TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PROJETO DE PESQUISA

Por:   •  28/12/2021  •  Seminário  •  2.005 Palavras (9 Páginas)  •  85 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

DIRETORIA DE ENSINO DO CAMPUS DE SALVADOR

DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE CONSTRUÇÃO CIVIL

CURSO TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES

EVELIN SOUSA PEREIRA

EVELLYN FERREIRA CHACHÁ

ISABEL SILVA XAVIER

 

 PROJETO LUMINOTÉCNICO DA BIBLIOTECA PROF. RAUL VARELLA SEIXAS DO INSTITUTO FEDERAL DA BAHIA - CAMPUS SALVADOR

SALVADOR

2019

EVELIN SOUSA PEREIRA

EVELLYN FERREIRA CHACHÁ

ISABEL SILVA XAVIER

 PROJETO LUMINOTÉCNICO DA BIBLIOTECA PROF. RAUL VARELLA SEIXAS DO INSTITUTO FEDERAL DA BAHIA - CAMPUS SALVADOR

Projeto de pesquisa para o Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao IFBA - Campus Salvador, como requisito necessário para aprovação parcial da disciplina TCC - Metodologia de Pesquisa.

Professor (a): Dra. Maria do Carmo Baltar Esnaty de Almeida

Orientador (a): Prof. Arq. Msc. Leandro Ferreira de Souza

Coorientador (a): Prof. Eng. Msc. Celso Lásaro Sousa Filho

SALVADOR

2019

1. JUSTIFICATIVA 

A biblioteca escolar é um ambiente fundamental para a formação de leitores, um espaço onde se constrói pensamentos e saberes. Tal espaço deve ser propício para a realização de leituras, estudos e pesquisas. No Brasil, a biblioteca tem sido parte indispensável da história da educação. No entanto apesar de existir desde os tempos coloniais, a biblioteca escolar teve seu espaço na legislação apenas no final do século XX, sendo esta, portanto, uma conquista recente que deve ser valorizada. A respeito das leis n. 9.394 e Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN criadas nos respectivos períodos 1996 e 1997, o artigo Biblioteca Escolar no Brasil diz:

[...] ambos contemplam a biblioteca escolar como um ambiente de aprendizado e incentivo à leitura, levantando a relevância da valorização e da preservação da cultura, para a ‘formação de um cidadão consciente da importância dos diversos acervos culturais (museus, galerias de arte, bibliotecas e arquivos) e da necessidade de frequentá-los. (SALAS. F; MILITÃO.S.C.N.BIBLIOTECA ESCOLAR NO BRASIL.UNESP).

A situação atual da biblioteca Raul Seixas, pertencente a uma das mais importantes instituições públicas de ensino do Brasil, o IFBA (Instituto Federal da Bahia), deixa muito a desejar em diversos aspectos, dentre eles o conforto ambiental, pois é um dos principais pontos que devem ser analisados durante a construção de qualquer ambiente. Diante disso, uma ex aluna do curso integrado em edificações do IFBA, Bruna Ferreira, elaborou uma proposta de intervenção nessa biblioteca com o intuito de transferir mais conforto ao local. A mesma, cita em seu trabalho os principais problemas encontrados na biblioteca, como a questão da falta de conforto termo acústico, além das questões da reorganização do espaço. A pesquisa que será feita, assim como o produto dela, o projeto luminotécnico, visa dar seguimento a sua proposta e dará enfoque no conforto lumínico.

Sabe-se que uma boa iluminação é ideal para a realização de diversas atividades. A NBR 5413 determina que a iluminância necessária em um ambiente muda de acordo com as atividades desempenhadas nele. Em um ambiente de leitura, como uma biblioteca, é inescusável a presença de lâmpadas favoráveis à utilização do ambiente. A falta das mesmas interfere no bom desenvolvimento do leitor, podendo ocasionar diversos problemas ligados à saúde, como dor de cabeça, fadiga visual, perda gradativa da capacidade visual e desânimo.

Na biblioteca em estudo, a distribuição das lâmpadas se dá de forma irregular e são posicionadas inadequadamente, onde no período da noite, em alguns pontos da biblioteca, a iluminação acaba sendo ineficaz. Durante o dia, a iluminação natural torna-se insuficiente para o local, sendo necessário o uso da iluminação artificial como complemento. Em consequência, têm-se o consumo diário de energia muito elevado. A Biblioteca Raul Seixas é um dos pontos do IFBA que tem uma maior demanda de energia, sendo composto por 85 lâmpadas tubulares e 2 helicoidais, 5 ar condicionados e 25 refletores.

Tendo em vista os problemas citados e a necessidade de adequação de um projeto luminotécnico ao projeto de reforma sugerido por Bruna, este projeto visa oferecer um esquema luminotécnico que atenda às necessidades da Biblioteca Raul Seixas e que por consequência venha gerar impactos positivos no que diz respeito ao conforto ambiental, sem deixar de lado a eficiência energética, obtendo um retorno financeiro a curto prazo e melhor desenvolvimento dos seus usuários.

2. PROBLEMATIZAÇÃO

Diante do diagnóstico e pontuações levantadas, qual seria a melhor forma de gerar uma melhoria na qualidade da iluminação da biblioteca Raul Seixas? Quais técnicas utilizar?

3. OBJETIVOS

A seguir enunciam-se os objetivos geral e específico da pesquisa.

3.1. Gerais:

  • Desenvolver uma proposta de intervenção por meio de um projeto luminotécnico que melhore a qualidade da iluminação e ao mesmo tempo reduza os gastos de consumo mensal de energia.

3.2. Específicos:

  1. Conhecer os conceitos fundamentais da luminotécnica que possibilitem a efetivação de um projeto luminotécnico.
  2. Realizar um diagnóstico da qualidade do sistema de iluminação da biblioteca Raul Seixas.
  3. Produzir layout da biblioteca com iluminação adequada.

4. HIPÓTESES

-   A aplicação de um bom projeto luminotécnico pode gerar melhoria na qualidade da iluminação da biblioteca Raul Seixas, além de tornar a iluminação mais eficiente e ecologicamente correta.

5. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

A biblioteca tem um papel fundamental na formação acadêmica de alunos, não sendo somente um local para a disposição de livros, mas também como um ambiente de formação intelectual.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)   pdf (131.3 Kb)   docx (37.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com