TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto de Pesquisa

Por:   •  18/9/2021  •  Ensaio  •  1.202 Palavras (5 Páginas)  •  101 Visualizações

Página 1 de 5

NOME DA INSTITUIÇÃO

NOME DO AUTOR

TÍTULO:

SUBTÍTULO

CIDADE

ANO

NOME DO AUTOR

TÍTULO:

SUBTÍTULO

Projeto de Pesquisa ..... para .... pela Faculdade de Direito Universidade Federal da Bahia, Salvador-BA.

CIDADE

ANO


SUMÁRIO

1- TÍTULO PROVISÓRIO.........................................................................3

2- TEMA E DELIMITAÇÃO DO PROBLEMA DE PESQUISA.............3

3- JUSTIFICATIVA...………....................................................................3

3.1. Hipóteses e Referenciais Teóricos.......................................................4

4- OBJETIVOS………………..........….....................................................4

4.1. Objetivo Geral......................................................................................4

4.2. Objetivos Específos..............................................................................4

5- METODOLOGIA..........………...…......................................................5

6- ÍNDICE PROVISÓRIO............…..........................................................5

7- CRONOGRAMA..................................................…………..................6

8- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS....................................................7

8.1. Bibliografia Consultada........................................................................7

8.2. Bibliografia Selecionada.......................................................................7


1. TÍTULO PROVISÓRIO

Escrever título provisório.

2. TEMA E DELIMITAÇÃO DO PROBLEMA DE PESQUISA

Apresente objetivamente o PROBLEMA jurídico de pesquisa que você pretende explorar. Lembre-se: o problema é sempre uma dúvida, mas nem toda dúvida é um problema jurídico de pesquisa (exemplo de dúvida que não é problema digno de uma pesquisa: quais as sanções previstas para crimes contra patrimônios?). O problema de pesquisa pode ser, por exemplo: (i) um conflito entre norma e realidade (investigação sobre eficácia de dispositivos legais, no plano do Judiciário, do Legislativo ou do Executivo), (ii) um conflito dogmático (a exemplo de explorar as divergências doutrinárias sobre um certo instituto jurídico), (iii) a formulação de um instituto jurídico (investigar a racionalidade jurídica que embasa a introdução - ou a sua tentativa - de uma nova norma no ordenamento jurídico pelo legislativo), (iv) uma discussão teórico-filosófica (por exemplo: explorar as dimensões do conceito de direito na obra de “A Teoria Pura do Direito” de Hans Kelsen), entre outras.  

Lembre-se também: a dúvida de pesquisa deve ser recortada no tempo e no espaço. Dedique-se, por isso, um tempo importante para elaborar a pergunta. Leia bastante material sobre sua área de interesse, bem como a bibliografia auxiliar sobre métodos de pesquisa. Com isso, você evitará problemas impossíveis ou extremamente genéricos.

Ter uma boa pergunta é o passo crucial para fazer uma boa pesquisa. Sem saber o que se quer entender, a pesquisa ficará sem rumo, tornando-se uma atividade desmotivadora. O texto desse item deve ser escrito entre 1 a 3 páginas

3. JUSTIFICATIVA

Após determinar o tema, é necessário justificar a importância da sua pergunta de pesquisa. Afinal, qual a importância jurídica do seu problema? O que o torna relevante? Qual o fundamento teórico que você utilizou para chegar a esse questionamento?

Questões como essas podem servir de guia para elaborar o tópico da justificativa. Neste você tem que explicitar o caminho teórico e de estudo que justifica o seu tema, a sua pergunta. Ou seja, é necessário apontar os fundamentos conceituais da sua pesquisa. Recomenda-se, por isso, que exponha os argumentos a partir das referências bibliográficas consultadas na sua pesquisa exploratória (para tanto, faça citações diretas e ou indiretas).

3.1. HIPÓTESES E REFERÊNCIAL(IS) TEÓRICO(S):

A hipótese é uma possível resposta à sua pergunta-problema. Uma primeira impressão sobre a questão. A característica principal de uma hipótese é, portanto, que ela pode ser negada ou confirmada com o desenrolar da pesquisa. É necessário, por isso, sempre encarar as hipóteses de trabalho como guias para a investigação, sem medo de serem negadas ou até reformuladas durante o percurso. Reconhecer que a hipótese inicial estava equivocada, por exemplo, é natural e faz parte do processo de aprendizado sobre o objeto que é pesquisado. Apenas em pesquisas não-científicas, os argumentos não são refutáveis, assemelhando-se às prescrições. Nesse tipo de procedimento, note, a realidade não importa para alterar os argumentos estabelecidos a priori. É um desafio superar essa postura opinativa para obter um maior rigor científico, inclusive dentro do direito.

Por último, lembre-se que as hipóteses sempre são formuladas a partir dos referenciais teóricos utilizados pelo/a pesquisador/a. Os referenciais teóricos municiam o/a pesquisador/a de conceitos que ajudam a interpretar e conhecer o objeto de análise. Em uma analogia para fins didáticos, os referenciais teóricos (seus conceitos, métodos de análise e perspectivas categoriais) se assemelham aos óculos utilizados por uma pessoa míope.

Todo o texto dessa seção deve ser desenvolvido entre 5 e 7 páginas.

4. OBJETIVOS

        Nesse tópico, deve-se descrever o objetivo concreto da pesquisa que irá desenvolver:  o que se vai procurar responder. Apresentam-se os objetivos de forma geral e específica.

4.1. Objetivo geral

        O objetivo geral define o que o pesquisador pretende atingir com sua investigação.

        

4.2. Objetivos específicos

        Os objetivos específicos definem etapas do trabalho a serem realizadas para que se alcance o objetivo geral. Podem ser: exploratórios, descritivos e explicativos. Utilizar verbos para iniciar os objetivos:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)   pdf (126.9 Kb)   docx (29.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com