TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O IMPRESSIONISMO

Por:   •  8/5/2017  •  Artigo  •  5.272 Palavras (22 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 22

IMPRESSIONISMO

Alcemir Alexandre da Cruz1, Caio César Machado Lacerda2, Davi Felinto Nogueira Diniz3 & Wesley Dennis e Silva4

1,2,3,4 – 1° período “A” de Arquitetura e Urbanismo – UNIPÊ

1: a_alexandrecruz@hotmail.com (8881-4294); 2: wowbildun@hotmail.com (9962-6429); 3: davi_felinto@hotmail.com (9912-9574); 4: wldennis.aeu@gmail.com (8886-5131).

IMPRESSIONISMO[pic 1]

RESUMO. A partir do Realismo existiu um marco nas artes plásticas, em um contexto histórico-cultural onde tudo se voltava para as artes. O Impressionismo surgiu com uma raiz para a revolução nas artes, rompendo com a escola acadêmica, sendo influenciado por outras escolas artísticas, mas também as influenciando com sua nova e inusitada maneira de pintar. Os pintores desse movimento influenciaram músicos, poetas e escultores do século passado, os quais procuravam fixar e transmitir, com maior exatidão possível, uma imagem ou sentimento através de cores, sons ou palavras. Dentre os artistas que representam esse momento histórico das artes, estão Edgar Degas, Claude Monet, Paul Cézanne e Vincent Van Gogh. Esse movimento trouxe consequências para as escolas artísticas, de modo que a partir dele outros movimentos artísticos coexistiram. Entretanto, o Impressionismo era protagonista, a partir do qual surgiram novas escolas: as famosas Vanguardas.

Palavras-chave: artes plásticas; impressionistas; movimentos artísticos.

ABSTRACT. From the Realism, an overturn in arts took place, in a historical and cultural context where everything turned to arts. Impressionism emerged with a basis to the revolution in arts, breaking up with the academic school, being influenced by other artistic schools, but also influencing them with its new and unusual way of painting. The painters of this movement influenced musicians, poets and sculptors of the last century, who wanted to settle and transmit, with the highest possible accuracy, an image or feeling through colors, sounds or words. Amongst the artists who represented that historical moment of arts, Edgar Degas, Claude Monet, Paul Cézanne and Vincent Van Gogh are remarkable. This movement brought consequences to the art schools in such way that, from it on, other movements co-existed. However, Impressionism was the "leading actor", from which new schools emerged: the famous Vanguards.

Key words: arts; impressionists; artistic movements.

1. Introdução

Tudo era tão limpo e tão real que nossos olhos confiavam no que viam. Tudo tão conservador; um espelho que se refletia à nossa frente. As pinturas eram consideradas uma verdadeira arte com técnica pura. A perfeição nos traços fazia parecer tudo estar bem. Porém, uma pedra foi jogada no espelho. Revolucionários inovaram a maneira de pintar e de olhar, rompendo com qualquer conceito dos acadêmicos. Assim teve origem o Impressionismo, mudando o modo tradicional de pintar, sendo rejeitado imediatamente pelos críticos de artes pelo seu jeito que eram vistas por esses “revolucionários”. Vamos ver os principais pintores deste movimento e suas características e o quanto eles influenciaram o contexto daquela época, consequências aos movimentos subsequentes.

Estudar o Impressionismo, considerando seu contexto histórico, bem como suas consequências e agentes envolvidos, é tarefa indispensável quando se busca entender o papel e influência das artes nas sociedades humanas, principalmente por tal conhecimento contribuir para o desenvolvimento da Arquitetura.

Este estudo se propôs a mostrar como surgiu o Impressionismo, quem o influenciou, o contexto histórico mundial, como foi a transição do Realismo para o Impressionismo, bem como as técnicas utilizadas pelos pintores Impressionistas e Pós - Impressionistas, um breve histórico da sua vida, quais foram os mais influentes e consequências para os movimentos seguintes.

Através de pesquisa para esse estudo iremos introduzir o sentido em que as artes plásticas tomaram através do impressionismo, que se tornou de grande importância para Historia das Artes.

2. Contexto Histórico

Final do século XVIII e no inicio do século XIX, o Ocidente vivia em uma onda de revoluções liberais, politicas e também de revoluções industriais, toda esta situação provocou mudanças na politica. Na França, após o Segundo Império Napoleônico (1851), Comuna Francesa (1871) e a Guerra Franco-prussiana, chega a paz não só na França, mas também na Itália e na Alemanha. O estado assumiu responsabilidades para área de trabalho, Saúde, e principalmente Educação, o Estado assumiu essas responsabilidades devido à aparição de oposições o Socialismo, o Republicanismo, e o Anarco-Sindicalismo.

Durante esse período que ficou conhecido com Belle Époque a França vivia em ótimo período, cidades mais moderna, agora começa uma vida noturna, novos meios de transportes, novos processos de comunicação à França vivia em uma época de grande importância na sua historia sem muitos problemas. Durante final do século XIX e inicio do século XX houve algumas alterações na França. Com grande crescimento das cidades, Paris capital da França ficou como a protagonista, ficou marcada as construções de edifícios públicos como Operas, boulevards que eram avenidas largas tipo vias, Mercados, Parques, as canalizações, esgotos. Também com o surgimento da iluminação noturna vem permitir a circulação a noite, com isso possivelmente as exposições ficariam até mais tarde abertas, os cafés ainda eram os centro das atenções da vida publica. Nesta época são criados os telefones, fotografia, a eletricidade e o cinema, estes foram os grandes símbolos da Modernidade.

Paris tornasse o centro da vida artística e cultural do Ocidente, a partir dai começam a organizar exposições universais, o País estava se voltando mais para o lado artístico do que para lado politico e religioso, o crescimento era tanto que foi instalado um Mercado de Artes para receber as exposições e críticos de artes. Notou-se o começo de uma nova revolução nas técnicas e nos objetivos. Surgem duas tendências, de um lado conservadorismo e ado outro os que desejam inovar, os acadêmicos diziam que eles que guardavam a verdadeira arte, já os revolucionários diziam que estavam preparados e sujeitos para a não aceitação dos acadêmicos, Acabariam de impor uma escola mais ou menos definida, que viriam ser a base da arte do século XX, O IMPRESSIONISMO.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.3 Kb)   pdf (1 Mb)   docx (785.1 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com