TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Sistema On-grid

Por:   •  6/10/2020  •  Projeto de pesquisa  •  395 Palavras (2 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 2

Sistema On-Grid

O sistema on-grid, que possui como nome técnico on-grid photovoltaicsystement, porém não é utilizado normalmente por conta na dificuldade de sua pronuncia. Segundo o engenheiro eletricista Ronilson di Souza em 2016, o sistema on-grip tem como suas principais características a facilidade de instalação, tendo em vista que para aplicação desse sistema é necessário apenas as placas fotovoltaicas, inversores (grid-tiedinteractive inverter) que tem como função transformar a energia nos padrões utilizados, e os componentes de integração do sistema (Balance of System – BOS)

Esse sistema funciona basicamente da seguinte forma, toda a energia captada pelos painéis solares é diretamente utilizada aonde o sistema é instalado, mas se gerar energia além do necessário para seu uso, todo essa energia retorna ao sistema de energia nacional, ou seja, a concessionária mede a energia que mandou de volta a rede de forma que essa energia que retornou ao sistema entra como bônus em qualquer outra residência cadastrada em seu CPF ou CNPJ. Porém um ponto negativo é que ainda assim sua conta não chega a R$0,00 porque mesmo gerando quantidade a mais, a concessionária cobra do consumidor a taxa mínima que vem mensalmente em sua conta. Após finalizar a instalação do sistema, e o mesmo inspecionado e aprovado, a ANEEL instala gratuitamente um relógio medidor para controlar a quantidade de energia gerada pelo seu sistema, e a quantidade que volta para a rede.

Já o sistema off-grid que foi o primeiro a ser criado, pois anteriormente não existia a hipótese de fazer voltar a rede, energia gerada pelo contribuinte, muito menos um sistema híbrido que foi criado como auxílio do on-grid de forma a ter baterias auxiliares para armazenar energia durante um curto prazo de tempo, figura 14. O grande diferencial desse sistema é ser totalmente independe de rede elétrica, sendo assim não depende de nenhuma concessionária de energia, e logo não terá contas a pagar em relação a este insumo. E esse sistema tem como quarto dos seus principais componentes, as placas fotovoltaicas, banco de baterias (responsável por todo armazenamento de energia do sistema), controlador de carga e inversor solar.

Resumidamente, este sistema foi desenvolvido para locais aonde a rede de concessionária elétrica não atende, pois, seu custo de instalação, e manutenção é muito mais caro que o sistema on-grid, por conta de ser totalmente independente, o que torna o mesmo economicamente inviável para o meio urbano em que vivemos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (59.5 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com