifício, possuindo cinco andares de 200 toneladas de cunha de vidro, concreto e aço que corta através do centro da estrutura original de 135 anos de idade. A abertura da nova fachada com transparência empurra através da opacidade a rigidez do edifício existente, assim como a democracia alemã deixado de lado o passado autoritário do país.

"Não foi minha intenção de preservar a fachada do museu e apenas adicionar uma extensão invisível na parte de trás. Eu queria criar uma interrupção em negrito, um deslocamento fundamental para penetrar no arsenal histórico e crie uma nova experiência. A arquitetura irá envolver o público na questão mais profunda de como a violência organizada e como história militar e o destino da cidade estão interligados. "- Daniel Libeskind

Com seu projeto, Libeskind afirmou querer fazer um contraponto consciente ao edifício histórico ali existente. O arquiteto explica que o prédio cuneiforme de 30 metros de altura faz uma referência ao pior dia por que passou a cidade de Dresden. O prédio aponta para o centro da cidade, completamente destruído pelos bombardeios aliados em fevereiro de 1945.

"A partir do museu, pode-se ver como Dresden renasceu das cinzas", acrescentou Libeskind. Além disso, trata-se de um edifício de grande visibilidade, algo também desejado pelo arquiteto. Segundo Libeskind, numa democracia, as Forças Armadas não devem se esconder.

  1. Principais características do Museu de História Militar de Dresden.
  1. Alterar Perspectiva - O MHM oferece diferentes perspectivas sobre a história militar alemão. A arquitetura, a nova exposição temática e o (cronológica) exposição permanente redesenhado representam ambas as formas tradicionais e novas de percepção e expressão. A justaposição de tradição e inovação, de antigas e novas interpretações da história militar, é a pedra angular da nova abordagem.
  2. História cultural de violência - O MHM oferece aos visitantes uma história das forças armadas alemãs. Mas ele vai além de uniformes e armas em sua violência controlada pelo Estado investigação, oferecendo novas formas de avaliar que a história e a cultura de violência que lhe deu origem.
  3. O tema central é o Ser Humano - O tema central da arquitetura e exposição de design da MHM é uma consideração antropológica da natureza da violência. O museu examina de perto os medos, esperanças, paixões, memórias, motivações e exemplos de coragem, racionalidade e agressão que precipitaram a violência e, muitas vezes, a guerra.
  4.  Museu como Fórum - Além de apresentar temas atuais e históricos em exposições e eventos especiais, a MHM vai sediar exibições, palestras e simpósios internacionais.
  5. Um Distrito New Museum – Se tornou uma área próspera e muito visitada, Dresden distrito Albertstodt 's, em que o museu está localizado, foi abandonado por algum tempo. O novo MHM será o catalisador que transforma o bairro em um destino internacional, um centro cultural e um distrito museu.

 

  1. O arquiteto - Daniel Libeskind.

Daniel Libeskind, nasceu em 12 de Maio de 1946 em Lódź, Polónia, filho de sobreviventes do Holocausto, é um arquiteto que se naturalizou americano em 1965. Daniel e sua companheira Nina Libeskind criaram o Studio Daniel Libeskind em Berlim, Alemanha, em 1989, depois de vencer o concurso para a construção do Museu Judaico de Berlim. O Estúdio Libeskind está envolvido na concepção e realização de um conjunto diversificado de projetos urbanos, culturais e comerciais ao redor do globo. O estúdio de arquitetura emerge a partir da ideia de que um edifício deve ser expressiva e refletem a vida contemporânea. A inovação está no cerne do seu processo de design. Eles acreditam que o design arrojado deve ser realizado com a tecnologia sustentável e firmemente que a arte da arquitetura reside na criação de um impacto máximo dentro das limitações de orçamentos e funcionalidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (126.3 Kb)   docx (16.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com