TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A SUFRAMA e o conforto bioclimático - Severiano Porto

Por:   •  17/4/2015  •  Resenha  •  464 Palavras (2 Páginas)  •  999 Visualizações

Página 1 de 2

SUFRAMA

Sede        da        Superintendência        da        Zona Franca de Manaus


Anhanguera

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5][pic 6][pic 7]

Construção do Arquiteto Severiano Porto com forte presença de concreto armado, a obra se destaca pela proposta apresentada na ventilação por efeito chaminé. O Arquiteto precisou elaborar dois projetos distintos, para este edifício devido a um incêndio ocorrido na década de 1980 que destruiu toda sua área interna, permanecendo apenas a cobertura de concreto. A SUFRAMA  é a Sede administrativa pelo órgão responsável pelo planejamento, implantação e administração da Zona Franca de Manaus do Distrito Industrial e Agropecuário.

Análise Crítica

O método construtivo utilizado nesta obra foi o efeito chaminé. Os Domos em fiber glass (material da telha, resina plástica) proporcionam além da iluminação interna uma abertura e saída de ar. Entre p edifício e o final da coifa o pé direito varia de 3.85m á 8,70m.

Ventilação natural: Na construção seria necessário o efeito venturi que provoca o aumento da velocidade do ar, porém o que ocorre nesse edifício é exatamente o contrário. Há uma abertura generosa para entrada do ar mas a saída é praticamente inexistente, por isso a coifa tornou-se uma solução desnecessária, uma vez que foi projetada de forma incorreta; tanto que após a reforma todos os ambientes fechados abaixo das coifas foram cobertos com laje e instalados ar condicionado.

Desempenho Térmico: A Ashrae Standard para os meses de janeiro e fevereiro realizou um monitoramento de temperatura interna do edifício da SUFRAMA. Com temperatura máxima de 29,2ºC e mínima de 26,2ºC, o ediífico está dentro do limite da norma e considerado confortável. Apenas no dia 04/02 a temperatura máxima foi ultrapassada no ambiente interno chegando a 30,71ºC ás 17:15h. Nestes dois pontos o concreto armado permitiu que o ambiente interno permanecesse na mesma temperatura na zona de conforto, ex: no dia 1/2 a temperatura externa chegou á 32,76ºC enquanto a temperatura interna chegou apenas á 29,5ºC.

Concluindo, o concreto armado não é recomendado para construção nessa zona, o correto seria o uso de coberturas e paredes leves com cores claras que refletem a radiação solar, por conta da sua inércia térmica o concreto perde para a madeira quando falamos de material recomendável para construções nesse clima. Alguns dados mostraram que o concreto conduz 11 vezes mais calor do que a madeira, o uso ecxessivo do concreto mostrou uma escolha contraditória a adequação bioclimática na obra de Severiano Porto. Mesmo com aberturas em todas as fachadas, inclusive na orientação Leste e Oeste não há beirais adequados para proteção contra radiação solar, os brises móveis ao lado externo das fachadas hoje funcionam como uma barreira de vento nas laterais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (208.7 Kb)   docx (190.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com