TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Fordismo

Por:   •  15/5/2018  •  Projeto de pesquisa  •  591 Palavras (3 Páginas)  •  277 Visualizações

Página 1 de 3

Fordismo é o sistema de produção é consumo em massa regulamentada por estado, Pós Fordismo, é o sistema de acumulação flexível é de consumo em nichos de mercado que vem sendo desenvolvido desde a dec. de 70. Durante esse Período ocorreu mudanças na organização e na economia fordista que se caracterizou pela sua flexibilidade. (Máquinas e equipamentos flexíveis e empresas mais especializadas). Com isso a alta tecnologia concentrou-se em novas áreas como nos Estados Unidos e na Europa Ocidental e foi se espalhando para outras regiões. Então o mundo econômico global os pós fordistas e o industrial passaram a ter mais fluxos de população e cultura refletindo na arquitetura como por exemplo um arquiteto Francês cria um projeto para Bangkok ou um arquiteto de Nova Jersey voa para Berlim para supervisionar um projeto de construção. Então todas as mudanças levaram enormes alterações dos padrões de trabalho e do social. Áreas que não se comunicava entre si agora estão ligadas de uma forma mais visível pela presença da Cable Network New (CNN), foi causando um Impacto na vida cotidiana de todos e do ambiente construído. O papel do Arquiteto vem sendo rebaixado em seu valor no mundo dominado por incorporadores, engenheiros e construtores desde o século XIX.  

Os arquitetos estão projetando em frações, os subúrbios, escolas, armazém e escritórios estão sendo construído por construtores ou empreiteiros. Isso existe lados negativos e positivos :Negativo, poderia melhorar a paisagem, só que acaba ficando restrito, já o positivo é que deixa um espaço aberto para grupos excluídos da sociedade então passa a dar forma em seu entorno e projetar os locais ondem vivem.
O arquiteto dos Estados Unidos prioriza os megaprojetos deixando um pouco de lado os outros grupos sociais principalmente a área rural.
Casa Hay Bale foi projetada e construída com 6000 mil dólares por 33 alunos em 3 semestres letivos da universidade em Hale Coutry, Alabama no período de 1993-1994 uma casa simples e digna dos moradores.
Vittorio Gregotti elaborou em uma série de artigos para a revista C bella e depois concretizou-a em projetos como o Centro Cultural de Belém, em Lisboa junto de  Manuel Salgado. Foi projetado sem perder de vista a relação ao Mosteiro de São rônimo, do século XVI, do outro lado da rua.Os projetos em grande escala não sejam novidade
teve um grande envolvimento de corporações internacionais  participação de arquitetos de todo o ocidental. Para os fins deste estudo, a autora dividiu a produção arquitetônica em três categorias: espaço público, espaço doméstico e reestruturação urbana para novos ambientes de moradia e trabalho.

No caso do espaço público, está associado aos parques temáticos de Disney; no caso do espaço doméstico, a IBA em Berlim; e na reestruturação das cidades para adequá-las a novos padrões de trabalho, as Docklands de Londres. Embora eu concordo em partes que o Parque da Disney é um espaço público, pois ele está voltado para uma classe social mais alta, então classes mais baixas não podem desfrutar desse espaço público.

 Existe um vínculo entre a cultura do megaprojeto e o papel da arquitetura no final do segundo milénio. Em uma reunião no ano de 1992 na Faculdade de Arquitetura da Universidade do Sul da Califórnia, em Los Angeles, para examinar uma proposta feita pela Universidade de fundir a Arquitetura com outra faculdade. A Faculdade de Arquitetura resistiu a formar parcerias que pareciam como a Escola de Planejamento Urbano ou com a Escola de Belas[pic 1]Artes. Então assim o ex-reitor fez uma proposta de que a Arquitetura se unisse ao Teatro, com base nas suas práticas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (48.9 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com