TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Luz Natural

Por:   •  18/11/2019  •  Resenha  •  3.580 Palavras (15 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 15

Resumo- Neste estudo, o efeito da luz natural na qualidade do espaço arquitetônico foi examinado. Contribuição da luz natural em três dimensões diferentes como a legibilidade do espaço, o efeito do espaço, e sua avaliação estética foi tomada em consideração e discutido na ordem dada. O estudo envolve uma revisão da literatura de arquitetura relacionada, vários livros, artigos, ensaios e opiniões. O objetivo principal desta pesquisa é explicar o lugar da luz natural no projeto arquitetônico e seus diferentes aspectos através de suas dimensões funcionais e semânticas no espaço. A este respeito, as contribuições da luz natural para a identidade do espaço forao examinadas com base em três renomados arquitetos turcos e seus trabalhos significativos. O jornal foca sobre a contribuição da luz natural para o espaço, enfatizando seus aspectos qualitativos; considerando que os seus aspectos físicos e mensuráveis estão além do escopo do artigo. O estudo demonstra a importância de experimentar o espaço em termos de compreensão do aspecto da luz que determina a identidade do espaço. Também salienta que os edifícios projetados considerando o uso da luz natural acaba por ser mais original.

Introdução- O uso de luz natural no espaço arquitetônico pode ser considerado como uma dimensão significativa que tem sido um elemento no projeto arquitetônico desde a existência da arquitetura e que o direcionou sobre o curso da história. Um dos determinantes do espaço é a luz natural que a sustenta e a torna visível e perceptível. O fato de que a relação entre luz natural e arquitetura tem tanto uma estética e um aspecto funcional forneceu uma base para seu desenvolvimento dentro do tempo. O aspecto funcional da luz natural define a relação mais dominante que se forma com a arquitetura. Por este motivo, é possível afirmar que a primeira relação entre iluminação natural e arquitetura é estabelecida através de meios funcionais benéficos. Demonstração de arquitetura através da luz, definição e percepção de volumes, espaços, cor, textura e forma por meio da luz, e além disso, a percepção de que espacial características e expressão de arquitetura podem ser desenvolvida com luz assegurou que luz natural leva lugar no projeto arquitetônico como um valor estético. Esta estrutura dupla de luz natural que cumpre um ao outro mantém sua presença também hoje e com a tecnologia sempre avançando continua a adquirir várias dimensões. Além das vantagens funcionais e térmicas da luz natural, também tem um aspecto que influencia a psicologia humana. Luz permite o ritmo do dia e noite, que afeta nossas vidas e em relação ao nosso estado mental, para ser refletido para o espaço. Além do que, além do mais, a luz natural é um elemento de design não estático. Isso constantemente muda e se move. Os humanos precisam de mudança seu ambiente visual e luz do dia é um importante fator na criação desse efeito com suas variações características. Considerando que as cores reveladas pela luz natural fornecem diversidade ilimitada, mesmo dentro de um dia, entende-se que a luz natural afeta a maneira como entender e perceber o espaço e que ele determina o significado e o caráter que atribuímos ao espaço. Neste caso, é possível afirmar que um nível incrível de riqueza pode ser gerado usando a luz dentro o espaço.

Luz e sombra- A luz estabelece várias relações com a construção em que ela cai, via sombra que é o seu oposto, e toma o seu lugar na composição visual criada. Sombras aparecem como uma presença palpável e fina ou profunda, amoleça ou afie de acordo com a sua forma de atirar em paredes ou se instalar no espaço. A luz de identidade semântica adota nesta função determina a forma dos elementos no espaço e as qualidades dos materiais utilizados. A luz é um elemento que preenche o processo de design e é fortemente necessário para moldar o espaço. A qualidade e quantidade da luz em um espaço arquitetônico são fatores importantes nos sentimentos de um indivíduo, seus comportamentos, com o seu ambiente, e o significado que ele atribui para o espaço. O uso adequado e adequado da luz e sombreamento potencializa os efeitos da percepção estética arquitetura e evoca vários sentimentos. O papel da sombra em trazer um valor plástico para a luz é inegavelmente substancial. A luz só pode existir como desde que crie sombra. Movimentos em superfícies de objetos. Os objetos criam diferentes tonalidades. A direção da luz fonte é tão importante quanto o seu poder na ocorrência de sombra. Como a fonte de luz muda de direção, também as sombras se movem e mudam de forma. O que permite a cor de uma superfície para ter dois tons diferentes é a status sombreado ou parcial da superfície. Desta forma, uma possibilidade adicional é adicionada ao efeito da estrutura. Uma vez que esta nova possibilidade perturba monotonia, cria mais um interessante e plástico aparência. Segundo Arnheim, luz e sombra descrever formas, volumes, posições espaciais, texturas, profundidades e muitas outras características. Da mesma forma, Fueg enfatizou a importância da luz e da sombra em arquitetura como a arte do espaço. Ele afirmou que as dimensões da arquitetura se manifestam através proporções, jogo de luz, ritmo e cores, e adotado a opinião de que arquitetura é uma “ocorrência plástica que cria efeitos diferentes de acordo com a tonalidade da luz status ”(Fueg, 1980). Read menciona particularmente os efeitos de luz e sombra na casca do espaço. O ritmo da linha, o acúmulo de formas, o espaço, a luz sombra e cor são os cinco elementos que ele apresentou analisando um trabalho arquitetônico. Em primeiro lugar, a relação ele contempla entre os elementos que ele se refere como o "acúmulo de formas" e a sombra clara são notáveis. Segundo ele, a sombra de luz é uma consequência relação massa-espaço. Na essência, o espaço é o oposto da massa de um edifício. Um edifício é visto como o espaço puxa os limites do interior, e como a massa determinada pelas superfícies do exterior. Em esta visão, se o espaço interior é o espaço positivo, então a massa é definida como o espaço negativo. Uma visão diferente da luz e da sombra pode ser para o espaço urbano ou outro nível urbano. Quando uma pessoa ao ar livre, ele é restrito a edifícios e ao céu. Características de massa e superfície dos edifícios arredondando a pessoa são definidos pela luz e sombra. Em cidades com identidade urbana mais forte, a luz é um elemento isso fortalece ainda mais essa identidade. Para explicar isso com um exemplo, falando da textura urbana da cidade turca de Mardin pode ser adequada. Formado por edifícios erguendo-se uns sobre os outros e pelos becos, pode-se referir à cidade como uma “cidade das escadas”. Edifícios Courtyard, o telhado de um que constitui o terraço de outro, incorporam peças significativas de luz e sombra. Enquanto as vielas passam por cima e por baixo edifícios, luz e sombra tornam-se a expressão dessas passagens. É possível afirmar que na textura de Mardin apresentada na figura, iluminar mais fortalece este efeito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.6 Kb)   pdf (75.4 Kb)   docx (14.1 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com