TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Planejamento Urbano

Por:   •  27/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  440 Palavras (2 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 2

ATIVIDADE 1

A partir dos vídeos de Jan Gehl e Jane Jacobs discutir e responder as questões a seguir em grupos (5 e 6 pessoas):

1. Para planejar as cidades: Quais concepções de cidades cada pensador coloca? Quais você destaca como mais marcante para a disciplina?

Na visão de Jan Gehl planejamento urbano se resume na perspectiva do pedestre e da vida humana, depois comenta sobre o espaço com um todo e por fim os prédios e construções.

Para Jane Jacobs, a forma de planejamento urbano ideal acarreta a soma de alguns fatores importantes que levam ao equilíbrio da densidade das metrópoles.

Os dois possuem uma concepção diferente sobre o modernismo, acredito que as coisas mais marcantes são a necessidade de um bom planejamento urbano através da dinâmica dos locais, fazendo o uso misto dos espaços, pensando nas pessoas e priorizando necessidades

2. Sobre a escala do Desenho Urbano: Quais as aplicações das ideias desses autores em sua cidade? Que elementos englobam essas ideias? Onde e em quais espaços identificas potencialidades para essas ideias?

Percebo que algumas ideias dos autores se aplicam na cidade de pelotas, como:

Uso misto do solo – abrigando comércio, lazer e residência no mesmo bairro, facilitando a rotina das pessoas fazendo com que trabalhem e morem em locais próximos, e aproveitem momentos de lazer em novos bairros, como o Parque Una.

Cidades para pessoas – Observa-se na instalação de ciclovias em avenidas de ligações importantes entre os bairros desenvolvendo e incentivando o uso de bicicletas e na revitalização de calçadões no centro da cidade.

3. Como avalias o planejamento de Pelotas e quem produz o Desenho Urbano das cidades?

Pelotas é uma cidade antiga, possui casarões preservados da época de extrema importância para expansão econômica da cidade. Possui bairros com suas características próprias e traços que foram sendo consolidados ao longo da história. A inserção de ciclovias demonstra uma preocupação com a mobilidade das pessoas e o incentivo para vidas mais saudáveis preservando o meio ambiente em nossa cidade, é pouco, mas já é um bom começo. O Desenho urbano é desenvolvido através dos costumes da sociedade e do uso que a mesma faz em suas comunidades, os Órgãos públicos desempenham o desenho conforme suas necessidades.

4. Destaque uma intervenção feita por um grande empreendimento em Pelotas que foi pensada na Escala Urbana e na Escala Regional. Existiram medidas ``compensatórias”?

Ao meu ponto de vista, destaca-se a duplicação da Avenida Ferreira Viana, implantando ciclofaixas e valorizando assim essa área urbana, facilitando o fluxo do trânsito, oferecendo lazer e segurança para os ciclistas e colaborando para o crescimento urbano ate mesmo no ponto econômico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (33.8 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com