TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Planejamento Urbano

Por:   •  18/5/2016  •  Abstract  •  478 Palavras (2 Páginas)  •  940 Visualizações

Página 1 de 2

Planejamento Urbano

Pode-se afirmar que Planejamento Urbano caracteriza-se por ordenar as cidades e resolver seus problemas criando e desenvolvendo programas ligados à produção, estruturação e apropriação do espaço urbano, visando melhorar a qualidade de vida dos habitantes da área em questão. Para cumprir essa finalidade, é necessário, primeiramente, listar os problemas e definir uma ordem de prioridades para, enfim, implementar as técnicas viáveis.

A diferença entre Urbanismo e Planejamento urbano consiste no fato de que o primeiro trabalha com o desenho e projeto urbano sem considerar o processo social que o envolve, diferentemente do Planejamento Urbano que antes de interferir no ordenamento físico das cidades, preocupa-se em observar os processos que a constroem.

O surgimento e desenvolvimento do planejamento urbano dá-se com a finalidade de resolver os problemas não solucionados pelo urbanismo ou causados por ele, adotando a visão de que o meio urbano é resultado de um processo histórico e dinâmico em evolução, trazendo a partir daí a cidade real como foco e não mais a cidade ideal.

Os planejadores urbanos são aqueles que aconselham os municípios na inserção de medidas que cumprem os objetivos do Planejamento Urbano, podendo trabalhar para o governo ou empresas privadas. Além de trabalharem com o aspecto físico da cidade, tornando-a mais bela, proveitosa e confortável, esses profissionais também devem prever futuros impactos causados por um plano de desenvolvimento urbano, os quais muitas vezes sofrem a interferência dos interesses econômicos dos grupos sociais para os quais trabalham.

  • Antecedentes:

- Urbanismo técnico-setorial ou sanitarista: surgiu no final do século XIX com a proposta de ser um instrumento técnico de melhoria da racionalidade da organização do espaço urbano e das qualidades estéticas do mesmo. Sua preocupação inicial era com as condições sanitárias da cidade. Os problemas de insalubridade, de reparcelamento do solo e densidade populacional provocaram uma preocupação com a qualidade de vida, que impulsionou o estabelecimento de normas legais do uso do solo urbano e regulamentos para as edificações, os quais correspondem aos atuais códigos de obras.

- Urbanismo estético viário: surgiu em meados do século XVIII diante da necessidade de construir cidades adequadas com suas funções cívicas apresentando edificações de caráter monumental, além da busca por soluções para os problemas de fluidez urbana, destacando a abertura e ampliação de vias públicas que proporcionaram a implantação plena de veículos automotores.

- Urbanismo Globalizante: surgiu na Europa com a proposta de mudanças radicais na estrutura social e política, além da organização da sociedade no espaço geográfico. Socialistas utópicos, posicionaram-se contra a industrialização e priorizavam a reordenação da sociedade em pequenas comunas com uma organização basicamente artesanal. Mas, à medida que as propostas utópicas se tornavam inviáveis surgiam as adaptações, dentre elas a de Ebenezer Howard com as cidades-jardins, que possuíam um pensamento de caráter utópico, mas já buscando adequar-se à sociedade industrial emergente, conciliando o conceito de cidade pequena, entremeada por verde, com o de grandes cidades industriais e de serviços.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (62.6 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com