TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Fato social

Por:   •  16/5/2016  •  Artigo  •  923 Palavras (4 Páginas)  •  562 Visualizações

Página 1 de 4

FATO SOCIAL
ÉMILE DURKHEIM

O que um ser humano aprende sozinho? E socialmente?

"Quando desempenho minha tarefa de irmão, de marido ou de cidadão, quando executo os compromissos que assumi, eu cumpro deveres que estão definidos, fora de mim e de meus atos, no direito e nos costumes. Ainda que eles estejam de acordo com meus sentimentos próprios e que eu sinta interiormente a realidade deles, esta não deixa de ser objetiva; pois não fui eu que os fiz, mas os recebi pela educação. Do mesmo modo, as crenças e as práticas de sua vida religiosa, o fiel as encontrou inteiramente prontas ao nascer; se elas existiam antes dele, é que existem fora dele. O sistema de signos de que me sirvo para exprimir meu pensamento, o sistema de moedas que emprego para pagar minhas dívidas, os instrumentos de crédito que utilizo funcionam independente do uso que faço deles." (DURKHEIM, Émile. As regras do método sociológico)

Durkheim diz que vários padrões de comportamento existem antes mesmo do indivíduo nascer, ou seja são exteriores ao indivíduo e existem independente dele. São os fatos sociais, são gerais, independentes e externos.
A educação produz o ser social. Quando nascemos somos educados a agir de determinada maneira. A criança, por exemplo, sofre uma pressão a todo momento que tende a modelá-la à imagem da sociedade em que vive. Sendo os pais, mestres ou tutores, os intermediários dessa educação. Essa pressão que os indivíduos sofrem é a coerção do fato social, os indivíduos são obrigados à seguir o padrão da sociedade.  Se vai contra ao que lhe é imposto ele sofre algum tipo de repressão: a legal, a lei, ou espontânea-moral, os indivíduos ao redor.

São conceitos bases dos Fatos sociais:

  • A consciência
  • A solidariedade
  • A anomia

CONSCIÊNCIA COLETIVA

É um conjunto de crenças, sentimentos comuns à média da população de uma sociedade, tem uma força coercitiva exercida sobre o indivíduo, desde o nascimento, garantindo e controlando os indivíduos, fazendo com que os mesmos sigam as normas sociais e os comportamentos pré-estabelecidos. É exterior ao indivíduo, ou seja, independe dele.

SOLIDARIEDADE – Mecânica e Orgânica

Solidariedade mecânica, acontece em pequenas sociedades, sem grandes distinções sociais. Os indivíduos compartilham dos mesmos valores sociais, tanto nas crenças, quanto nos interesses que se referem a subsistência do grupo. Nessas sociedades há uma forte consciência coletiva, faz com que a coesão social seja assegurada, os indivíduos se sentem parte do todo.

Solidariedade orgânica, acontece em grandes sociedades, sociedades capitalistas, havendo maior distinção social. Há uma maior divisão do trabalho, por isso os interesses são bastantes distintos e a consciência de cada um é mais particular. A consciência coletiva se resolve na percepção de que todos são indivíduos. A coesão social é assegurada na tolerância, cada um se reconhece como indivíduo e reconhece a individualidade do outro.

ANOMIA
Quando numa sociedade o indivíduo não se sente parte e vai contra aos valores e crenças da mesma ele é anômico. A Anomia para Durkheim é a violação dos indivíduos sobre as normas de conduta social, é encarada como uma patologia social. Expressa crise, perda de efetividade, desmoronamento da norma. Não há mais uma consciência coletiva, há luta de classes e perda de identidade social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (96.9 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com