TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Paul Goguin

Por:   •  20/11/2020  •  Projeto de pesquisa  •  943 Palavras (4 Páginas)  •  138 Visualizações

Página 1 de 4

Paul Gauguing nasceu em 1849 e faleceu em 1903.

Em comparação a outros artistas, como por exemplo Monet, este viveu o impressionismo de maneira diferente, isto é, viveu-o como iniciação e não como descobrimento.

A sua personalidade era traduzida na mensagem das suas criações, tendo uma biografia inconfundível tal como o conjunto de seus trabalhos.

Artista que primeiramente se ligou ao impressionismo, passando de seguida pelo movimento simbolista.  

O seu exotismo expressa a sua busca dolorosa para o redescobrimento do valor existencial dos símbolos mágicos e religiosos, laços de harmonia entre tempo integralmente vivido pelo homem e o mistério de um destino que se inscreve na intemporalidade.

Destacamos ainda, o seu contributo para a documentação do antropólogo e do historiador de religião comparada.

Em comparação a Van Gogh, Gauguin também passou pela ansiedade da falha da separação do Cristianismo humano atual, procurando em Victor Hugo o consolo sem dogma, isto é, uma ordem nova onde cessaria de vir da forma dos deuses.

Defendeu o paraiso da natureza selvagem, onde tudo é inocência e liberdade.

De 1879-1885 expôs com Camille Pissarro, conhecido como o mestre de primeira hora de Gauguin, ligando-se assim à escola impressionista.

Gauguin aproximou-se de uma nova técnica, caracterizada por um forte traço em torno dos objetos e das personagens, ou seja, a existência de seduções de exotismo deve-se à harmonia das cores, podendo-se observar esta técnica no Extremo Oriente que se destaca pelo contraste de planos, em que o primeiro plano está maior relativamente aos outros. Existindo evoluções como: volumes simplificados, anulação das sombras e as gradações de colorido.

Com o referido anteriormente, podemos caracterizar as obras de Gauguin como o querer exprimir uma conceção global da obra de arte e da sua função espiritual.

Quanto às paisagens, o artista usa a técnica da divisão das cores em pequenas pinceladas justapostas.

A sua vivência no Peru, influenciou-o em vários aspetos: na representação de imagens exóticas e místicas com visões idealizadas e a representação simbólica e alegórica da natureza.

Sobre as suas primeiras pinturas, estas são de um autodidata formado em contato com a coleção de seu tutor, Gustave Arosa, e seu irmão, Aquiles. No início do seu percurso a sua técnica distinguia-se pela escovagem de tons distantes uns dos outros, passando uma aparência escamosa e uma harmonia monótona de cor “grosseira”.

Ainda sobre as influências em outros artistas, adquiriu de Pissarro a sua habilidade em pintura, mantendo como seu mestre secreto Degas, de quem ele transpôs duas dançarinas sobre uma curiosa caixa de madeira esculpida, verdadeiro baú de marinheiro.

Da Martinica à segunda estadia na Bretanha, observamos uma evolução do impressionismo ao Sintetismo. Tendo em conta que o Sintetismo se define numa forma não-naturalista, expressando a ideia da obra de arte por um desenho conciso e pela saturação subjetiva da cor.

O ato de criar reside na aliança da forma e da cor, afastando-se da realidade. A linha expressa o potencial vital da obra de arte. As linhas retas, estas árvores finas e sincopadas que pontuam a paisagem de Gauguin, tendem ao infinito, e é por isso que, apesar de sua aparência clássica, suas pinturas não são clássicas. Em contraste, as linhas curvas limitam, se replicando, traduzem a incapacidade de atingir o absoluto. A cor traz em vagas de ondas sensoriais o que há, ao mesmo tempo, de mais universal e mais secreto na natureza. 

O fracasso da tentativa de vida comum com Van Gogh, em Arles, fez com que o projeto de um ateliê no Sul terminasse. Mais tarde, Gauguin começa a afastar-se da civilização que hostilizava e começa a representar uma sociedade primitiva, escapando da asfixia de uma sociedade dominada pelo dinheiro.

Passado 2 anos a viver na ilha, retorna a frança, em 1894, com intuito de desfrutar de um breve período de calma financeira e moral.

Mas duas vendas acabam por ser desastrosas devido à sua nova forma de pintura, selvagem e encantatória e retoma para o Taiti (1896-1901), a miséria tornou a solidão insuportável. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (37.9 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com