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O Norberto Bobbio - Comunismo

Por:   •  3/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  566 Palavras (3 Páginas)  •  190 Visualizações

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UNIVERSIDADE DE ITAÚNA

Teoria Crítica

                        Prof. Lucas Veloso de Menezes

Nome da(o) Aluna(o) (nome completo)

Ana Júlia Magalhães Rocha

Texto que Debate (nome do autor e título)

Norberto Bobbio - Comunismo

 Comentário crítico sobre o texto (deve ter entre 100 e 300 palavras)

As primeiras ideias sobre o Comunismo surgem na civilização cristã. O cristianismo defendia a necessidade de colocar tudo em comum e viver do próprio trabalho, acreditava-se que quem vivesse assim entraria no reino de Deus, é evidente na passagem Bíblica: e os pobres são proclamados os únicos que poderão entrar no reino de Deus (Lucas, VI, 20 ), em Marcos (X, 21,25) se afirma que é preciso despojar-se de tudo aquilo que se possui e dá-lo aos pobres, porque "é mais fácil um camelo passar pelo fundo de uma agulha do que um rico entrar no reino de Deus". Essas ideias percorreram toda a Idade Média e a época Moderna.

A primeira grande Utopia surgiu em meados do século XVI e XVII de Thomas More que acompanhou à constante declinação na produção e na vida dos pré-burgueses. Verifica-se na Inglaterra já no século XV essa mudança, em que camponeses foram expulsos do campo e começaram a trabalhar, submetidos à péssimas condições de trabalho. Nesse contexto é possível analisar a Utopia de More, pois defendia o fim da propriedade privada e tudo pertenceria ao Estado sem interesse de acumular bens. Além disso para ele a Utopia seria uma organização politica e administrativa onde existiria democracia e seriam debatidos os assuntos econômicos e sociais por todos.

Em 1647 e 1650 surgem os niveladores, que podem ser considerados os primeiros representantes utópicos, que não eram filósofos ou pensadores, eles pertenciam a classe de miséria total. Entendiam como abolição da propriedade privada o fim da origem de todos os males, e o cultivo da terra por todos em comum pois foi dada por Deus e cada produto tirado dela seria distribuído de acordo com necessidade de cada um.

Na Revolução Francesa os ideais comunistas reapareceram num movimento chamado babuvista, que tinha caráter político. Esse período contou com grande influencia de Rosseau e Morelly. Ambos defenderam que a propriedade privada era a origem dos males, de fato ela tinha afastado o homem da sua natureza de estado, com o seu fim não haveria ações agressivas do homem. Porém , Rosseau defendia que a divisão da riqueza seria feita na proporção do trabalho, enquanto Morelly defendeu a distribuição de acordo com a necessidade de cada um . Após o fim da Revolução Francesa florescem as escolas socialistas e comunistas, elas acreditavam numa modificação da sociedade velha para a sociedade nova sem violência, fundamentada no principio da cooperação e da fraternidade de todos. Karl Marx sustentou na sua obra Manifesto do partido Comunista em 1848 que a revolução proletariada somente teria resultado depois que a evolução capitalista alcançasse seu auge, e ainda qualquer esforço para anteceder a revolução acabaria em medidas anarquistas. E apenas a grande indústria pode promover a riqueza social seguindo a capacidade e a necessidade de cada um. No entanto Karl Kautsky lançou uma crítica ao marxismo que foi renegada porém alguns anos depois houve uma revanche historica de alguns partidos comunistas que estabeleceu o livre confronto parlamentar para dar fim ao processo socialista e comunista na sociedade.

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