TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Leitura e Produção de Textos Tecnologias Aplicadas à Educação Desenvolvimento Pessoal e Profissional

Por:   •  30/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.232 Palavras (5 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP 

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

Leitura e Produção de Textos

Tecnologias Aplicadas à Educação

Desenvolvimento Pessoal e Profissional

 

 

Projeto: “Esperança com tecnologias para a educação”

.

2014

Introdução

A expectativa deste trabalho é mostrar a significância da informatização na vida escolar. A internet tem provocado mudanças na comunicação no mundo atual, e não poderia deixar de fazer parte da vida escolar.

Prof. DR. Marcos Tarciso Masseto (2000, p.134) afirma que no ensino superior há uma concepção de valorizar a transmissão de informações, experiências, técnicas para a formação de novos profissionais, mantendo um método tradicional de ensino

[...] as alterações [na sociedade, devido as TICs] refletem-se sobre as

tradicionais formas de pensar e fazer educação. Abrir-se para novas

educações, resultantes de mudança estruturais nas formas de ensinar e

aprender possibilitadas pela atualidade tecnológica, é o desafio a ser

assumido por toda sociedade (KENSKI, 2007, p.41).


 

Passo1

Visualize um ambiente/sala temática, relacionada a sua área de formação profissional, defina quem serão os usuários, quais tecnologias devem compor este ambiente/sala temática. Justifique sua escolha, as estratégias de uso, os objetivos e especifique como as tecnologias assistivas devem ser utilizadas (apresente todas estas informações, preenchendo a tabela abaixo).

Ambiente / Sala Temática: oficina de informática

Usuários: alunos do curso de montagem de computador

Recursos Tecnológicos

Justificativa e estratégias de uso

Objetivos

Aplicação de tecnologias assistivas

Computador (CPU, GABINETE)

Ensinar a mecânica do equipamento

Montar de desmontar a fim de ensinar a mecânica do equipamento

Equipamento de manuseio para montagem

Retroprojetor

Transmitir slides funcionais sobre montagens

Transmitir slides funcionais sobre montagens

Equipamento de saída de imagens

Aparelho de som com microfone

Transmitir sons

Para complementar slide

Equipamento de emissão de som e de saída de som

Passo 2

Desenvolva um texto que explique/justifique as razões pelas quais o projeto “Esperança com tecnologias para a educação” vai contribuir para a formação das crianças e adolescentes atingidos pela ONG Esperança.

De fato a tecnologia nas escolas iria ajudar muito em pesquisas, no poder se comunicar sobre trabalhos escolares, mesmo porque, o leque de possibilidades que abre ao procurar um artigo pra fazer um trabalho quando on-line, vai muito além do que se pode imaginar e com um tempo bem menor do que ficar foliando livros, mas daí dizer que acredito que este sonho um dia vire realidade e consiga escrever 5000 caracteres falando de algo que eu não acredito esta muito além do que minha mente consegue ir . Não nego que a informatização muita ajuda, mas isso ainda é pra uma minoria.

Passo 3

Para que os recursos tecnológicos sejam utilizados com eficiência e objetivos pedagógicos adequados, os docentes, precisam se aperfeiçoar constantemente.  Uma das preocupações do projeto “Esperança com tecnologias para a educação” é capacitar os docentes e você deve propor conteúdos virtuais que sejam relevantes para esta capacitação. Justifique suas escolhas e desenvolva uma sinopse do conteúdo sugerido. Indique um curso, um vídeo, um texto e outro conteúdo de sua escolha, e não se esqueça de apresentar o local onde é possível encontrar tais informações disponibilizadas na internet.

Curso: 

Curso Alfabetização e Letramento

Disponível em: http://www.cursosonlinesp.com.br/

Data de acesso: 23/05/2014

Justificativa da escolha do Curso 

Escolhi este curso porque, ele vai ajudar na minha carreira profissional, pois tenho preferência por letramento quero pegar a base de tudo pra começar minha jornada, mesmo sabendo que é uma parte super importante na vida escolar de um ser é nela que quero me colocar, quero me sentir útil de verdade, quero sentir que pelo menos um passo eu dei pra fazer algo pra que no futuro de alguém tenha um dedo meu lá no passado.

Sinopse do Curso

Trata-se de alfabetização e letramento onde se aprende a importância de ensinar a letra e o som da letra, a tecnologia da língua escrita e da leitura. A importância de ensinar o prazer de ler, de usufruí, sentir o texto, dialogar com o autor. Redimensiona a compreensão do aprender a ler e a escrever, este curso sugere formas de leituras e maneiras de facilitar o aprendizado.

Vídeo: Os melhores do mundo – sequestrador (pleonasmo)

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=EDmBUTVh-nw

Data de acesso: 04/06/2014

Justificativa da escolha do vídeo Como tinha que colocar um vídeo no trabalho, então coloquei um que vi e gostei, a escolha não tem nada de especial nem nada de propósito pensando no trabalho especificamente. Só achei interessante e fiquei pensando se toda vez que alguém falar o português errado morresse um, no Brasil não teria mais ninguém. É acabou sendo uma forma de aprender português com comedia.

Sinopse do vídeo: Trata se de um ladrão de banco que se vê encurralado pelos policiais que tentam fazê-lo se render, aí ele resolve matar um refém por vez, sempre que os policiais falam o português errado até que, em um momento ele diz “doa a quem doer” e para pra refletir na frase “se doe, doe em alguém e não a alguém”  logo, este suicida porque falou o português errado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (141 Kb)   docx (452.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com