TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PROJECTO DE CONSTRUÇÃO DE UMA MORADIA UNIFAMILIAR MEMORIA DESCRITIVA

Por:   •  10/4/2022  •  Trabalho acadêmico  •  978 Palavras (4 Páginas)  •  672 Visualizações

Página 1 de 4

 PROJECTO DE CONSTRUÇÃO DE UMA MORADIA UNIFAMILIAR T3

MEMORIA DESCRITIVA

  1.  Introdução

O presente projecto refere-se a construção de uma moradia unifamiliar do T3, pertencente ao Sr. José Calisto Trigo, localizado no bairro de Murrapaniua – Nampula cidade.

  1.  Localização do projecto e especificações do terreno  

Volumetricamente, o edifício desenvolve-se em um corpo (um piso R/C), na qual devera ser feita uma implantação favorável a articulação com os edifícios já existentes no terreno, e seguindo a orientação solar mais favorável para tal o seu eixo longitudinal devera ser alinhado no sentido Este/Oest

  1. Estratégia Arquitectónica  

Como é de referir, a solução do projecto procura contribuir para harmonia ambiental, urbanística e funcional do local, que é neste momento o objectivo alvo deste projecto tendo em conta o fim que foi concebido

  1. Característica funcional

O edifício articula-se em um piso (R/C) e obedece a sequente composição:

  • 3 Quartos;
  • 1 Despensa;
  • Uma sala Comum;
  • 1 Corredor;
  • 1 Varanda.

Neste pavimento a entrada principal é a partir da varanda que dá acesso a sala comum. 

Condições ambientais

  1. Ventilação e iluminação

Como é verificável nas peças desenhadas do projecto, todos os espaços terão ventilação e iluminação natural, directamente do exterior.

  1. Comportamento térmico e acústico

Para além de toda a estratégia de isolamento, o projecto dimensiona variados elementos de climatização passiva como:

  • Abertura selectiva de vãos para iluminação natural, ventilação rasante e transversal e amplas barras de sombreamento e quebra-luz.
  1. Regime de ocupação

Todas as áreas funcionais deste edifício terão o regime de ocupação permanente.

  1. Arranjos exteriores e restantes projectos de mesma natureza

Serão objecto de projectos autónomos a anexar a este projecto, segundo a preferência do proprietário.


  1. Memória construtiva
  1. Estratégias
  1. Estratégia construtiva

O edifício sera realizado em estrutura de betão armado nas sapatas, vigas e lajes, as paredes acima do nível do terreno serão de alvenaria em blocos vazados assentados em areia e cimento.

  • Limpeza do terreno – remoção área destinado a construção de todos entulhos, arbustos, capim, solos soltos, procedendo – se a regularização do terreno;
  • Implantação – será demarcada no terreno com ajuda dos cordéis esticados sobre as estacas as dimensões das partes da obra a construir e a largura dos cabocos.
  • Caboucos – serão abertas por meio de escavação manual, com largura de 0,80m e 0,80 de profundidade, os fundos serão bem compactados ao amaço manual, devidamente nivelado e regado. O solo sobrante se isento de impureza será usado para a realização de regularização do terreno, aterros necessários.
  • Fundações – depois de abertos os caboucos, segue-se o lançamento de betão simples ao traço 1:3:4, em todo o comprimento por onde passam as paredes, depois segue-se o levantamento das fundações de 0,50m, e levantar-se-ão as alvenarias em bloco vazado de 0,12m e argamassa simples de betão ao traço 1:3:5 ate ao nível do terreno, sobre este será colocada uma viga de suporte nas paredes de acordo com o projecto gráfico, estas correspondem as fundações isoladas.
  • Pavimento – sobre uma base de terra (saibro) batida a maço manual, será assente uma boa base de inertes com 0,10m de altura seguindo-se a laje de pavimento (concreto simples 1:3:5) com 0,15m de altura, compactado e nivelamento para depois lançar uma camada de betonilha com 0,05m de altura, e acabar o piso com mosaico cerâmico, mármore, ou parquet, segundo as preferências do proprietário.
  • Paredes – em alvenaria de blocos vazados com dimensões 0,40x0,20x0,12m, para exteriores e paredes interiores.

NB. Nas dimensões do projecto serão globalmente para revestir a reboco, para as paredes interiores assim como as interiores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (128.7 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com