TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Severiano Mário Porto

Por:   •  11/9/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.165 Palavras (5 Páginas)  •  102 Visualizações

Página 1 de 5

Sede da Aldeia Infantil SOS // Severiano Mário Porto

Amazonas, Brasil

                 

_Introdução

Severiano Mário Vieira de Magalhães Porto, natural de Uberlândia (MG), formou-se em 1954 pela Faculdade Nacional de Arquitetura da Universidade do Brasil, atual Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Integrou as gerações de arquitetos que vivenciaram de perto o início do processo de modernização do país, consequente do crescente emprego da técnica sobre bases científicas na transformação da sociedade: da industrialização, da intensificação do processo de urbanização e de internacionalização da cultura.

Destacou-se no cenário arquitetônico nacional pela obra construída no Amazonas desde os anos 1960, sendo cultuado desde 1980 como um arquiteto regionalista que sabe aproveitar de forma criativa os materiais e os costumes do lugar. Mundialmente conhecido como o “arquiteto da floresta, ou “arquiteto da Amazônia, “ele foi responsável por conceber um modelo único de arquitetura amazônica e sustentável, que une técnicas desenvolvidas por ribeirinhos e caboclos com as mais modernas e inovadoras criações na arquitetura” (nota do CAU/AM).

O arquiteto foi contratado em 1993 para projetar uma vila formada por "casas-lares", que abrigariam de 7 a 10 crianças que vivem na companhia de uma cuidadora, que pode ser chamada de mãe-social ou tia. Para que as crianças construam seu futuro com autonomia, o programa incentiva que elas participem ao máximo da sociedade em que estão inseridas. Desta maneira, o escopo contempla outros edifícios para incentivar o uso e a participação das comunidades vizinhas.

A organização que o contratou, a Aldeias Infantis SOS, foi fundada em 1949, em Imst, Áustria, por Hermann Gmeiner, um educador austríaco comprometido em ajudar crianças que perderam seus lares, suas famílias e sua segurança em consequência da Segunda Guerra Mundial. Com o apoio de muitos doadores e colaboradores, a organização vem crescendo para ajudar crianças, adolescentes e jovens em todas as partes do mundo.

Nesse trabalho, a sede da Aldeia infantil SOS Manaus será analisada de acordo com os critérios de análise tectônica propostas por Kenneth Frampton.

_Topografia

 

A sinuosa circulação coberta (em vermelho) constitui-se como a rua-praça desta pequena aldeia

A Sede das Aldeias Infantis SOS localiza-se em Manaus, cidade onde o arquiteto realizou boa parte de suas obras e, desde o princípio, foi cuidadosamente pensado e planejado, visando a melhor integração do conjunto ao meio natural, ao contexto urbano e atendimento ao bem-estar das crianças e dos funcionários.

O conjunto de edificações proposto no programa ficou distribuído em um terreno de dimensões generosas (400,7m x 164,1m) e de suave declividade. O lote está localizado em meio a um contexto urbano de uso predominantemente residencial, com construções modestas de pequeno e médio porte. A implantação das edificações acomodou-se aos desníveis do terreno alterando minimamente suas características naturais.

Em relação a distribuição do programa, as partes que são frequentadas pela comunidade externa foram situadas próximas aos eixos viários circundantes principais e, portanto, com maior comunicação com o meio urbano. Aquelas que requeriam aconchego e privacidade foram colocadas nas áreas mais distanciadas das vias públicas.

[pic 1]

   Croqui da orientação ideal de uma vila em relação a

   direção dos ventos - Manual do Arquiteto Descalço, pg.105

_Metáfora Corporal

Com o objetivo de atender às demandas do programa e fazer uma arquitetura adequada ao meio, é possível observar o cuidado do arquiteto em selecionar elementos que combinados valorizassem o potencial do terreno ao mesmo tempo em que enriquecem a experiência espacial e visual.

O conceito de aldeia se sustenta pela integração das casas-lares aos espaços de uso comum com a circulação coberta que, sem muito esforço, é o destaque do projeto devido a sua forma (sinuosa em comparação com a ortogonalidade das demais edificações), sua extensão, dimensão e sua tectônica (troncos de madeira e palha em contraposição às edificações em alvenaria e telha cerâmica).

A circulação de palha funciona como uma área tanto de passagem quando de permanência e convivência, proporcionando uma experiência sensorial notável pois ao longo do seu percurso, a cada virada de curva, segue outra completamente diferente (ora a curva se alarga, ora se comprime, ora o pé-direito ganha altura, ora perde altura). É interessante observar que a sinuosidade do percurso não é aleatória, pois a sua forma segue o curso da topografia (acompanha as curvas de nível do terreno), alterando o terreno o mínimo possível.

Vale observar que os detalhes que Severiano Porto emprega no desenho do piso mencionado (assim como a variedade da sequência de visadas e articulações entre os diversos espaços da circulação) foram pensados para ser usufruídos pelo observador, para ser vividos no espaço existencial e não reduzidos a um desenho bidimensional da prancheta.

[pic 2]

 _Etnografia

É possível perceber forte ligação do projeto com a cultura indígena amazônica. Por exemplo, as diversas edificações da aldeia são interligadas pela sinuosa circulação coberta construída em madeira e folhas de palha, onde podemos perceber claras referências à cultura local, tanto no processo construtivo como no tipológico, lembrando os grandes espaços comunitários das ocas indígenas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (92.7 Kb)   docx (443 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com