TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CONCEITO DE CIDADE

Por:   •  17/4/2020  •  Resenha  •  545 Palavras (3 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 3

Fichamento da Obra: VASCONCELOS, Pedro de Almeida. Metamorfoses do Conceito de Cidade. Mercator, Fortaleza, v. 14, n. 4, Número Especial, p. 17-23, dez. 2015.

Ceara - 2015

OBJETIVO DA OBRA

Metamorfoses do Conceito de Cidade é um dos livros de Pedro de Almeida um dos autores mais respeitáveis do pensamento geográfico contemporâneo.

A obra tem como objetivo as quatros questões preliminares que seguem com as definições etimológicas das palavras cidade, urbano e aglomeração trata realidades antigas e atuais e os conceitos derivados dela, circunstanciando a necessidade de renovação de objeto geográfico e qualificando as transformações radicais do processo espacial em curso, avançando na renovação da geografia e na interpretação do fenômeno espacial, de maneira particularmente viva. O livro convida-nos a fazer analises críticas, mas também que sejam propositivas, revelando o papel vital que a geografia poderá desempenhar no desenho político de outros projetos nacionais.

RESUMO DA OBRA

A redescoberta e a remodelagem do planeta no período técnico científico e os novos papéis das ciências mudam os rumos da geografia, revelando a necessidade geográfica de entender os fatores de periodização para entender muitos aspectos. A proposta do autor é pautar a geografia em uma análise que se distancie dos métodos que consideravam as paisagens como categorias estáticas. Tendo em vista que o espaço geográfico se modifica com movimentos cada vez mais acelerados, faz-se necessário um novo método geográfico para apreender o real. “O PERÍODO PRÉ-ACADÊMICO (1810-1869)” (p.18) o conceito de cidade é “um adensamento contínuo de pessoas e habitações humanas, que ocupa uma considerável área do solo e que está localizado no centro das principais linhas de tráfico”. “O PERÍODO DA INSTITUCIONALIZAÇÃO DAS CIÊNCIAS SOCIAIS (1870-1913)” (p.19). Período no qual vários autores conceituaram o termo cidade de diferentes formas, a mais interessante é de Max Weber na qual definiu da seguinte forma ““Comunidade urbana”, que deveria ter um caráter industrial e comercial predominante [...]” (p.19). “O PERÍODO ENTRE AS GUERRAS MUNDIAIS (1914-1944)” (p.19) Nessa época um historiador do urbanismo norte-americano definiu de forma esplendida o conceito de cidade como “plexo geográfico, uma organização econômica, um processo institucional, um teatro de ação social e um símbolo estético de unidade coletiva” (p.19), comparada a outras definições da época foi a mais aceita. “plexo geográfico, uma organização econômica, um processo institucional, um teatro de ação social e um símbolo estético de unidade coletiva” (p.19). Entre esses anos houve vários autores, filósofos, sociólogos que fizeram seus apontamentos sobre definições de cidade alguns voltados para a sociedade, outros voltados para questão de espaço ou terreno como é relatado pelo filósofo Henri Lefebvre. “O PERÍODO DO INÍCIO DA CRISE ATUAL (1973-1994)” (p.20). Um período mais recente onde se variam muito as definições de cidades pelos seus autores, mas que todos tinham um mesmo pensamento em relação a espaço urbano voltado a socialização. “O PERÍODO ATUAL (1995-2015)” (p.21).  Um período recente no qual é relatado pelos autores as metrópoles das cidades os autores demonstram que há um novo ponto de vista para entender a cidade e a urbanização e reconhecem que as formas tradicionais de entendimento sobre a organização territorial, espacial e cultural das sociedades não é mais pertinente. É possível aferir este fato tendo em vista que os autores fazem sínteses excelentes dos conhecimentos atuais do fenômeno urbano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (35.2 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com