TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PARTIDO E CONCEITO ARQUITETONICO

Por:   •  7/6/2020  •  Resenha  •  553 Palavras (3 Páginas)  •  319 Visualizações

Página 1 de 3

PROPOSTA

O presente projeto se refere à construção de um monumento que significasse o "Marco do Centro Universitário de Viçosa - Univiçosa", localizada no bairro Silvestre em Viçosa. contendo as diretrizes que nortearão o projeto da estrutura, bem como apresenta as especificações e procedimentos adequados à sua execução.

OBJETIVO

Construção de um monumento a ser implantado mantendo-se exposto no ambiente externo localizado no jardim de entrada do edifício garagem, deverá ser destacado o marco do Ensino Superior com referência à todo caminho percorrido em seus 15 anos de história.

PARTIDO E CONCEITO ARQUITETONICO

Há uso do jogo de volumes criado pelos diferentes tamanhos e sentidos dos elementos, consequentemente A maneira como a estrutura é disposta foi pensada com o objetivo de remeter à uma escada, visto que para se chegar ao topo é preciso subir os degraus da formação e paralelo à isso, relacionamos os anos de história da Univiçosa juntamente com a evolução do aprendizado, já que ela começou em 2004 como FACISA (Faculdade de ciências biológicas e da saúde) e vem crescendo a cada ano, se tornando hoje, um centro universitário; conhecida também como uma das melhores e mais completas faculdades da região. A escolha do número de elementos (3), foi criada e relacionada à frase de referência da Faculdade "Ensino para Preparar, Pesquisa para Evoluir e Extensão para Servir”, visto que são pilares fundamentais para a formação de uma boa instituição de ensino que se complementam.

NOME

Pensamos e escolhemos o nome Thoth para o monumento, pois representa um deus egípcio do conhecimento, da sabedoria e da luz. este deus pode ser considerado o criador de tudo, sendo um dos deuses mais importantes que já existiu. Toth era um deus único, em suas descrições Ele segurava uma caneta e um palete, o símbolo da vida. era frequentemente chamado de “Três vezes Grande” (dando ainda mais significância aos três volumes do monumento). Ele era mensageiro, escriba e professor.

IMPLANTAÇÃO

O local possui uma ÁREA de 23,92m², com topografia plana. o monumento foi projetado de acordo com a ÁREA disponibilizada.

ELEMENTOS ARQUITETONICOS

Forma estrutural: Foi pensada e projetada com três estruturas para ser diretamente relacionada à frase de marco do ensino superior. Dando um aspecto harmonioso entre os dizeres e os elementos.

Jardim: O jardim, composto na proposta por grama, pedra branca e trapoeraba (planta roxa já utilizada no canteiro em frente ao campus), foi disposta de maneira harmoniosa para que venha embelezar e realçar ainda mais o monumento e sua importância.

Luzes: Visto que a cor padrão da Univicosa é azul, encolhemos refletores dispostos ao chão também nessa cor para fazer referência aos 15 anos, já que dá um ar festivo e grandioso para o monumento, pensando também no contraste com o concreto, para ilumina-lo em períodos noturnos. Da mesma maneira, foi escolhido leds na cor branca para iluminar as letras em destaque (ENSINO , PESQUISA e EXTENSÃO) possibilitando A MELHOR visÃO à noite.

MATERIAIS

Estruturas: Feito com concreto armado, com alvenaria em concreto aparente queimado, devido à boa RESISTÊNCIA e fácil manutenção;

Letras: nas três pré fabricadas em acm e dispostas em alto relevo (3d)

Iluminação: na base da estrutura, estando dispostos refletores em luz azul, para a luminosidade noturna do monumento. incluindo led nas palavras destacadas (ensino, pesquisa e extensão);

Jardim: pedras brancas usadas no paisagismo e flores roxas dispostas já no campus da faculdade

Placa: concreto armado, com os dizeres em uma placa de metal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (45.2 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com