TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O MEMORIAL DESCRITIVO DE OBRA

Por:   •  21/2/2019  •  Dissertação  •  1.499 Palavras (6 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 6

MEMORIAL DESCRITIVO

Proprietário(a): CLIENTE

Referente: TIPO DE OBRA

01.01        APRESENTAÇÃO.

                Este memorial tem por objetivo complementar o Projeto Arquitetônico, referente à construção de uma ampliação residencial unifamiliar em alvenaria e concreto com A: 16,10m² residenciais, situada à Rua Beija Flor, nº 495, Setor 02, Quadra 19, Lote Adm: 0065, na cidade de Encruzilhada do Sul / RS, descrevendo os materiais e técnicas a serem utilizados. Os pontos básicos que orientaram a idealização deste projeto foram: ocupação racional do terreno, com o aproveitamento dos espaços laterais, valorização das fachadas, aproveitando a boa orientação solar e ventilação dos ambientes.

02.01        LOCAÇÃO DA OBRA.

                A locação da obra se dará de maneira que sejam observados estritamente as cotas e níveis do projeto arquitetônico e partindo-se do alinhamento (testada) do terreno no meio-fio.

03.01         FUNDAÇÕES.

                Serão executadas sapatas corridas em pedras de alicerce argamassadas, cintas de fundação na dimensão de 15x30cm com 4 barras de ferro 3/8” conforme projeto específico, devendo satisfazer as normas - especialmente a NBR-6122 - e fornecer estabilidade à obra.

04.01        ESTRUTURAS.

                Será utilizado o sistema de estrutura em alvenaria e concreto. Sobre as paredes serão executas vigas de amarração 15x20 com estribo de ferro 18cm, e vigas aéreas com dimensão de 15x35 com ferro 3/8’ apoiadas nos pilares. Os pilares serão executados com dimensão de 15x30cm sendo utilizado ferro GG 50 GG - 4 barras de 10.0mm ( 3/8”). A laje será de vigota e tavela, apoiada em cima das cintas e vigas, com malha de ferro 15x15 de 4.2mm.

05.01        IMPERMEABILIZAÇÃO.

         As vigas de fundação serão impermeabilizadas com 2 demãos de igol e serão também objeto de projeto específico onde serão detalhados os caimentos, os condutores pluviais, os materiais e os cuidados para a execução de cada serviço. Nos banheiros será utilizada 2 demãos de sikatop para impermeabilização das paredes.

06.01        ALVENARIAS.

                Serão com tijolos maciços, de primeira qualidade, de dimensões uniformes, obedecerão às dimensões e aos alinhamentos determinados no projeto arquitetônico, admitindo-se no máximo, uma variação de 2cm em relação à espessura.

        Para assentamento dos blocos, será utilizada argamassa de assentamento traço 1:2:6 (Cimento: Cal : Areia Regular I, peneirada). Os blocos serão abundantemente molhados antes de sua colocação, sendo as fiadas executadas em nível, alinhadas e aprumadas e as juntas terão espessura máxima de 15mm.

07.01        COBERTURA.

                A cobertura será em madeira, com inclinação de 50%, conforme projeto. Será executada uma treliça de madeira, constituída por tesouras conforme inclinação do telhado, sobre ela serão fixadas terças de 8 x 16 cm; caibros de 6x 8 cm; ripas de 5 x 5 cm com espaçamento de 30 a 35 cm, onde se apoiarão as telhas, todas madeiras de primeira categoria. Serão utilizadas telhas cerâmicas, na cor à definir.

 

08.01        CHAPISCO COMUM.

                O chapisco comum será executado com argamassa traço 1:3 (Cimento:Areia grossa), de acordo com procedimento normal de execução.

09.01        EMBOÇO.

                Os emboços, só serão iniciados após completa pega da argamassa das alvenarias e depois de embutidas todas as canalizações que por ele deverão passar. Os emboços serão fortemente comprimidos contra as superfícies e apresentarão paramento áspero ou entrecortado de sulcos para facilitar a aderência. A espessura do emboço 20mm, de modo que, com a aplicação de 0,5cm do reboco, o revestimento de argamassa não ultrapasse 2,5cm.

10.01        REBOCO.

                Todas as alvenarias, internas e forros serão com Areia Fina Osório, as externas receberão reboco misto ou riscado. O reboco deve ser com traço 1:2:4 (ci-ca-ar), devendo ser corretamente desempenado, liso e nivelado, com textura uniforme, sem emendas ou fissuras, inteiramente livre de partículas soltas para posterior pintura.

11.01        PISOS.

                Serão assentes os pisos indicados em projeto, cerâmica 45x45cm, com argamassa colante Portokoll ou similar. Após a secagem será feito o rejuntamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (78.1 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com