TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Restauro

Por:   •  20/9/2019  •  Relatório de pesquisa  •  3.702 Palavras (15 Páginas)  •  179 Visualizações

Página 1 de 15

1 Introdução

Nosso trabalho expõe que a conscientização da sociedade em relação à importância da prática do restauro é o princípio norteador da identidade de determinado local ou povo, por isso deve ser analisado como o ponto inicial para que o restauro e a preservação aconteçam de forma eficiente e com o envolvimento da sociedade.

Buscamos avaliar os motivos que levam à valorização dos bens históricos preservados, para desta forma obter a fórmula que melhor se aplica à educação da sociedade em relação ao restauro. O fato de um edifício ser um testemunho da história deve ser zelado pelas gerações futuras, como um símbolo de uma outrora que marcou determinada sociedade em um momento memorável.

A teoria, em sua primeira parte, aborda o início do restauro, avaliando seu desenvolvimento em diferentes épocas, seu conceito e sua relevância histórica e cultural. Explicamos, brevemente, na segunda parte, como a memória está vinculada fortemente a ação de restauração, tratando da influência da educação para o contato com a preservação e conservação de bens históricos. Na sequência, comentamos sobre a qualificação de profissionais ligados ao processo de restauro. Na quarta parte, frisamos o patrimônio histórico e cultural como possibilidade de desenvolvimento econômico por meio do turismo. E, por fim, expomos de forma simplificada as principais etapas que envolvem a metodologia da restauração.

Com isso, nosso projeto propõe um olhar para o passado, com o intuito de desenvolvimento do presente e do futuro. Pretendemos corroborar que a preservação e a conservação fortalecem a identidade do local em que um bem histórico está inserido, especialmente por meio do resguardo da memória.

 


2 Justificativa[pic 1]

Devido ao interesse de pesquisa na área de restauro para manter e preservar aquilo que faz parte da história e serve de aprendizado para o futuro, esse é um tema que deve ser discutido considerando a importância que exerce na sociedade.

Faz-se necessário estudar métodos que possam viabilizar mais facilmente o processo de conscientização e valorização da memória da sociedade, fazendo com que surja um maior interesse e desenvolvimento no trabalho com a restauração, pois se entende que a construção histórica não é insignificante, mas expressa a identidade social.

A história age como um instrumento para viver de forma mais consciente o presente. Assim, o trabalho de análise da herança arquitetônica e urbana torna-se valiosa e precária. Valiosa devido ao seu valor histórico, símbolo dos acontecimentos passados, que expressam diferentes momentos culturais e traçam uma linha evolutiva. A valorização do restauro acontece quando a experiência no decorrer do tempo gera uma preocupação, fazendo com que intelectuais, críticos, historiadores da arte e arquitetos dediquem-se ao tema e ao trabalho sobre os bens patrimoniais. Precária porque não há tanta preocupação com relação à sua conservação, sendo esta reservada apenas aos locais que tiram proveito econômico. Além disso, faltam profissionais qualificados, respeito e conhecimento pelas obras históricas, surgem novas ideologias que podem destruir o patrimônio histórico e as memórias, pois a classe dominante impõe uma única cultura e ocultam a diversidade social existente em um mesmo ambiente.

Repensar o futuro da sociedade defendendo a apropriação do espaço no tempo é fundamental para iniciar o processo de mudança de pensamento com relação à preservação e restauração dos bens considerados históricos por seu significado simbólico na ligação afetiva com as obras e a distância temporal que se encontra.

Com a restauração e a preservação ocorre a reafirmação da identidade, possibilitando eternizar as lembranças/memórias de um determinado lugar. É possível, a partir desta análise, refletir sobre os principais empecilhos encontrados e buscar soluções para assegurar métodos mais eficazes para o futuro.

Os resultados visam demonstrar a importância do desenvolvimento de projetos de restauração, sendo este algo ainda pouco disseminado no Brasil e que poderia ser modificado pensando em alternativas como, por exemplo, o turismo de modo a preservar e gerar lucro para manter a conservação do elemento histórico.

3 Problemas[pic 2][pic 3]

O projeto de restauro ou conservação é algo muito complexo e que exige a ajuda da comunidade na qual o bem está inserido. Os imóveis que fazem parte da história de cada local devem ser preservados e restaurados, como se pode atingir a consciência das pessoas para o fato de que a restauração é algo muito importante?

A elaboração de políticas públicas, que possam contribuir para a preservação de bens culturais históricos, é essencial para que haja um engajamento da comunidade nesse processo. Desse modo, como deve ser o processo de criação de políticas públicas que incentivem e viabilizem os processos de restauração?

Um dos fatores que dificulta o processo de restauro é a mão de obra especializada, exigindo um trabalho conjunto entre profissionais que atuem em diferentes áreas, isso poderá gerar um alto custo. Como solucionar a falta de profissionais qualificados, gerando um custo mais baixo, mas mantendo a qualidade do trabalho de restauro?


4 Hipóteses[pic 4]

A educação de um modo geral não tem muita preocupação com os elementos culturais na sociedade, deixando subentendido que não há necessidade de cuidados com edifícios históricos ou costumes que são passados de geração em geração, extraindo da mentalidade das pessoas que aquilo que foi feito no passado merece destaque para impulsionar o futuro.

Com a conscientização da sociedade, estas devem cobrar das autoridades políticas públicas que incentivem a ação de restauro e preservação não apenas de edifícios, mas tudo aquilo que tenha relação com a história daquele local.

A abordagem da restauração durante o ensino superior é deficiente, levando poucos estudantes a terem interesse no campo da restauração. A formação de uma equipe multidisciplinar que envolva arquitetos e urbanistas, engenheiros, arqueólogos, historiadores, entre outros profissionais da área de humanas é essencial para a contribuição no desenvolvimento e do processo de restauração com maior agilidade, minimizando custos e visando a qualidade.


5 Objetivos [pic 5]

5.1 OBJETIVO GERAL

Demonstrar a importância do projeto de restauro para a preservação da história, conscientizando a sociedade de que as obras do passado fomentam o futuro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26 Kb)   pdf (264.8 Kb)   docx (27.7 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com