TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LUZ NATURAL PARA IDOSOS

Por:   •  4/12/2015  •  Relatório de pesquisa  •  339 Palavras (2 Páginas)  •  386 Visualizações

Página 1 de 2

As atividades cotidianas podem se tornar um desafio para os idosos cujas casas não têm iluminação adequada. As pessoas mais velhas precisam de mais luz para ver, de modo que a escolha da fonte de iluminação correta exige que o brilho e o contraste sejam considerados. Sem iluminação adequada, até mesmo andar dentro de casa pode ser perigoso para o idoso.

Com o envelhecimento dos olhos, as pupilas ficam menores. Consequentemente, menos luz atinge a retina, que envia a informação visual para o cérebro. Embora alguém com 20 anos de idade possa ser capaz de ler dentro de uma cafeteria mal iluminada, o idoso exigi mais luz para poder ver bem

Reduza o brilho intenso

É importante reduzir o brilho intenso para obter a iluminação adequada, uma vez que ele pode ter um efeito ofuscante em olhos mais idosos. As fontes comuns de brilho incluem luz do sol entrando pelas janelas e reflexos de espelhos. O uso de iluminação indireta,como ao pendurar cortinas ou persianas, é uma maneira de diminuir os problemas com brilho.

A luz natural é melhor

A luz natural e a iluminação artificial que simula a luz solar natural são as melhores. Oitenta por cento da vitamina D é produzida na pele de um corpo humano saudável quando exposta à luz natural. É claro que, para o fornecimento de iluminação natural na casa, é preciso considerar o brilho. Dependendo da hora do dia, os raios de luz solar pelas janelas podem ser mais ou menos intensos, e deverão ser modificados. Várias fontes de iluminação artificial simulam a luz natural.

Proporcionando o contraste

Além de necessitarem de uma iluminação adequada, alguns idosos lutam contra o contraste entre os objetos. Isso torna mais difícil ver as bordas das coisas, como degraus e assentos de cadeira. É bom proporcionar um contraste entre o chão e os objetos ao redor para melhorar a segurança. Colocar fitas coloridas nas bordas dos degraus -- ou simplesmente pintar as bordas de uma cor diferente do restante -- é uma maneira de fornecer uma indicação visual para os olhos dos idosos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (26.3 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com