TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Memorial Descritivo de Canteiro de obras

Por:   •  14/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  652 Palavras (3 Páginas)  •  500 Visualizações

Página 1 de 3

Grupo: Júlia Mosqueta, Kalina Farias, Greici Kelly Pizzatto e Saene Mara Lisch

Turma de Aquitetura e Urbanismo Terça-feira à noite – Tecnologia dos Materiais II

MEMORIAL DESCRITIVO

CANTEIRO DE OBRAS

O canteiro de obras apresentado, é composto de 3 fases. A Fase 1 corresponde à movimentação de terra, contenção da vizinhança e execução das fundações e da estrutura. A Fase 2 corresponde à execução da estrutura da torre, além das vedações em alvenaria e dos revestimentos. A Fase 3 corresponde à realização dos serviços de acabamento e à desmobilização do canteiro.

As fases 1 e 2 apresentam um croqui de como irá funcionar a acessibilidade no local tanto de materiais, pessoas quanto dos transportes dos mesmos.

Na fase 1 os serviços do ferreiro e carpinteiro serão terceirizados, ou seja, as formas e as ferragens não estarão na obra neste tempo. O depósito receberá cimento, cal e tubos de conexões. Usaremos concreto usinado, justamente por não conseguir acomodar todos os ambientes no espaço disponível na obra do canteiro.

Na fase dois, usaremos o térreo da edificação para acomodar as bancadas de ferreiro e carpinteiro e espaço para tijolos e blocos utilizados na vedação da estrutura (eles serão transportados pelos transportes verticais). O depósito a partir desta fase, receberá materiais para revestimentos e acabamentos, esquadrias, tintas, aditivos.

Instalações de energia elétrica e hidráulica provisórias:

  • Rede de fornecimento de energia elétrica: deverá manter a rede provisória de luz e força para abastecimento do canteiro e os equipamentos da obra, bem como as condições de operação e manutenção, deverão obedecer às normas da ABNT e às exigências da concessionária local. Ficará por conta da Empreiteira o custo das despesas com o consumo de energia elétrica necessário ao funcionamento do canteiro de obras.

Áreas de Vivência:

  • Refeitório: Este ambiente é composto por 3 meses para 20 operários e 6 bancos com 30cm de largura e 8 metros de comprimento, também para 20 operários. Junto deste espaço encontra-se uma pequena área de lazer com acesso à televisão, também encontra-se um pequeno ambiente com pia, frigobar e micro-ondas.
  • Vestiário e Sanitários: Ambos os ambientes encontram-se num mesmo. Os armários serão de metal com cadeado e dimensões de (LxAxC): 0,30x0,80x0,40m. Neste ambiente encontram-se também dois mictórios de louça e as bacias sanitárias serão de louça, sifonadas e autoaspirantes, formato oval, na cor branca, com assento e tampa plásticos, na mesma cor dos aparelhos sanitários. Deverão ser colocadas de forma que a tampa, quando erguida, tenha o ângulo necessário para manter-se na posição aberta. As caixas de descargas serão acopladas às bacias. Chuveiros elétricos.
  • Ambulatório: Área destinada aos cuidados dos possíveis acidentes ocorridos na obra. Possui uma maca hospitalar, cadeira, uma mesa auxiliar e armários para guardar as medicações.

*Neste canteiro, não haverá alojamentos. Os funcionários residem na mesma cidade da obra e possuem uma facilidade de locomoção.

*Também não haverá lavanderia, cada funcionário é responsável pela limpeza de seus EPI’s.

Áreas de apoio:

  • Guarita: localiza-se próximo ao portão de entrada dos funcionários, compradores e vendedores. Está próximo aos sanitários e refeitórios, não necessitando de locais apropriados dos mesmos neste ambiente. À sua frente, encontra-se o posto de vendas, com um ambiente aconchegante e receptivo, com fotos e apresentações do projeto em execução. Com janelas em fita de vidro, da guarita é possível ter uma visão de toda a obra e do entorno da mesma também. *O guarda não reside na obra.
  • Almoxarifado: Neste ambiente encontra-se o material ferramental da obra, também caixas para agregados. Terá um responsável/encarregado por ele, e o mesmo entregará as ferramentas destinadas ao trabalho de cada funcionário.
  • Escritório: Neste escritório, possuímos uma sala técnica com os projetos, cronograma, licenças da prefeitura, e uma sala administrativa, com a presença dos responsáveis da obra, responsáveis pela segurança dos funcionários, arquitetos, engenheiros. A localização do escritório é ao lado do almoxarifado, perto do portão de entrada e possui visão global do canteiro.

Transportes:

  • Transportes verticais: Um elevador para transporte do pessoal (funcionários) e uma Grua para para transporte e levantamento de cargas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (69.5 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com