TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Memoria descritiva em arquitetura

Por:   •  7/1/2017  •  Resenha  •  1.831 Palavras (8 Páginas)  •  2.171 Visualizações

Página 1 de 8

I. MEMÓRIA DESCRITIVA E EXPLICATIVA

Tipo de projecto: GENERALIDADES

1.1. Introdução

A presente Memória Descritiva e Explicativa refere-se ao Projecto Arquitectónico de um Edifício Unifamiliar, que irá funcionar como Moradia, na qual o Sr. PEDRO COSTA pretende construir no seu talhão que se localiza no Bairro de Muahivire Expansão – Cidade de Nampula .

 

O Projecto Arquitectónico da mesma obra foi concebido tendo em conta as características climáticas da Província de Nampula, visto que exercem grande influência sobre a tipologia de construção, que deve se enquadrar de forma harmoniosa tendo em conta ao contexto urbanístico do lugar.

Também foi concebido respeitando as normas estabelecidas no Regulamento Geral de Edificações Urbanas (RGEU), as Posturas Camarárias bem como os requisitos exigidos pelo dono do Projecto, na qual a disposição dos edifícios respeitou as normas estabelecidas em relação a testada e profundidade, conceito, concepção e partido arquitectónico adoptado, buscando a estrutura reticulada em Betão Armado como a base da concepção estrutural ligada ao envolvente da região que hoje é uma mescla de características das construções nesta urbe.

1.1.1. Localização e especificações do terreno

O projecto localizar-se-á dentro do perímetro do terreno acima citado, tendo este dimensões segundo as peças desenhadas com vista a respeitar o máximo de 1/3 do lote de intervenção.

  • O lote se encontra localizado num terreno com uma pendente não muito acentuada e as características deste solo são médias, o que garante uma boa estabilidade da estrutura, visto que a tensão admissível do solo é considerada regular, uma vez que não ultrapassa o mínimo admissível de 2,00Kg/cm2;
  • As características do solo indicam a existência de térmites, o que condiciona as tipologia das fundações e pavimentos.

1.1.2. Estratégia Arquitectónica e Caracterização Funcional

Como tal, os compartimentos estão dimensionados para que haja arejamento e iluminação natural, tenham espaços suficientes para trabalhos, comodidade e laser. Para os aspectos acima mencionados que ditaram o conceito desse projecto, as características e particularidades climáticas obrigam a orientar os edifícios não só para um fácil acesso dos utentes do mesmo, mas, principalmente para a incidência directa dos raios solares, tanto matinais como vespertinos, nos compartimentos mantendo o ambiente interior fresco.

1.1.3. Composição Geral

Actualmente a área pretendida encontra-se livre, pretendendo-se assentar um Edifício Residencial TIPO L e murro de vedação, que irá funcionar como Dependência, conforme as peças desenhadas em anexo.

1.1.5. Condições ambientais

  1. Ventilação e iluminação

Como é verificável nas peças desenhadas, todos os espaços, terão ventilação e iluminação natural, directamente do exterior e mediante vãos praticados nas paredes, com aberturas selectivas de vãos para iluminação natural, ventilação rasante e transversal ascendente e amplos beirados nas coberturas para sombreamento, bem como a concepção de janelas maiores que garantirão a boa iluminação natural.

1.1.6. Arranjos Exteriores

Os arranjos exteriores serão tratados a fim de trazer uma transfiguração bio-sustentável, áreas livres preenchidas com o verde e remates de passeio feitos por lajetas de betão simples com 1.60 x 1.60 x 0.05 m, conforme as boas normas de paisagismo, urbanismo, decoração e as Posturas Camarárias em vigor na Cidade de Nampula.

II. MEMÓRIA CONSTRUTIVA

Tipo de projecto: DOS TRABALHOS PRELIMINARES AOS ACABAMENTOS

2.1. Modalidades de Execução

Todos os materiais a utilizar nesta obra, deverão ser de marca homologada.

O edifício será realizado em estrutura de betão armado nas sapatas, vigas, pilares, lajes. As paredes serão de alvenaria em blocos vazados em argamassa de cimento e areia, as coberturas serão inclinadas em telha cerâmica excepto as das varandas que serão planas em Lajes de Betão Armado com pendentes segundo as peças desenhadas, sendo estas apoiadas em todo o sistema estrutural monolítico e reticulado.

As alvenarias serão de cimento e areia com as dimensões 0.40x0.20x0.15m tanto para as paredes de fechamento assim como as divisórias interiores e, serão assentes com argamassa de cimento e areia ao traço de 1:5, 1:4, para acabar com pintura branca ou esmalte creme, depois de 3 de mão, segundo as preferências do proprietário.

As Vigas, Pilares, lajes serão realizadas em estrutura de betão armado ao traço 1:2:3, às dimensões das mesmas concebidas no projecto como resultado de levantamentos. As secções do aço a usar, os espaçamentos em relação aos aços (armaduras) longitudinais e transversais (os de esforço transverso), as características deste aço, as características das lajes, vigas e pilares serão de acordo com as peças desenhadas do projecto de estruturas em betão armado, referidas nas peças de Pormenores de Estruturas em Betão Armado.

O Betão Armado e o Aço a serem aplicados na obra serão da classe B180 e A400 respectivamente.

2.1.1. Síntese de revestimentos

  1. Revestimentos

  • Pavimentos – em todas áreas serão aplicados o mosaico cerâmico, com mais destaque neste ponto as preferências do proprietário desta, desde que garanta o aspecto estético aliado ao aspecto técnico e se possível económico.
  • Paredes – nas divisões com água (sanitários) serão aplicados lambris em chapas de mármore ou azulejo, como materiais de revestimento, o restante com reboco areado fino em argamassa de areia e cimento ao traço de 1:4 para exteriores e 1:5 para interiores, sendo pintados a branco (plástica) ou a esmaltado creme de duas de mão sobre uma de mão de tinta isolante, e nas superfícies superiores, situadas acima dos materiais de revestimento (nos sanitários) serão para arear e pintar a tinta lavável.
  • Tectos – serão “tecto falso” em placas de contraplacados fixos sobre estrutura de madeira-pinho segundo as peças desenhadas.
  • Caixilharia e esquadria – serão de um único tipo: em perfil de madeira envernizada, com vidros transparentes e lisos de 3mm de espessura, exceptuando os das W.C’s que serão translúcidos.
  1. Equipamentos

Todos os equipamentos serão do agrado e da óptica preferencial do proprietário da obra.

  • Louça sanitária – serão sempre em porcelanas, com lavatórios de embutir e descarga ao chão, os vasos sanitários às banheiras serão também de descargas ao chão, a pia de cozinha deve ser de descarga a parede a fim de coincidir com a caixa sifonada posicionalmente prevista no projecto hidráulico em anexo. As quantidades e localização de toda a louça sanitária serão segundo as peças desenhadas no projecto gráfico.

2.1.2. Geral

A toda fase do andamento das obras foi desenvolvida atendendo às necessidades actuais para o bom funcionamento de um Edifício, como o caso das áreas mínimas para os compartimentos. A segurança contra os riscos de intrusão, em caso de opção do dono da Obra, podem ser aplicadas grades metálicas em todos os vãos expostos ao exterior. E em caso de incêndios e atendendo a excelência do conforto térmico e visual, pode dispor de extintores em áreas de serviços.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)   pdf (115.3 Kb)   docx (50.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com