TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

NOVAS TECNOLOGIAS PARA LUZ NATURAL

Por:   •  10/9/2017  •  Resenha  •  892 Palavras (4 Páginas)  •  748 Visualizações

Página 1 de 4

Resenha Crítica de Artigo

Disciplina: conforto ambiental ii                                    

Professor: everson laufer

Acadêmico: Vivian fernanda hilgert

Artigos:        

FRANÇA, José Geraldo Ferreira. A importância do uso da luz natura como diretriz nos projetos de arquitetura. On-Line IPOG – Especialize, 2013.

GARROCHO, Juliana Saiter / AMORIM, Claudia Nav. Iluminação natural em centros de compras: estratégias inovadoras para aberturas zenitais. ENTAC, 2006.

_________________________________________________________________________________

A arquitetura é essencial para um bom aproveitamento de um local, pois tem como obrigação de transmitir a melhor sensação ao usuário. Neste quesito temos a iluminação como um dos tantos componentes aliado para um melhor aproveitamento, satisfação e bem estar. É exatamente isso que arquitetura tem como objetivo determinar, que além da beleza a iluminação possua a melhor funcionalidade, e principalmente conciliar conforto, sustentabilidade e custo-benefício. E quando citamos sustentabilidade e conforto, logo temos como associação o uso da luz natural.

O artigo “A importância do uso da iluminação natural como diretriz nos projetos de arquitetura”, esclarece logo ao início a diferenciação dos conceitos de iluminância e luminância, sendo que iluminância é a luz que incide e luminância é a luz refletida. A iluminância possui como unidade de medida o Lux, sendo que para cada área e atividades de trabalho é determinada uma quantidade entre mínimo/médio/máximo de lux.  

Para o melhor aproveitamento da luz natural e a menor conciliação da luz artificial, podemos empregar diversas estratégias, com inúmeros componentes que regulam e potencializam a entrada da luz. Porém há uma série de fatores a serem analisadas quanto à utilização de componentes, como as variáveis climáticas do local, suas peculiaridades e potencialidades e se a iluminação abrangera toda área e principalmente se irá ser eficaz aos índices de iluminância.

Nos últimos anos, encontramos no mercado novas tecnologias que auxiliam ainda mais a eficiência destas estratégias, como apresentado no artigo “Iluminação natural em centros de compras: estratégias inovadoras para aberturas zenitais.”, onde apresentou um estudo baseado na cidade de Brasília, com duas novas tecnologias aplicadas em aberturas zenitais, Painéis Prismáticos e Okasolar.

Painéis Prismáticos são placas de acrílico transparente e de outro lado recortadas em forma triangular, onde controlam a luz por meio de refração. Normalmente são inseridas entre dois vidros, não alteram a aparência das janelas e possui melhoria significativa no conforto visual. Já a Okasolar é um sistema fixo que consiste em grelhas igualmente espaçadas com superfícies côncavas e convexas, com três faces reflexivas em três dimensões fixadas dentro de uma placa de vidro duplo. Pode ser usada tanto em janelas quanto em aberturas zenitais. A okasolar elimina a penetração de raios diretos, permitindo a entrada de luz difusa e distribui a luz uniformemente e garante desempenho durante todo decorrer do ano.

Para uma melhor análise de estudo de qual estratégia utilizar, hoje em dia contamos com diversos softwares que auxiliam na busca de uma arquitetura eficiente em termos luminosos e térmicos. O estudo em Brasília foi composto por três classes de aberturas zenitais, projetadas em edificações do tipo centro de compras, e foi aprimorado com auxílio de um software para as análises. Utilizaram-se todas as condições possíveis para o máximo aproveitamento da luz ao longo de todo ano, em diversas situações de céus, horários e estações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (97.1 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com