TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MEMORIAL DESCRITIVO: Canteiro de Obras

Por:   •  2/12/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.912 Palavras (8 Páginas)  •  1.506 Visualizações

Página 1 de 8

MEMORIAL DESCRITIVO:

Canteiro de Obras

O canteiro de obras foi projetado segundo NR 18, que regulamenta as condições e meio ambiente de trabalho na indústria da construção, por se tratar de uma obra de pequeno porte o cronograma de execução se concluirá dentro de oito meses e terá um máximo de 10 funcionários (conforme histograma).

As instalações elétricas do ponto de entrada principal do terreno serão feitas de maneira permanente junto à concessionária de energia do município com rede trifásica, disjuntor DR e aterramento em todo o sistema para a proteção das instalações da obra e dos trabalhadores. A distribuição dos fios pelo canteiro de obras será feita de maneira subterrânea próximo aos acessos de caminhões e suspensa por postes nas demais regiões que necessitem de abastecimento.

Não haverá a necessidade, no espaço de área de vivência, de alojamento, lavanderia e espaço de lazer pois não haverá pessoas alojadas na obra. Em virtude de a obra possuir funcionárias mulheres foi colocado um sanitário feminino nas instalações provisórias. As refeições serão terceirizadas, dessa forma não haverá uma cozinha no canteiro de obras.

Para fixar as estruturas provisórias do canteiro de obras foi projetada uma estrutura de madeira especial impermeabilizada de 60cm a ser cravada no solo, sobre a qual serão construídas desde as áreas de vivência, até depósitos e bancada de serralheria e carpintaria. Cabe ressaltar que os tapumes, que terão 2,20m de altura, serão estruturados sobre caibros cravados no solo com 50cm de profundidade.

O esgoto das instalações do canteiro de obras será destinado à rede coletora de esgoto.

Serviço/Instalação/Dependência do canteiro de obras:

Serviços preliminares: A limpeza e terraplenagem do terreno será executada utilizando roçadeira e retroescavadeira, utilizando a referência de nível conforme o projeto. A limpeza do terreno ocorrerá antes da execução do tapume, em virtude disso os acessos das máquinas serão diferentes nessa etapa.

Gabarito: Será executado em madeira, situado a um metro e meio da edificação a ser construída, com escoramento de 30cm de profundidade.

Áreas de Vivência- Refeitório: O refeitório se localizará próximo a entrada da obra e possuirá 10m², pé direito de 2,80 m e será executado com paredes de chapa de madeira impermeabilizada de cerca de 2,50 cm de espessura. O piso da referida área será de madeira impermeabilizada e revestida com pisos(que serão aderidos com argamassa especial,possibilitando que a estrutura seja rapidamente montada e reutilizada na execução de outros canteiros), a cobertura será de telhas de fibrocimento ondulada, com espessura de 4 mm. A ventilação e iluminação do local será natural, pois haverão duas janelas de 1,50x 1,00 m e peitoril de 1,10m. No local haverá uma mesa com 1,5 m de largura e 3,0 m de comprimento, com tampo laminado de madeira e dois bancos, um de cada lado da mesa com 0,30 cm de largura e de 3,0 m de comprimento, suportando assim todos os trabalhadores no momento de suas refeições. Haverá bebedouro, para o fornecimento de água potável e lavatório dentro do refeitório, para que os funcionários possam lavar as mãos.

Áreas de vivência- Vestiário: O vestiário será localizado próximo à entrada da obra, ao lado do refeitório, mas com entrada independente. O vestiário será executado com paredes de chapa de madeira impermeabilizada medindo no total 2,5 cm de espessura, terá pé direito de 2,80 m e área de 10 m², com piso de chapa de madeira impermeabilizado e revestida com pisos e cobertura de telhas de fibrocimento ondulada, com espessura de 4 mm. Haverá dois armários com 0,45 cm de largura e 3,0 m de comprimento, sendo que cada armário possuirá 5 divisórias com portas que podem ser cadeadas. Os armários estarão um de cada lado do vestiário sendo que entre eles serão dispostos dois bancos de 3 metros de comprimento e trinta centímetros de largura, possibilitando que todos os funcionários consigam sentar para se trocar no ambiente. Ainda sobrará um vão livre de 50 cm permitindo a abertura das portas dos armários. O vestiário também é ventilado naturalmente pois possui uma janela de 1,00m x 0,5 m e peitoril de 1,80 m, haverá duas fluorescentes para iluminação do ambiente.

Áreas de Vivência- Banho: a área de banho será localizada juntamente com o vestiário, com área de 1,50 m², com cobertura de telhas de fibrocimento ondulada, com espessura de 4 mm, piso de concreto impermeável revestido com material antiderrapante e paredes de chapa de madeira impermeabilizada revestida com azulejos que serão colados com argamassa especial, a fim de ser rapidamente montado e reutilizado em canteiros em obras futuras. A área de banho contará com local para colocar o sabonete e para pendurar toalha. O chuveiro também possuirá janela para ventilação natural, com as seguintes medidas 0,80 x 0.50/1,80. O chuveiro possuirá aterramento adequado e um disjuntor de proteção.

Áreas de Vivência - Instalações Sanitárias: O canteiro de obras possui duas instalações sanitárias, uma feminina com área de 2,19 m² pois há mulheres trabalhando na obra e outra masculina com área de 2,25 m², ambas com pé direito de 2,80 m. As instalações serão cobertas por telhas de fibrocimento ondulada, com espessura de 4 mm, o piso será de concreto impermeável revestido de material antiderrapante e lavável e as paredes serão de chapa de madeira impermeabilizada revestida com azulejos. Ambas instalações possuirão iluminação através de uma lâmpada em cada banheiro e ventilação natural através de janelas com 1,80 m de peitoril e 0,80m x 0,50m no caso do banheiro feminino e 0,50m x 0,50m no caso do banheiro masculino. As instalações elétricas serão aterradas. Cada instalação sanitária possuirá um lavatório, com torneira de plástico, um vaso sanitário com caixa de descarga , recipiente para a coleta de papéis usados e no banheiro masculino haverá mictório.

Áreas de Vivência - Escritório: O canteiro possuirá uma área de 3,625m² destinada a um escritório para armazenamento dos projetos e documentação da obra. O ambiente possuirá uma janela de ventilação de 80 centímetros de largura, um metro de altura e peitoril de um metro e dez. O ambiente contará com iluminação artificial e tomada. Assim como os outros cômodos deste bloco, suas paredes serão de madeira impermeabilizada.

Instalações Provisórias - Telheiro para Proteção da Betoneira: Será

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)   pdf (53.1 Kb)   docx (14.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com