TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONCEITOS DE RESTAURO DE PATRIMÔNIO HISTÓRICO

Por:   •  31/8/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.127 Palavras (5 Páginas)  •  3.575 Visualizações

Página 1 de 5

RESUMO PARA PROVA

  • RESTAURO

Restauro são intervenções feitas em patrimônio/objetos, de VALOR AGREGADO para preservar as características originais, mantendo a identidade da época e adaptando a um contexto atual quando necessário. O valor agregado pode ser para uma pessoa, estado ou país.

O restauro tem intenção de manter um patrimônio histórico para as próximas gerações, garantir que o que é original se mantenha, preservando a memória coletiva e atendendo os interesses particulares, sem imprimir a opinião pessoal, pois só a partir de estudos pode – se justificar o que deve ou não ser mantido, ao contrário pode ser considerado FALSO TESTEMUNHO HISTÓRICO.

Para restauração do patrimônio, é feito adequação do espaço para novas instalações dando um uso e promovendo segurança. Dar um uso ao patrimônio é uma forma de conservar o mesmo.

Os projetos de restauração devem ser feitos em equipes multidisciplinares (arquiteto, biólogo, historiador, arqueólogo, engenheiro...) porém cabe ao arquiteto a decisão final, condução das intervenções e o gerenciamento de todas as informações.

  • CONSERVAÇÃO

Intervenção na matéria que se constitui o edifício, determina os cuidados a serem tomados para que as características com significação cultural sejam preservadas. Podendo ou não resultar em processos de restauração, preservação ou pequenas obras de reconstrução ou adaptação afim de atender as necessidades e exigências práticas.

O processo de conservação exige manutenção do entorno do bem, não sendo aceitas novas edificações no seu espaço circundante ou mesmo demolições, ou seja, todo edifício ou qualquer outra obra devem ser mantidos em sua localização histórica.

  • PRESERVAÇÃO -  manutenção do entorno. Toda matéria inicia seu processo de deterioração a partir da sua conclusão. Para preservação é necessário manter os objetos em espaços onde se possa promover uma ambientação ideal.

Ex.: escorar uma parede

  • ANASTILOSE

Recomposição de partes existentes, mas desmembradas. Deixando claro a separação entre o original e a intervenção. Também chamado de reconstituição.

  • RECICLAGEM

Retrofit -  adaptação de espações para utilização em atividades diferentes para as quais eles foram projetados, garantindo a sobrevivência os espaços antigos.

  • RECONSTRUÇÃO

A reconstrução deve ser feita somente em condições indispensáveis para a sobrevivência de um bem.

Recriação de edifício desaparecido no local original.

Edificação que desempenhou papel vital no conjunto monumental.

As adaptações devem ser aplicadas quando representem o único meio de preservar a memória do bem de forma a não causar prejuízos sérios à sua significação cultural. Os elementos dotados de significação cultural que forem retirados para adaptação devem ser conservados para restauração posterior.

  • REPLICA

Cópia exata de original ainda existente. Comumente aplicada em bens moveis.

Ex.: Davi de Michelangelo

PATRIMONIO HISTÓRICO

É uma herança paterna, um conjunto de bens que alguém recebe de outra pessoa. Um  patrimônio abrange todas as heranças de nossos antepassados e nos leva a um comprometimento com as gerações futuras.

Pode ser mundial, como por exemplo as florestas, cordilheiras, lagos, desertos, edifícios, complexos ou cidades, especificamente classificados pela unesco. São locais de importância cultural ou natural para a humanidade. Recebem incentivo para manutenção.  

Os bens podem ser NATURAL  - Flora, fauna, rio, mares, cachoeiras, etc...

E CULTURAL – cultura e história de um povo. Podendo ser:

  • INTANGIVEL – que não pode ser tocado, mantido pela tradição. Ex.: costumes, lendas, pratos típicos, rituais, danças etc.  
  • E TANGIVEL – edificações, obras de arte, esculturas, sítios, pinturas rupestres, sambaquis, vitrais, documentos.
  • MOVEIS – bem palpável ex.: objetos arqueológicos, artes plásticas, artesanato, mobiliário, ferramentas, objetos diversos e documentos.
  • IMOVEIS – aqueles que permanecem ex.: arquitetura, sítios históricos e arqueológicos.

CARTAS PATRIMONIAIS

  • CARTA DE ATENAS 1931 – proteção do patrimônio, anastilose da acrópole.
  • CARTA DE ATENAS 1933 – maior carta com 95 itens.
  • RECOMENDAÇÃO DE NOVA DELHI 1956 – arqueologia
  • RECOMENDAÇÃO DE PARIS 1962 – Salvaguarda da beleza e do caráter das paisagens e dos lugares de preservação. Proteger patrimônios, inclusive PAISAGEM E SITIOS. Deve ser confiada as autoridades responsáveis em cada estado membro.
  • CARTA DE VENEZA 1964 – Carta mais importante até hoje. Discutiu as principais recomendações para a restauração. Conservação/restauração.
  • RECOMENDAÇÕES DE PARIS 1964 – propriedade ilícita de bens culturais.
  • NORMAS DE QUITO 1967 – Mostrar a importância da cultura e dos patrimônios de cada pais, focado no continente americano.
  • RECOMENDAÇÃO DE PARIS – 1968 – politica de restauração, obras publicas ou provadas.
  • 1970 – Inserir a matéria restauro nas universidades para gerar profissionais e mão de obra qualificada; relação homem – natureza; discussão sobre o meio ambiente, aqui já se introduzia o conceito de “sustentabilidade”.
  • CONVENÇÃO DE PARIS 1972 – o patrimônio é mundial e não de um individuo, mesmo este sendo “dono”.
  • RECOMENDAÇÃO DE NAERÓBI 1976 – preservar todo o conjunto histórico, conscientizar a população mostrando a importância da conservação do centro histórico geralmente engolido pelo crescimento demográfico.
  • CARTA BURRA 1980 AUSTRALIA – Releitura da carta de Veneza ( recomendação de restauração), conservação do patrimônio e manutenção do entorno; conceituação dos critérios de conservação como, anastilose, reciclagem, restauração etc.

Principais características: - Manter a preservação e conservação de um determinado local que tenha significado cultural; - Assegurar que o local de conservação vai estar protegido e seguro; - Entender o fundamento de objetos,acessórios que contribuíram para que o sítio fosse selecionado; - As alterações do sítio são indesejáveis desde que ela reduza o significado cultural; - Só é aceitável fazer a restauração quando houver evidencias suficientes do estado anterior do sítio; - É admissível uma obra nova no sítio desde que ela não distorça ou obscureça o significado cultural do sítio, ou desvirtue a sua interpretação; - Todas as alterações ou informações adquiridas devem ser somadas e documentadas com as correspondentes;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (184 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com