TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Desenho do Objeto

Por:   •  4/10/2015  •  Ensaio  •  604 Palavras (3 Páginas)  •  399 Visualizações

Página 1 de 3

DESENHO DO OBJETO 1

FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO

Sumario

  1.  Introdução
  2. Pesquisa dos materiais e c0iclo de vida dos produtos
  3. Pesquisa de similares
  4. Brainstorm
  5. Definição da forma
  6. Bibliografia

INTRODUÇÃO

Para desenvolvimento do projeto relacionado à disciplina Desenho do Objeto I, seguindo as propostas do orientador Breno P. Barelli de que buscássemos materiais que estivessem no final de seu ciclo de vida, e reinventar seu uso e significado a partir de suas características originais,fazendo com que seja um novo objeto inserido no espaço.

A proposta de buscar no meio urbano material que degradam drasticamente o ambiente como vemos o plástico, papel, resíduos da produção industrial entre outros. Nossa solução por assim dizer de fazer desses materiais ainda não utilizados, novos produtos que todos tenham acesso e úteis em ambientes comoresidências, escritórios, lojas, etc.

Dentre as idéias e pesquisas levantadas vimos que nosso objetivo quanto a este projeto é algo que nós necessitamos e temos que levar em conta todo tipo de material que pode / poderia ser aproveitado e não é, pois é somente descartado como lixo.  

No decorrer do desenvolvimento do projeto tivemos diversas propostas, idéias, brainstorm, todos foram avaliadas e vimos que buscávamos as mesmas iniciativas de que o objeto fosse sustentável significando assim social, econômico, ambiental, fazendo deste projeto algo que qualquer pessoa possa aprender criar e fazer.

Partimos deste conceito então elaboramos com embalagem de Yakult (Leite Fermentado) material da embalagem plástico e caixas de ovos papel reciclado.

O protótipo tem com objetivo relacionar esses dois materiais fazendo das pequenas aberturas feitas nos potes de Yakult e nas caixas a passagem de luz, criando a integração da luminária com o ambiente. A expectativa e desejo para esta luminária criada é que traga para o meio onde está inserida diversas sensações de como aproveitar e ver que alguns materiais supostamente “sem uso” podem se tornar agradáveis e úteis novamente.

PESQUISA SOBRE OS MATERIAIS E CICLO DE VIDA DO PRODUTO ESCOLHIDO

Embalagem de Yakult

[pic 1] 

PS POLIESTIRENO

Informações Ecológicas

Degradabilidade Biodegradabilidade: Não é biodegradável.

Considerações sobre Tratamento e Disposição Produto e Resíduos Destruição / eliminação: Destinar para aterro sanitário, reciclar ou aplicar outro método de eliminação de acordo com a legislação vigente.

Embalagens usadas Destruição / eliminação: Descartar em instalações autorizadas de acordo com a legislação vigente. NOTA: Produto totalmente reciclável

Benefícios

Impermeável, inquebrável, rígido, transparente, leve e brilhante.

Caixas de ovos

[pic 2]

Informações Ecológicas

É classificado em: Miolo - Papel ondulado, utilizado no miolo da chapa de papelão. Capa de 1ª (kraftliner) - Papel fabricado com grande participação de fibras virgens, atendendo às especificações de resistência necessárias para constituir a capa ou forro das caixas de papelão ondulado. Capa de 2ª (testliner) - Papel semelhante ao Capa de 1ª, porém com propriedades inferiores, conseqüentes da utilização de matérias-primas recicladas em alta proporção. White top liner - Papel branco fabricado com grande participação de fibras virgens, atendendo as especificações de resistência requeridas para constituir parte das caixas de papelão ondulado. Tempo de decomposição: de 2 a 4 semanas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (446.6 Kb)   docx (710 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com