TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Curta Metragem de Kleber Mendonça Filho

Por:   •  5/9/2018  •  Resenha  •  488 Palavras (2 Páginas)  •  87 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

Aluno(a): Karoliny Alves de Lima Ramalho

P4 – Manhã         Professor: Ilton

Resenha

Recife Frio

     O curta metragem de Kleber Mendonça Filho, nos conta a mudança repentina e drástica da temperatura e clima da cidade de Recife. Mostra o quanto isso faz a cidade mudar seus costumes, tradições, envolvendo a cultura, religião, moda e até mesmo na arquitetura.

     Um meteorito cai na Praia de Maria Farinha, 20 km ao norte de Recife, causando a morte de três pessoas, nada prova que foi ele que provocou a mudança do clima. As chuvas são constantes, as vezes tem intervalos de 3 à 4 horas, a temperatura da cidade caiu 20°C em menos de um hora, a máxima atinge 14°C com mínimas de 5°C à 6°C. o feito com o clima chamou a atenção de varias pessoas, inclusive jornalistas de outros países, que enfatizavam mostrando o céu escuro, o frio, e até mesmo pinguins invadindo as praias de Recife, mudando o ecossistema.

     Para se proteger do frio a população queima madeira nas ruas, dando um novo aspecto na cidade e também poluído. Para os moradores de rua não é nada fácil, muitos morreram de frio, pois não tinham alternativa e o jeito era mesmo aguentar a baixa sensação térmica. No IML receber corpos de quem morreram de frio virou rotina, aproximadamente 346 mortos desde a mudança climática.

     A religião católica acreditava que o frio era o pecado deles, já os evangélicos acreditavam que o mal estava ali.

     No comércio as coisas também se agravaram, em depoimento um dono de pousada relata que os dramas que a cidade sofre depois do caos afetou suas negociações, antes seu marketing era 100% de garantia de sol, e agora com as baixas temperaturas a procura de reservas dos quartos desapareceram. No artesanato também houve mudanças nas artes, como por exemplo as mulheres que antes se representavam com roupas leves, biquínis, (antes comum com elevadas temperaturas) agora são representadas de uma maneira mais formal e completamente agasalhadas, no qual nos mostra que a moda se transformou de um jeito antes descontraído, informal, para o ‘’chique’’.

    Na arquitetura a regra também muda de um modo inesperado, a cobiça pelo quarto da empregada, por exemplo. Antes com um clima tropical e sensação térmica de 30°C, o quarto de empregada era sempre localizado para o poente, pois seria uma área juntamente com a de serviço que não deveria ser usado pelos donos da casa, agora com as baixas temperaturas o confortável é o cômodo com menos ventilação e maior incidência solar, que é o caso da área de serviço. No entanto, os principais prédios localizados à beira-mar de Recife estão todos para venda, com o metro quadrado totalmente desvalorizado, as pessoas não querem mais moram, visitar a cidade, causando o vazio urbano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (92.9 Kb)   docx (20.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com