TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Não se ensina filosofia, mas a filosofar

Por:   •  5/11/2017  •  Projeto de pesquisa  •  402 Palavras (2 Páginas)  •  308 Visualizações

Página 1 de 2

“Não se ensina filosofia, mas a filosofar”

A afirmativa de Kant “Não se ensina Filosofia, mas a filosofar”, enseja uma série de questionamentos acerca do ensino de filosofia. Tendo em vista a importância do saber filosófico, as aulas de filosofia têm quebrado o paradigma da simples transmissão de idéias e conceitos filosóficos. Ao ensinar a filosofar, o professor se torna um mediador e o aluno o agente que produz o conhecimento filosófico.

Durante o segundo bimestre, os alunos do 2º ano A e 2º ano B do Ensino Médio foram instigados a investigar, analisar e refletir criteriosamente sobre a política contemporânea e seus fundamentos. Refletiram sobre a origem e função do Estado, sobre o conceito de democracia, sobre os modelos políticos propostos pelos filósofos, como Montesquieu e Platão e principalmente sobre a crise do cenário político atual, fato esse exposto pela mídia como um dos piores sistemas de corrupção já registrada na história da política.

A pesquisa, orientada pelo professor de filosofia Francisco Cleyton, visa propor au aluno momentos de interação promovendo a reflexão crítica  sobre a sociedade atual. Diante disso, os alunos desenvolveram o laboratório de pesquisa filosófica sobre Montesquieu, a política em Platão, Liberalismo, neoliberalismo, marxismo, e Maquiavel.

Com efeito, o debate filosófico coloca em prática a máxima kantiana “Não se ensina Filosofia, mas a filosofar”, em que o aluno atua como aquele que infere no processo dialético. Com isso, são desenvolvidas as habilidades e competência que se espera do filosofar: formar uma sociedade crítica capaz de pensar e transformar o meio social e político.

 A ação que o filosofar aponta é a exigência de um método na forma de um exercício, além de uma atitude que deve ser filosófica. A atitude filosófica requer o afastamento de diversos preconceitos, entre eles, aquele que leva as pessoas a pensarem que o filosofar é inútil, difícil e complicado, como se fosse tarefa para gente ultra-especializada. No entanto, a atitude filosófica requer uma postura diferenciada, mesmo diante da constatação do alto grau de saber de alguns filósofos, deve-se entender que o filosofar não está fechado somente aos filósofos consagrados ou com formação acadêmica relevante. A filosofia é um corpo de entendimentos que compreende e dá significado ao mundo e à existência.

Portanto, os debates promovidos nas aulas de filosofia contribuem para formar alunos pensantes, críticos e que saibam pensar por si mesmo e questionar os mais variados sistemas ideológicos que tende a manipular a sociedade contemporânea.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (81.6 Kb)   docx (744.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com