TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Na escola não se ensina Filosofia, mas sim a filosofar

Por:   •  6/5/2016  •  Dissertação  •  525 Palavras (3 Páginas)  •  1.956 Visualizações

Página 1 de 3

Neste ensaio, pretendo oferecer razões para defender a tese:” que na escola não se ensina Filosofia, mas sim a filosofar” tomando como referencia a afirmativa de Immauel Kant : “Não se ensina Filosofia, mas a filosofar”, onde esta afirmativa abarca várias indagações em relação ao ensino de filosofia. Porém uma, questão destaca-se, a saber: se na escola não se ensina filosofia, mas a filosofar com é que o ensino do filosofar acontece?

Desenvolvimento

Quando se reflete sobre a divisão entre filosofia e filosofar, é habitual citar Kant, onde ele defende que não é possível ensinar a filosofia, mas sim a filosofar. Pois para ele, a filosofia é um saber sempre incompleto, em movimento, em aberto, e se revendo, e por isso não pode ser apreendido e ensinado.

Diante disso, Kant diz:(...) não há nenhuma obra filosófica, que seja duradoura em todo seu teor. Desta maneira, não se pode em absoluto aprender filosofia, porque ela ainda não existe” (Kant, 1983, p. 407).

A vista disto, penso que esta afirmação é aceitável, pela seguinte razão: Kant não é um formalista , portanto, com sua ideia, não pretendia tornar o ensino da filosofia em um método vazio ou seja, sem conteúdo. Onde os estudantes, seriam incentivados a filosofar por sí mesmos, sem a necessidade de uma preparação e um esforço no sentido da compreensão crítica da filosofia, de seus conceitos, de seus problemas, de suas teorias...,pois para ele o ato de filosofar, seria composto de passos conscientes na análise e crítica dos sistemas filosóficos, exercitando o talento da razão, investigando seus princípios em tentativas filosóficas já existentes (Obiols, 2002, p. 77).

Consequentemente, pode-se inferir que, quando a escola apresenta os conteúdos filosóficos (sistemas filosóficos da história da filosofia) existentes (passado ou presente) e os estudantes adentram nestes conteúdos de modo crítico, isto os levará não só aprender a filosofar mas o estudante já estará filosofando. Logo, ensinar e aprender a filosofar, se da por um caminho, isto é, o caminho do diálogo crítico com a filosofia ou seja, a atividade de compreender e criticar com a maior seriedade as filosofias existentes.

Considerações

O que se pode concluir sobre a questão proposta: se na escola não se ensina filosofia, mas a filosofar com é que o ensino do filosofar acontece?

Penso que, a princípio esta é uma questão que não se resolve afastando a filosofia do ato de filosofar, pois se for verdade a tese de que se aprende a filosofia mediante a ascese do pensar e também se for verdade a tese que o filosofar depende da aprendizagem de conteúdos filosóficos, teremos assim a relação que da a forma e o conteúdo apropriados ao ensino da filosofia. Assim sendo, é possível sustentar a tese que na escola não se ensina Filosofia, mas sim a filosofar, pois só se aprende filosofia filosofando. Filosofia é filosofar e filosofar é filosofia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (54.2 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com