TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Design Sustentável

Por:   •  24/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  407 Palavras (2 Páginas)  •  326 Visualizações

Página 1 de 2

Aluno (a): Thais Cristine Romano                

RGM: 1512246-8                                Disciplina: Ergonomia e projeto mobiliário

Tutor: Margarete Farias

Design sustentável

A partir de revolução industrial, os móveis, assim como a maioria dos produtos, passaram a ser fabricados em série e incessantemente. Pouco depois as pessoas começaram a perceber o impacto ambiental que seria gerado com tais práticas, então pouco a pouco as indústrias passaram a levar isso em consideração no processo de fabricação e descarte de materiais. O mobiliário, assim como outros artefatos, sempre condiz com o contexto histórico-cultural em que está inserido; portanto quando a sustentabilidade se propagou houveram mudanças também na composição do design de interiores.

Surgiram movimentos modernistas como o Arts & Crafts, que tentou manter a qualidade do produto elevada, porém não conseguiu competir com os preços baixos dos produtos em série; o Art Nouveau que tentava integrar: formas orgânicas naturais, entretanto geradas por máquinas; o Estilo Glasgow com influências orientais; mais tarde o Art Déco, sofisticado, a Bauhaus; todos procurando quebrar o estilo tradicional e criar uma arte que expresse essa nova etapa com a virada do seculo.  

Nessa época foram criados móveis em formatos inovadores, com cores vibrantes e supersaturadas

Foi nos anos 60 que começou a ser tomada consciencia. O pop art e a reciclagem começaram e se difundir, assim como o uso racional do material. Nos anos 70 o problema ambiental cresce a um nível preocupante, não há vazão á todo o lixo gerado, ocorre a crise do petróleo e a primeira conferência das nações unidas sobre o meio ambiente humano. Mas só em 1999 entram em vigor leis de proteção ambiental como o Protocolo de Montreal. A partir de então a preocupação com os impactos ambientais foi sendo levada mas a sério. Normas e diretrizes são definidas mundialmente a favor da sustentabilidade. Novos designs entram em vigor, assim como novos materiais e processos construtivos ecológicos.

O design bem sucedido do século XXI é aquele que integra sustentabilidade ambiental, social e econômica com a mesma relevância. O projeto tem que ter qualidade e funcionalidade; ser fabricado de acordo com princípios ecológicos tanto na escolha de materiais quanto na técnica construtiva; ter uma estética agradável ao publico alvo; e ser economicamente acessível

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (59.3 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com