TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha: Curta metragem - A Ilha das Flores

Por:   •  25/1/2018  •  Resenha  •  687 Palavras (3 Páginas)  •  2.367 Visualizações

Página 1 de 3

Agatha Talita de Moraes       2°Etim Nutrição            13/03/17

Resenha- Curta metragem: A Ilha das Flores

O curta metragem aborda vários temas, como o capitalismo a falta de capital para algumas pessoas e a desigualdade social, mas como será que o capitalismo é praticado no curta?, o que acontece com as pessoas que tem menos capital?,e por que essas conseqüências todas podem acabar gerando a desigualdade social?, a seguir veremos a explicação dessa perguntas.

O curta metragem com direção de Jorge Furtado, está ligado diretamente ao capitalismo que é um simples sistema de trocas, uma situação clara de capitalismo envolvendo o curta é o caso do humilde produtor de tomate que quando colhe a fruta de sua plantação, parte pequena vai para seu próprio consumo porem a maior parte vai para a comercialização no mercado, ele troca sua mercadoria por dinheiro, também conta a história de um mulher chamada dona Anete que compra o perfume de uma laboratório depois vende em casa em casa, também troca seu produto por dinheiro, Isso é o capitalismo, Um exemplo disso temos no livro Riqueza das Nações de Adam Smith que explica isso mais detalhadamente um pequeno trecho do livro diz: “é apenas pequeníssima parte das necessidades de um homem que é suprida pelo produto de seu próprio trabalho. Ela satisfaz à maioria delas trocando aquela parte em excesso do produto de seu próprio consumo, pelas partes do produto do trabalho dos outros de que necessitar.” Mas o assunto do capitalismo já vem sendo estudado há anos, um grande filosofo Italiano chamado Giorgio Agamben dizia que “O capitalismo é como uma religião, e a mais feroz, implacável e irracional religião que jamais existiu [...] Ela celebra um culto ininterrupto cujo liturgia é o trabalho e cujo objetivo é o dinheiro.”Uma perfeita definição do que é o capitalismo.

Mas se no capitalismo é uma troca, parte dessas trocas são feitas por produtos VS. capital (dinheiro), obviamente algumas pessoas não vai ter capital o suficiente para fazer essa troca, e o resultado disso é a desigualdade social, no curta metragem a dona Anete compra o tomate do senhor Suzuke, porem um deles está impróprio para o consumo então foi mandado para um lugar chamado ironicamente de ilha das flores, lá eles foram escolhidos pelos donos, os alimentos em bom estado vai para os porcos e o resto foi para pessoas sem casa e sem capital, isso e um exemplo de desigualdade social, onde esses porcos e essas pessoas foram listadas em uma pirâmide social, onde o porco foi mais valorizado pelo simples fato de ele ter um dono. Já dizia Winston Churchill, um político conservador “A desvantagem do capitalismo e a desigual distribuição das riquezas; e a vantagem do socialismo é a igual distribuição da miséria.”. A desigualdade social resultado de um mundo capitalista pois busca insaciavelmente o lucro, e isso faz com que haja uma grande exploração feitas por donos de empresas ocorre principiante pela alta taxa de desemprego, além de existir cada vez mais  trabalhadores aceitando um salário baixo e a modernização,alem da riqueza se concentrar nas mãos de poucas e reservadas pessoas ou seja definitivamente causa a desigualdade social. Outra coisa abordado no curta metragem é o fato dos porcos terem donos e de algum modo os causa superiores a seres humanos livre e sem capital.   Esse assunto de liberdade e uns dos mais polêmicos estudados a muito tempo por filósofos e políticos, mas a pergunta é o que é liberdade? De acordo com o diretor do filme “liberdade é uma palavra que o sonho humano alimenta, que não há ninguém que explique e ninguém que entenda.”  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (62.7 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com