TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PLANEJAMENTO URBANO

Por:   •  22/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  827 Palavras (4 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 4

PLANEJAMENTO URBANO

O presente estudo visa à caracterização do espaço compreendido no recorte proposto dentro da área, localizado central de Sorocaba, A metodologia utilizada para coletas de dados para caracterização do uso do solo foi mediante análise feitas no local e experiencias.

Proposta

Elaboração de um conjunto de diretrizes de intervenção visando a revitalização e readequação dos espaços públicos e de infraestrutura da área de intervenção em Projeto 07 apresentando:

  • Perímetro da Intervenção
  • Descrição de medidas adotadas
  • Resultados esperados

CONCEITOS

O conceito das diretrizes para o projeto partiu através das análises do perímetro urbano estudado e da operação urbana proposta para o lugar. A elaboração do conjunto de Diretrizes Gerais para a formulação de ações requalificação Urbana.

LOCALIZAÇÃO

Área da localização do projeto

PERÍMETRO

Área escolhida para proposta

DESCRIÇÃO DO PERÍMETRO DA INTERVENÇÃO

O objetivo da caracterização é a proposição de um futuro diagnóstico acerca da área, bem como visualização de potencialidades e carências do espaço.

LOCALIZAÇÃO

Área Central , Sorocaba

PERÍMETRO DE INTERVENÇÃO.

[pic 1]

      Ruas Dr. Artur Martins, Largo de São Bento, Cesário Mota e Praça Frei Baraúna

DESCRIÇÃO DO PERÍMETRO DA INTERVENÇÃO

Diante dos trechos escolhidos verificamos da área com poluição visual (outdoor, cartazes fiações elétrica expostas e desordenada)

As calçadas irregulares em alguns trechos são extremamente estreitas e desalinhadas, algumas ocupadas por postes de energia no meio, dificultando a passagem de pedestres e impedindo, por exemplo, o deslocamento de cadeirantes

Revestimento piso irregulares e comprometidos, asfalto para trafego de carro em alguns pontos ruim e guias danificadas quebradas, pouco mobiliário urbano.

Estacionamentos são espaços que hoje são grandes vazios urbanos e edificações sem uso, fachada pichadas e degradadas.  

Transporte público circula somente na rua Cesário Mota, concentração no trânsito nos horários de pico, e grande fluxo de pedestres.

Área verde concentrada na praça Frei baraúna e algumas na praça do mosteiro de São Bento

TRECHOS DA RUAS  

Rua Dr. Artur Martins[pic 2][pic 3]

             

Largo de São Bento[pic 4][pic 5]

   

Cesário Mota[pic 6][pic 7]

 Praça Frei Baraúna [pic 8][pic 9]

DIRETRIZES

MELHORIA DO ESPAÇO PÚBLICO 

 Melhoria das áreas de sua implantação com a construção ou requalificação a fim de transformar áreas degradadas em uma melhor área. Lotes com maior permeabilidade ao seu interior (com galerias e aberturas)

REPOVOAR AS ÁREAS CENTRAIS

Incentivar a ocupação das áreas vazias através da valorização dos ambientes. Obtida através de investimentos em infraestrutura.

SISTEMA DE TRANSITO

priorizar o pedestre e o ciclista em suas trajetórias aliadas ao trânsito, ciclovias

TRANSPORTE COLETIVO

A proposta seria criar mais ligações entre as ruas inserir novos usos ao centro e criando áreas públicas de convívio sem comprometer os fluxos e demanda já existentes.

TRANSPORTE NÃO MOTORIZADO

 Plano de Calçadas, priorizar o pedestre com áreas exclusivas e ciclovias

INFRAESTRUTURA VERDE

Carência de áreas verdes nessa região propor maior permeabilidade no local criando áreas de convívio que proporcionarão uma maior interação pública e maior qualidade de vida às pessoas que frequentam essa área.

DESCRIÇÃO DE MEDIDAS ADOTADAS

-As calçadas receberam alargamento e acessibilidade com nova pavimentação dos passeios públicos que contribuirão para uma melhor circulação dos pedestres privilegiando o passeio pedonal;

 -Existência de rampas em todas as esquinas, alinhadas com as faixas de pedestres com inclinação, E adequada aos cadeirantes;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (599.4 Kb)   docx (1.4 Mb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com